Início do conteúdo
Histórico

Em junho de 1991, os Professores de Matemática do Departamento de Matemática Estatística e Computação (DMEC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberam da 5ª Delegacia de Ensino dados relativos a um levantamento da situação profissional dos Professores de Matemática de 1º e 2º graus das Redes Pública e Privada da região geo-escolar onde a UFPel está inserida.

Esses dados evidenciavam uma realidade frente a qual a UFPel não poderia deixar de tomar providências. Os compromissos sociais da UFPel, parte dos quais cumpridos pelos diversos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, e a consciência dos Professores Universitários que recebiam alunos na Universidade com formação matemática deficiente, indicavam a necessidade da oferta de um Curso de Licenciatura em Matemática para os egressos das Escolas de 2º grau da região. Considerando, ainda, que a área de Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Computação (DMEC) estava, em 1991, em um período de expansão e que os claros objetivos do MEC, na época, incentivavam a criação de cursos que atendessem as necessidades do 1º e 2º graus, o conjunto dos Professores do DMEC propôs a criação do referido curso.

As concepções básicas de ensino que nortearam a criação do Curso de Licenciatura em Matemática foram as que indicavam alguns aspectos importantes na formação de um profissional desse tipo: um sólido conhecimento dos conceitos básicos de Matemática nos níveis de 1º, 2º e 3º graus; experiências e estudos teóricos das tendências metodológicas históricas e atuais de ensino; conhecimentos de assuntos correlacionados com a Matemática, histórica e tecnicamente; atualização tecnológica; possibilidade de continuidade de estudos ao nível de pós-graduação em Matemática e áreas afins.

Desde sua implantação, o Curso de Licenciatura em Matemática sofreu várias modificações em seu currículo. As mudanças, ocorridas a partir de 1999, já vem ao encontro das novas indicações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O Curso de Licenciatura em Matemática foi aprovado em reunião do Conselho Universitário em 08/ 07/ 1991, através da Portaria nº 406, de 16 de julho de 1991, (anexo 01). O responsável pela sua criação foi a Professora Cleusa Iara Albernaz Morga. Em 1992, ingressou a primeira turma do Curso.