As atividades do curso de Graduação em Matemática: grau: Licenciatura se pautarão pelos seguintes princípios:
- Contextualização e a criticidade dos conhecimentos;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão de modo a desenvolver, nos estudantes, atitudes investigativas e instigadoras e sua participação no desenvolvimento do conhecimento e da sociedade como um todo;
- Interdisciplinaridade e articulação entre as atividades que compõem a proposta curricular, evitando-se a pulverização e a fragmentação de conteúdos;
- Flexibilidade curricular com a adoção de diferentes atividades acadêmicas de modo a favorecer o atendimento às expectativas e interesses dos alunos;
- Rigoroso trato teórico-prático, histórico e metodológico no processo de elaboração e socialização dos conhecimentos;
- A ética e a inclusão como orientadoras das ações educativas; e
- O desenvolvimento de uma prática de avaliação qualitativa e quantitativa do aprendizado dos estudantes e uma prática de avaliação sistemática do Projeto Pedagógico do Curso de modo a produzir ressignificações constantes no trabalho acadêmico.
Todos esses princípios articulam os processos de ensino e aprendizagem da matemática e possibilitam pensar um curso que forme profissionais críticos, criativos, inclusivos e éticos. A atitude investigadora caracteriza como o educador matemático virá a lidar com os diferentes problemas oriundos de sua prática docente, a fim de qualificar o ensino da matemática nos diferentes níveis de escolaridade.
O licenciado, egresso do Curso de Matemática – Licenciatura, deverá ter um perfil que contemple:
- Domínio dos conteúdos específicos da Matemática, bem como das abordagens pedagógicas e teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Conhecimento no âmbito generalista e humanista, com autonomia intelectual, com consciência reflexiva, crítica e solidária;
- Conhecimento no âmbito da didática, da pedagogia, da gestão, da história, da epistemologia, da psicologia e da filosofia, que permitam exercer a docência na Educação Básica;
- Percepção do quanto o domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias a Matemática contribuem à formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes na sociedade;
- Visão do seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diferentes realidades com sensibilidade para interpretar e trabalhar as especificidades educacionais, sociais, culturais e econômicas do contexto e da gestão escolar;
- Visão ética de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos atuando na superação de preconceitos que muitas vezes estão presentes nos processos de ensinar e aprender Matemática;
- Aptidão para participar de processos de formação continuada.