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Objetivo

Objetivo Geral

O Curso de Licenciatura em Matemática visa formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos Específicos

  1. Promover a formação de profissionais com consciência crítica da realidade, sólidos conhecimentos científicos e metodológicos (conhecimentos matemáticos e de ensino de matemática, conhecimentos pedagógicos dirigidos ao trabalho do professor e conhecimentos gerais complementares necessários ao exercício do magistério) que, no seu trabalho nos anos finais do Ensino de Fundamental e no Ensino Médio, sejam capazes de:
    • Promover nos seus alunos o desenvolvimento do conhecimento e compreensão de conceitos matemáticos;
    • Fazer com que seus alunos saibam aplicar os conhecimentos matemáticos obtidos nas situações da vida em geral;
    • Desenvolver em seus alunos a habilidade de calcular, generalizar, analisar, induzir, deduzir, sistematizar, esboçar gráficos e usar a linguagem matemática;
    • Desenvolver a habilidade de empregar o pensamento lógico;
    • Despertar em seus alunos o interesse pela resolução de problemas, leituras de revistas e livros de matemática.
  1. Oportunizar aos alunos do curso, através das disciplinas de Didática Geral, Laboratório de Ensino de Matemática, e Trabalho de Campo, da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática e da execução de trabalhos de ensino e extensão, uma formação que possibilite a tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico, como também a experimentação de novas propostas que considere a evolução dos estudos da educação matemática.
  1. Possibilitar que haja um maior número de docentes na área de Matemática contribuindo para a formação de novos quadros de professores nas escolas de Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a transformação da atual situação do ensino e da aprendizagem de matemática;
  1. Possibilitar aos docentes egressos do curso uma base psico-sócio-cultural para formação dos futuros pesquisadores e professores universitários.