Início do conteúdo

Nota de Gestão da UFPel

A administração da Universidade Federal de Pelotas vem a público reiterar a importância da área de Ciências Humanas, notadamente os campos de conhecimento da Filosofia e da Sociologia, considerando as recentes manifestações do governo federal em relação a estas disciplinas. Entendemos que a liberdade e a pluralidade de pensamento, a troca de ideias e o diálogo acadêmico entre as diversas áreas é que permitem o avanço do conhecimento científico e do pensamento complexo, necessários à compreensão da realidade e à atuação na sociedade, de modo a contribuir com a formação profissional e pessoal de forma ética, socialmente comprometida e solidária.

Assim, cabe às ciências humanas e sociais identificar, porque sabem como fazer, os problemas educacionais, ambientais, culturais, de segurança e também, sob vários aspectos, problemas relacionados à saúde, à habitação e ao funcionamento da sociedade. Precarizar e desvalorizar essas ciências é prejudicar as demais, é diminuir o alcance do conhecimento que a sociedade precisa para evoluir. É, também, recusar o irrecusável: a possibilidade de encontrar soluções que a realidade social demanda.

Por fim, a administração da UFPel clama ao governo federal que não transforme a educação num terreno de batalhas, visto que somente através dela formaremos a consciência que não se limita a adaptar-se à realidade, mas a transformá-la. Este, aliás, é princípio das ciências humanas e sociais na educação.

Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/05/02/nota-de-gestao-2/

 

Publicado em 03/05/2019, em Veja aqui todas as Notícias.