Início do conteúdo

Professora Erika Collischonn participa de evento sobre Mapas Colaborativos

Na foto que segue a Erika está ladeada pelo analista coordenador Vinícius Grassi, do escritório de Porto Alegre, e por Patrícia Iribarrem, ex-aluna da Geografia/UFPEL e atualmente analista de campo da HERE.

Na foto, professora Erika Collishonn ladeada pelo analista coordenador Vinícius Grassi, do escritório de Porto Alegre, e por Patrícia Iribarrem, ex-aluna da Geografia/UFPEL e atualmente analista de campo da HERE.

A professora Erika Collischonn do Departamento de Geografia ICH/UFPEL estará na cidade de León (México) nos dias 9 e 10 de setembro a convide da HERE, empresa de mapeamento subsidiária da NOKIA para o evento “Communities meet HERE”. Nos últimos três anos o curso de Geografia da UFPEL sob a coordenação da professora têm desenvolvido experiências na plataforma colaborativa da HERE.

Os mapas colaborativos são uma possibilidade efetiva de reconfigurar e estabelecer novos sentidos para as relações dos indivíduos com os lugares. Ao mediarem determinadas relações com o espaço, mobilizam as pessoas em torno de questões que podem criar e reforçar vínculos territoriais. Projetos já consagrados têm construído, veiculado e compartilhado no meio social uma maneira renovada de perceber os valores e os problemas estruturais e de qualidade dos serviços públicos dos diferentes lugares, além de renovarem o mapeamento oficial (não colaborativo), uma vez que remodelam um padrão anterior de interação com o espaço. Para Erika, habilitar futuros geógrafos no uso profissional de meios que apostam na possibilidade de uma “inteligência coletiva” é hoje imprescindível porque essa maneira de produzir conhecimento, coordenada em tempo real, resulta em mobilização efetiva das competências.

Publicado em 06/10/2015, nas categorias Geografia, Veja aqui todas as Notícias.
Marcado com as tags Geografia.