Orientações para Matrícula


Rematrícula Ver mais

Definição
A Rematrícula NÃO é destinada aos alunos ingressantes na Universidade. A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico, sendo que sua ausência em um período letivo poderá implicar o desligamento do curso por abandono.

O discente poderá realizar qualquer atividade curricular do Curso de Comércio Exterior. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar
I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar matrícula online no COBALTO
2CTI– Processar as solicitações de matrícula
3Discente– Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado


Correção de Matrícula Ver mais

Definição
A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar
I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar correção de matrícula no cobalto
2Colegiado do Curso– Avaliar a correção no COBALTO


Matrícula Especial Ver mais

Definição
A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.

A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.

Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar
A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:
I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;
II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu Solicitação de matrícula especial, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;
III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;
IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.
V – O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

Clique aqui para um tutorial detalhado

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar matrícula especial no COBALTO
2Colegiado de curso de origem– Avaliar a solicitação do discente, autorizando-a ou não
3Colegiado do curso da disciplina pretendida– Na hipótese de autorização na etapa anterior, avaliar a solicitação do discente, registrando-a no Cobalto caso seja aceita
4Discente– Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado