Trancamento


O Regulamento de Ensino de Graduação prevê três modalidades de trancamento:

1) Trancamento de matrícula em componentes curriculares Ver mais

O discente poderá realizar o trancamento de matrícula em componentes curriculares pelo COBALTO, no prazo estabelecido no calendário acadêmico, obedecendo ao limite mínimo de créditos obrigatórios para matrícula.

Como Solicitar
O discente deverá fazer login no sistema acadêmico, acessar o menu “Aluno/Cadastro/Trancamento de disciplina”, marcar as disciplinas que deseja trancar e clicar em “+Trancar disciplina(s)”.

2) Trancamento geral de matrícula (TGM) Ver mais

O discente poderá solicitar o TGM na Coordenação de Registros Acadêmicos, será concedido de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento do Ensino de Graduação. O TGM é o instrumento acadêmico que permite ao discente manter o vínculo com o curso, diante da impossibilidade de cursar componentes curriculares em determinado período letivo. É permitido trancamento em até quatro semestres letivos para os cursos semestrais e dois anos letivos para os cursos anuais. Tem validade somente por um período letivo, portanto o discente deve solicitar o trancamento a cada período pretendido dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de TGM, até o último dia previsto para a correção de matrícula.
Não será concedido TGM ao discente ingressante e ao discente que estiver em situação passível de jubilamento, salvo nas seguintes hipóteses:
I – por motivo de doença do próprio aluno ou de familiar até 1º grau, mediante avaliação de perícia médica oficial da Universidade;
II – para cumprir serviço militar obrigatório, mediante comprovação.
Não será concedido TGM ao discente matriculado na modalidade de Regime Especial.

Como solicitar
Ingressante – O trancamento geral de matrícula deve ser solicitado à CRA pelo discente ou seu representante legal, mediante a apresentação do comprovante da motivação (atestado de saúde ou atestado de prestação de serviço militar obrigatório) . A solicitação pode ser pela página: https://atendimento.ufpel.edu.br/.
Não ingressante: A solicitação deve ser realizada no Sistema Acadêmico Cobalto, no menu “Alunos -> Cadastro – > Solicitação de Trancamento Geral”, Conforme prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico.

Requerimento
Requerimento de trancamento geral de matrícula

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Entregar requerimento de trancamento geral de matrícula na CRA.
2CRA– Registrar o trancamento geral de matrícula no COBALTO.

Readmissão Ver mais

O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de trancamento geral de matrícula, até o último dia previsto para a correção de matrícula.

Como solicitar
A readmissão deve ser solicitada pelo discente ou seu representante legal através da página: https://atendimento.ufpel.edu.br/.

Requerimento
Requerimento de readmissão

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Entregar requerimento de readmissão na CRA.
2CRA– Cancelar o trancamento geral de matrícula no COBALTO.

3) Trancamento geral de matrícula administrativoVer mais

Ato realizado pela Instituição diante da impossibilidade do discente cursar determinado semestre, independente de sua vontade, será concedido nos casos a seguir:
I – ingresso por transferência compulsória após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
II – ingresso por decisão judicial após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
III – quando o discente não é contemplado com a oferta de componentes curriculares no período letivo.

O TGM administrativo não computará para o total de TGM permitidos no Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel.