Instruções sobre Formatura


Definição
A colação de grau é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do grau de Tecnólogo em Comércio Exterior.

Como solicitar
Discentes com ingresso a partir de 2018/1 deverão observar o disposto na Resolução nº 05/2018/CONSUN, que normatiza as colações de grau institucionais. O mesmo vale para discentes com ingresso anterior a 2018/1 que optarem por participar de colação de grau institucional. Além disso, o discente deverá solicitar a formatura pelo sistema acadêmico COBALTO, no prazo previsto no calendário acadêmico, no menu “Aluno/Cadastro/Solicitação de formatura” e atentar para os procedimentos que deverá realizar nesse momento (olhar o texto “Prováveis Formandos”).

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar formatura pelo COBALTO.
– Contatar o colegiado
2Colegiado– Verificar se o aluno tem expectativa de colar grau no final do período letivo;
– Cadastrar formatura e prováveis formandos no sistema acadêmico;
– Liberar alunos para colação de grau.
3CRA– Homologar liberação para colação de grau.
– Disponibilizar os certificados de conclusão de curso, pelo sistema acadêmico, após o recebimento da ata da colação de grau.

Provável Formando Ver mais

Definição
É considerado provável formando o discente que tiver expectativa de colar grau ao término do período letivo vigente, integralizando o currículo do curso ao qual esteja vinculado, de acordo com as condições definidas no projeto pedagógico do curso e em situação regular no ENADE, componente curricular obrigatório.

Como solicitar
Além de contatar o colegiado de curso para tratar da formatura (através do e-mail colegiadosccso@gmail.com), o discente deverá solicitar a formatura pelo sistema acadêmico COBALTO, no prazo previsto no calendário acadêmico, no menu “Aluno/Cadastro/Solicitação de formatura”.
Deverá, também, revisar os dados cadastrais e/ou indicar se os dados estão corretos; selecionar o tipo de formatura (Externa, Interna ou Institucional); marcar declaração de ciência e salvar.
Caso necessária a correção de algum dado cadastral, deverá ser apresentada a documentação comprobatória. A documentação deverá ser envidada através do sistema de atendimento, o qual poderá ser acessado em https://atendimento.ufpel.edu.br/

Antecipação da Colação de Grau Ver mais

Definição
Os discentes que não optarem por formatura institucional podem requerer, excepcionalmente, a antecipação da colação de grau.
Quem pode requerer a antecipação? Discente que não esteja matriculado em componentes curriculares que exijam o cumprimento mínimo de dias letivos (100 dias semestralmente, conforme previsão legal), salvo matrícula em componentes ofertados em regime concentrado e justificando o motivo da solicitação nos seguintes casos:
I – aprovação em concurso público ou processos seletivos, dentro do número de vagas do edital;
II – por decisão judicial;
III – se o discente for servidor público, quando houver transferência ex-ofício;
IV – por transferência do cônjuge, desde que este seja servidor público e a transferência seja ex-ofício;
V – aprovação em seleção para programas de pós-graduação, o qual exija o diploma de graduação para efetivação da matrícula.

Como solicitar
O pedido deverá ser encaminhado pelo estudante ao Colegiado do Curso (através do e-mail colegiadosccso@gmail.com), que analisará a solicitação somente nos casos supracitados. O Colegiado poderá deferir o pedido se o aluno tiver integralizado a matriz curricular do curso, se todos os registros constarem no sistema e se a situação junto ao ENADE estiver regularizada.
As colações de grau antecipadas serão, obrigatoriamente, internas.

Legislação específica:
Resolução N° 05/2018
Parecer CNE N° 379/2004