Recomposição do Conselho do CCSO – Homologação das Inscrições

A Comissão Eleitoral torna pública a ATA de homologação das inscrições do Edital de Recomposição do Conselho do CCSO.

Clique aqui para acessá-la

COMISSÃO ELEITORAL – EDITAL 01/2024 – COMISSÃO ELEITORAL

A comissão eleitoral torna públicos o edital para recomposição do conselho do Centro de Ciências Socio-Organizacionais. Abaixo, seguem os documentos relacionados ao certame.

Edital 01-2024 – Composição do Conselho

Votantes (por categoria)

Discentes de Graduação

Discentes de Pós-Graduação

Docentes do CCSO

Docentes de Comissões Coordenadoras de Pós-Graduações Lato Sensu

Técnicos-Administrativos do CCSO

 

 

Visita técnica na empresa Safras & Cifras

No dia 22 de fevereiro, discentes matriculados na disciplina de Contabilidade para Administradores, dos cursos de Administração e de Processos Gerenciais, realizaram visita técnica organizada pelas professoras doutoras Luciana Ferreira e Patrícia Severo na sede da empresa Safras & Cifras, localizada em Pelotas.

O objetivo da visita foi de conhecer a empresa que presta serviços de consultoria na área contábil, jurídica e de governança no ramo do agronegócio, de forma a integrar, na prática, os conhecimentos teóricos trabalhados em sala de aula.

O diretor técnico da Safras & Cifras, Sr. Enio Borges de Paiva saudou o grupo. A recepção e a apresentação da empresa foi coordenada pela administradora Jordana Zanetti, do setor de Recursos Humanos. Na sequência, o coordenador regional da área contábil, contador Matheus Machado, proferiu uma palestra sobre Contabilidade para Administradores.

Na oportunidade, foram abordados temas como Consultoria Contábil, Planejamento Tributário, Execução da Contabilidade, Demonstrações Financeiras, Análise de Indicadores, Orçamento, Interpretação e Apresentação de Resultados.

Segundo relato dos discentes, a visita foi relevante pois proporcionou conhecer a empresa e as oportunidades de carreira no ramo do agronegócio para os graduados em Administração e Processos Gerenciais, além de elucidar a importância da contabilidade para a gestão de negócios.

Projeto Café com Turismo aborda “Pós-Graduação em Turismo: Os programas e sua relevância na área”

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 28/02), no formato remotol, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Pós-Graduação em Turismo: Os programas e sua relevância na área”, com a convidada especial, Bacharel em Turismo, Especialista em Turismo Empreendedor, Mestre e Doutora em Engenharia Ambiental, Sra. Kerlei Sonaglio.

O evento ocorre no dia 28/02 às 16h no formato remoto.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/AL1UzzHdrg5NNAAY9

Para mais informações acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Curso de Comércio Exterior e MDA promovem evento sobre a questão fundiária no Brasil

O Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Escritório Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) têm a honra de convidar todos os interessados para participar do simpósio A Questão Fundiária no Brasil, que contará com as palestras dos servidores Milton Luiz Bernardes Ferreira e Anderson Orestes Cavalcante Lobato.

A questão fundiária representa um elemento central para o progresso do país. A batalha pela reforma agrária e pelo acesso à terra para todos são pontos fundamentais nesse cenário, visando não apenas à equitativa distribuição de recursos, mas também à promoção do desenvolvimento sustentável e o aprimoramento das condições de vida para a população. Adicionalmente, destaca-se a relevância estratégica da agricultura familiar, a segurança alimentar e a proteção e desenvolvimento das comunidades quilombolas.

O evento está programado para o dia 13 de Dezembro, às 14h, no Auditório do MAPA – Av. Loureira da Silveira, 515, Porto Alegre, RS, Brasil. As inscrições serão realizadas gratuitamente no local, e certificados serão emitidos para os participantes. Esta é mais uma iniciativa do projeto de ensino COMEX TALK.

Projeto Café com Turismo aborda “Turismo e Gastronomia: O case Imperatriz Doces Finos”.

O Curso de Turismo realizará na próxima semana (quarta-feira, 29/11), no formato presencial, a próxima edição do evento Café com Turismo. O projeto tem como objetivo oportunizar a troca de experiências entre profissionais de Turismo, discentes, egressos, estudantes de outros cursos e instituições e a comunidade em geral. O evento é gratuito e aberto ao público.

Esta edição terá como tema “Turismo e Gastronomia: O case Imperatriz Doces Finos”, com o convidado especial, o Guia de Turismo e Adm. das lojas Imperatriz Doces Finos David William Jeske. O evento ocorre no dia 29/11 às 17h no formato presencial no Auditório da Reitoria – Campus Anglo.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no seguinte link: https://forms.gle/uWofQJ4piPqx6s1v9

Para mais informações acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/ufpel.cafecomturismo/

Página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/ufpel.cafecomturismo

Projeto COMEX TALK realiza palestra sobre registro no Conselho Regional de Administração

O Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Projeto COMEX TALK, tem o prazer de convidar todos os interessados para a palestra “O Registro no Conselho Regional de Administração“, que será ministrada pela professora e representante regional do CRA Renata Oliveira de Oliveira. O registro no Conselho Regional de Administração desempenha um papel fundamental na valorização e regulamentação da profissão de administrador. A inscrição nesse órgão reflete o comprometimento dos profissionais com os princípios éticos e técnicos da administração, promovendo a excelência em suas atividades. Além disso, o registro possibilita o controle e a fiscalização da prática da administração, assegurando que os profissionais estejam devidamente capacitados e atualizados, o que, por sua vez, fortalece a confiança da sociedade e mantém elevados padrões de qualidade nos serviços prestados.

A palestrante, Renata Oliveira de Oliveira, é graduada em Administração pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Católica de Pelotas. Além disso, possui qualificações em pós-graduação nas áreas de Administração para Marketing, Sistemas de Informação para e-business e Formação Docente, bem como um Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde 2002, atua como docente em diversas instituições de ensino em Pelotas e Porto Alegre, desempenhando atualmente a função de professora substituta no IFSul – Campus CAVG, onde leciona nos cursos de Gestão de Cooperativas, Gestão Ambiental e Gestão da Agroindústria. Além disso, é convidada como docente em diversos cursos de pós-graduação em faculdades da região. Renata Oliveira de Oliveira é também a Representante Regional do CRA-RS (Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul) e ocupa o cargo de Vice-Presidente de Relacionamento na APAP (Associação de Profissionais de Administração de Pelotas).

O evento está agendado para o dia 09 de novembro, às 19h, e terá lugar no Auditório Acadêmico, no 4º andar do Campus Anglo. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte neste link; posteriormente, devem assinar a ata de presença que será disponibilizada durante a palestra. Serão emitidos certificados para todos os participantes, com duas horas de atividade.

 

Projeto COMEX TALK realiza palestra sobre tributos no comércio exterior

O Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do projeto COMEX TALK, tem a satisfação de convidar a todos para a palestra intitulada “Tributos no Comércio Exterior”, a ser ministrada pelo advogado e despachante aduaneiro Diego Oliveira Pereira. A temática dos tributos desempenha um papel central e vital no cenário do comércio internacional, exercendo uma influência significativa na competitividade e rentabilidade das empresas atuantes globalmente. Tais tributos exercem impacto direto sobre os preços dos produtos, a demanda dos consumidores e as decisões de investimento. Adicionalmente, as políticas tributárias e os acordos bilaterais ou multilaterais podem moldar estratégias de expansão e parcerias entre as nações. Dessa forma, compreender e gerenciar eficazmente os tributos no âmbito do comércio internacional é imperativo para o sucesso e o crescimento sustentável das empresas.

O convidado é bacharel em Direito pela Universidade LaSalle e possui pós-graduações nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Empresarial. Atuando como advogado e despachante aduaneiro com registro na 10ª Região Fiscal, ele desempenha o papel de Sócio-diretor na empresa DPLog Soluções em Comércio Exterior Ltda, acumulando mais de duas décadas de notável experiência no campo do Comércio Exterior.

O evento será realizado no dia 01 de novembro, às 18h30min, com transmissão ao vivo por meio do Canal do CCSO no YouTube. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte neste link; posteriormente, devem assinar a ata de presença que será disponibilizada durante a palestra. Serão emitidos certificados para todos os participantes, com duas horas de atividade.

Projeto COMEX TALK promove palestra sobre planejamento espacial marinho

O Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Projeto COMEX TALK, tem o prazer de convidar todos os interessados para a palestra “Planejamento Especial Marinho”, que será ministrada pela professora Etiene Villela Marroni (UFPel). Em um cenário de crescente pressão sobre os recursos marinhos e a crescente necessidade de preservar os oceanos, o planejamento espacial marinho assume um papel de extrema importância na busca de equilíbrio sustentável entre as demandas humanas e a preservação dos ecossistemas oceânicos. Esta abordagem é essencial para a gestão responsável dos oceanos e zonas costeiras, abrangendo a organização estratégica das atividades e recursos em meio marinho, considerando diversos interesses, como pesca, conservação da biodiversidade, turismo, transporte e energia offshore.

A convidada, Etiene Villela Marroni, é Professora Associada da UFPel e Coordenadora do Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Marinho (CEDEPEM), uma parceria entre UFF e UFPel, entre outras instituições. Com uma sólida formação acadêmica, que inclui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Educação Ambiental e doutorado em Ciência Política, ela também realizou um estágio pós-doutoral em Estudos Estratégicos da Segurança e Defesa no PPGEST/UFF. Além disso, é autora de dois importantes livros sobre o Gerenciamento Costeiro no Brasil e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol/UFPel).

O evento está agendado para o dia 25 de outubro, às 19h, e terá lugar no Auditório Acadêmico, no 4º andar do Campus Anglo. Para participar do evento, que é gratuito, os interessados devem, primeiramente, realizar sua inscrição como ouvinte neste link; posteriormente, devem assinar a ata de presença que será disponibilizada durante a palestra. Serão emitidos certificados para todos os participantes, com duas horas de atividade.

Edital para Bolsa de Desenvolvimento na Unidade (BDU)

Este edital contempla ao total 01 vaga de bolsas para atuação no Colegiado de Curso da Faculdade de Enfermagem.  O aluno precisa estar matriculado no curso de Graduação em Administração.

Confira o edital aqui.