Projetos de Pesquisa


CoordenadorTítuloResumo
CAROLINE CASALICOMUNICAÇÃO PÚBLICA E MIDIATIZAÇÃO: FLUXOS E CIRCUITOS COMUNICACIONAIS ENTRE ORGANIZAÇÕES E PÚBLICOSTodas as organizações compõem e, ao mesmo tempo, são afetadas pela nova arquitetura comunicacional dos processos de midiatização. O fenômeno da midiatização caracteriza-se pela sociedade que ainda funciona em seus circuitos comunicacionais já conhecidos, mas que também empreende fluxos mais tentativos de comunicação. Considerando os complexos processos entre fluxos e circuitos, este projeto de pesquisa traz como problema: quais são os tensionamentos e afetações da comunicação pública na sociedade em midiatização? Dentre as significações atribuídas para a comunicação pública, considera-se, aqui, os processos comunicativos entre Estado, governos e sociedade, que têm o cidadão em sua centralidade. O objetivo principal da pesquisa é compreender afetações entre organizações e públicos geradas pela comunicação pública na sociedade em midiatização. Durante os quatro anos de vigência do projeto, serão explorados diferentes objetos empíricos. De antemão, adianta-se o interesse em investigar os tensionamentos produzidos na sociedade a partir dos seus discursos sobre a universidade pública. Justifica-se esta escolha em função da circulação do corte de verbas destinadas pelo Governo Federal às universidades públicas brasileiras, no primeiro semestre de 2019, e dos discursos postos em evidência sobre a universidade a partir deste acontecimento.
DANIEL LENA MARCHIORI NETOA TEORIA DO ESTADO NA OBRA DE MICHAEL OAKESHOTT
Michael Oakeshott (1901-1990) foi um intelectual britânico que, durante as décadas de 1950 e 1960, exerceu a cátedra de Ciência Política na prestigiosa London School of Economics and Political Science (LSE). Autor de trabalhos que versam sobre os mais diversos aspectos do conhecimento, é geralmente enquadrado como um dos mais proeminentes pensadores conservadores do século XX. Seus principais livros sobre Teoria Política e Epistemologia são bastante conhecidos no meio acadêmico europeu e norte-americano. Contudo, nos últimos anos, foram publicados uma série de trabalhos até então inéditos, o que tem desafiado a comunidade de especialistas no autor a revisitar sua obra. Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os principais elementos de sua Teoria do Estado, contextualizando sua narrativa dentro do cenário intelectual da época de sua enunciação.
DANIEL LENA MARCHIORI NETODIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA: UMA DIFÍCIL RELAÇÃO
Este projeto propõe uma agenda de pesquisa com foco na análise da tensão entre “democracia” e “direitos fundamentais" e o reflexo desta dicotomia nas teorias da democracia e no pensamento político e econômico contemporâneos. Há duas linhas a serem abordadas. Primeiro, busca revisitar diferentes concepções de democracia (liberal, conservadora, republicana, procedimentalista e radical), avaliando os riscos e desafios que os regimes democráticos enfrentam na atualidade, bem como as estratégias de resistência ao retrocesso democrático. Em segundo lugar, explora questões do constitucionalismo popular, do neoliberalismo, da teoria da dependência e do novo desenvolvimentismo, avaliando as dificuldades de efetivação dos direitos sociais no Brasil.
FABIANO MILANO FRITZENORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE EMPRESAS-APLICATIVO NO CONTEXTO DE FETICHIZAÇÃO DA LIBERDADE
A fetichização da liberdade é um fenômeno ideológico que tem suas raízes no liberalismo econômico clássico e se renova e assevera no neoliberalismo. Assume-se que é ideológico porque, seguindo Lukács (2013), apresenta um caráter prático-operacional já que orienta a ação do ser social no processo de resolução de seus problemas e alivia conflitos sociais e tensões entre as classes (LUKÁCS, 2013). Suas manifestações contemporâneas abarcam, entre outras, noções interdependentes como empreendedorismo e homem empreendedor, economia de compartilhamento, gig economy e uberização do trabalho, sendo estas potencializadas pelo surgimento das empresas-aplicativo e, consequentemente, pela expansão de um proletariado predominantemente vinculado aos serviços. Por meio de pesquisa documental, observação não-estruturada e entrevistas semi-estruturadas procura-se caracterizar as organizações de luta de trabalhadores de empresas-aplicativos existentes ou em formação e compreender o conteúdo dessas lutas em face da fetichização da liberdade.
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIAGESTÃO EM SAÚDE: PLANEJAMENTO, COORDENAÇÃO, AVALIAÇÃO E MELHORIAS DAS AÇÕES E PROCESSOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDEO Sistema Único de Saúde é uma concepção vitoriosa, cuja implantação exigiu sério compromisso dos gestores, trabalhadores e usuários do SUS. O progresso alcançado, todavia, permanece a nos lembrar do que ainda temos por fazer; um desses grandes desafios são as redes integrais de atenção em saúde com base na Atenção Primária (APS). Ao mesmo tempo, qualificar a atenção primária para o exercício do atributo de coordenação do cuidado e também organizar pontos de atenção especializada integrados, intercomunicantes, capazes de assegurar que a linha de cuidado integral seja plenamente articulada com a APS e forneça aos usuários do SUS uma resposta adequada. Tudo isso planejado a partir de um correto diagnóstico de necessidades em saúde que considere a diversidade e extensão do território ainda é um desafio de gestão (MENDES, 2011). Os sistemas de atenção à saúde movem-se numa relação dialética entre fatores contextuais (como envelhecimento da população, transição epidemiológica e avanços científicos e tecnológicos) e os fatores internos (como cultura organizacional, recursos, sistemas de incentivos, estrutura organizacional e estilo de liderança e de gestão). Nesse sentido, devido a escassez de verba para investimentos, a gestão eficiente de serviços públicos de saúde deveria maximizar os resultados obtidos com um dado nível de recursos ou minimizar os recursos necessários para obter determinado resultado. A implantação de serviços de tecnologia para controle dos custos e organização das informações são essenciais para que o gestor tenha recursos suficientes para uma tomada de decisão satisfatória ( DERMINDO, 2019). Assim objetiva-se com este projeto analisar, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais no campo saúde. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo adotará uma abordagem predominantemente qualitativa frente ao objetivo estabelecido. Será desenvolvido em organizações da área da saúde, com o intuido de conhecer, descrever e propor melhorias nos processos administrativos e assistenciais.
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDESSEGURANÇA PÚBLICA E MUNICIPALIZAÇÃO
No contexto brasileiro, o planejamento e a execução de políticas públicas no âmbito da segurança, em sua maioria, tem sido responsabilidade da União e dos Estados. Entretanto, com o aumento da criminalidade e do sentimento de insegurança gerado a partir da discursividade que envolve essa temática, os Municípios têm se tornado cada vez mais atuantes na formulação de políticas no campo da segurança pública, embora nem sempre disponham de estrutura organizada para tanto. No Rio Grande do Sul, o município de Pelotas vem se destacando pela implementação de uma política de segurança, o Pacto Pelotas Pela Paz (PPPP). Assim, por meio do levantamento de políticas públicas municipais implementadas no Rio Grande do Sul e, especialmente, na cidade de Pelotas, objetiva-se compreender o processo de formação da referida política, analisar como alguns marcadores sociais da diferença como raça, idade, gênero e território foram e são incorporados no planejamento municipal de segurança e como os dados envolvendo esses marcadores se interseccionam na redução da criminalidade anunciada pelo Pacto Pelotas pela Paz.
RODRIGO SERPA PINTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL
A expansão da educação superior, sobretudo nas últimas décadas, trouxe consigo uma preocupação crescente em relação às atividades fins, à função e ao compromisso social das Instituições de Ensino. Nesse sentido, a Avaliação Institucional tornou-se imprescindível para a garantia dos níveis de qualidade almejados (PINTO, 2015). Embora presente em várias esferas, foi na educação que a avaliação encontrou seu campo mais fértil de aplicação e estudo (DIAS SOBRINHO, 2004). Gradativamente, a avaliação passou a ser institucionalizada nas Universidades brasileiras, transferindo a discussão sobre a sua importância para a discussão sobre a sua operacionalização, a fim de garantir e legitimar o papel das IES no desenvolvimento social, cultural, político e econômico do País (FREITAS; SILVEIRA, 1997). Em 14 de abril de 2004, a Lei nº 10.861 (BRASIL, 2004a) institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, o qual no artigo 1º (§1º) destaca como finalidade a melhoria da qualidade da educação superior por meio da: integração, participação, promoção de valores democráticos, respeito à diversidade, busca da autonomia, afirmação da identidade e dimensão formativa. O SINAES apresenta uma concepção de avaliação que se constitui em instrumento de política educacional, voltado para a construção e consolidação da qualidade, da participação democrática e do respeito às diferentes identidades institucionais e regionais (BRASIL, 2006). A sistemática de avaliação estabelecida pelo SINAES é baseada em três processos: a avaliação das instituições; dos cursos de graduação; e, do desempenho dos estudantes. Esses processos, na perspectiva de constituírem um Sistema, estão ligados e articulados entre si. Buscam captar indicadores de qualidade, em distintos níveis e enfoques, cujos resultados são analisados de modo sistemático e integrado (BRASIL, 2004b). Em relação à Avaliação Institucional, o processo avaliativo é pautado por três premissas: i) o objeto de análise é o conjunto de dimensões, estruturas, relações, atividades, funções e finalidades de uma IES; ii) os sujeitos da avaliação são o conjunto de professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade externa; e, iii) os processos avaliativos, interno e externo, são realizados em perfeita sintonia, seguindo os procedimentos e instrumentos de Avaliação Institucional (BRASIL, 2009). Diante do exposto, essa pesquisa tem por objetivo realizar um estudo comparativo entre a Avaliação Institucional das Universidades gaúchas, sob a ótica do SINAES.
ROSANA DA ROSA PORTELLA TONDOLOANÁLISE E MELHORIA DOS PROCESSOS DE ARRECADAÇÃO MUNICIPAL: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO INTEGRADO DE GESTÃOEste projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de gestão de processos de negócios para o setor de arrecadação da administração pública municipal. A ferramenta Business Process Management (BPM) será utilizada para modelagem e análise dos processos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com duas fases uma exploratória e a outra descritiva. Este projeto será aplicado com 2 prefeituras municipais associadas a AZONASUL. Como principais resultados espera-se contribuir para otimizar os processos de arrecadação realizados pelos municípios buscando atender o princípio de eficiência, e consequentemente agregando ao cidadão uma vez que este terá melhoria nos serviços públicos recebidos e os recursos economizados pelo município poderão ser realocadas em outras demandas dos munícipes.

 


Projetos de Pesquisa Encerrados

Em construção