Aproveitamento de Disciplinas


Definição
Discente que cursou com aprovação componente curricular de outro curso de graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico. Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável pelo componente curricular a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Como Solicitar
Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá acessar o menu do Cobalto: Aluno > Cadastro > Solicitação de aproveitamentos, clicar em “Novo” e selecionar a disciplina que deseja solicitar o aproveitamento.
É preciso fazer uma solicitação para cada aproveitamento pretendido.
a) para disciplinas cursadas na UFPEL deverá indicar a(s) disciplina(s) relacionadas pelo sistema quer usar para a solicitação de aproveitamento e clicar em “Salvar”.
b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá selecionar a instituição, anexar o seu histórico escolar, indicar o nome das disciplinas que deseja utilizar para o aproveitamento, anexar o conteúdo programático (ou plano de ensino) da disciplina cursada e clicar em “Salvar”.

Resolução Interna sobre Aproveitamento de Disciplinas
Antes de submeter qualquer requerimento, os estudantes devem ler atentamente a Resolução n. 02/2022, que dispõe sobre parâmetros para aproveitamento de componentes curriculares no Curso de Gestão Pública. Também devem consultar os Enunciados na seção “Normas do Curso”.

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar aproveitamento via Cobalto;
– Anexar histórico e conteúdos programaticos (para disciplinas cursadas em outra instituição)
– Acompanhar resultados.
Menu: Aluno -> cadastro -> Solicitação de aproveitamentos de estudos
2Docente– Avaliar a solicitação;
– Emitir parecer;
Menu: Professor -> Processos -> Aproveitamento de estudos – Parecer
3Colegiado– Homologar parecer.
Menu: Gestão acadêmica -> Processos-> Homologar aproveitamento de estudos