Alunos de Gestão Pública visitam o Arquivo Público do Estado do RS

Na última quarta-feira, dia 15 de novembro, estudantes dos cursos de Gestão Pública e Comércio Exterior da UFPel participaram de uma visita técnica ao Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), situado em Porto Alegre. Esta atividade compõe o conteúdo programático das disciplinas de Seminários em Gestão Pública II, ministrada pelo professor Daniel Lena Marchiori Neto, e Comunicação Pública e Política, ministrada pela professora Caroline Casali.

Ao chegarem ao APERS, a equipe de professores e alunos foi recebida pelo historiador Gabriel Gaziero, que compartilhou não apenas a riqueza arquitetônica do edifício, mas também seu relevante papel político e cultural na preservação da história do Estado. O APERS, um dos primeiros edifícios na América Latina projetados exclusivamente para a conservação de documentos públicos, abriga um acervo diversificado, incluindo documentos oficiais, fotografias, prontuários médicos, mapas e correspondências. Este patrimônio representa uma fonte inestimável para pesquisadores e a comunidade em geral, permitindo uma compreensão profunda da evolução social, política e econômica do Rio Grande do Sul.

Além da visita ao APERS, a equipe esteve na Casa de Cultura Mário Quintana e encerrou o dia com um passeio pelo Shopping Praia de Belas.

Estudantes de Gestão Pública e Comércio Exterior com os professores Daniel e Carol na saída de Pelotas.

Estudantes e professores no pátio interno do Arquivo Público do Estado do RS.

O historiador do APERS, Gabriel Gaziero, explicando o funcionamento do Arquivo aos estudantes.

Estudantes e professores na Casa de Cultura Mario Quintana.

Final do dia no Shopping Praia de Belas.