Curso de Gestão Pública realizou Aula Magna com Presidenta da ENAP

No dia 11 de setembro, última segunda-feira, ocorreu uma celebração simbólica que marcou o início do semestre letivo na forma da Aula Magna intitulada Evolução da Gestão Pública: da Tradição à Modernidade, proferida pela Presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Betânia Lemos. Este evento foi organizado no âmbito do Projeto de Ensino “Gestão Pública em Foco”.

A mesa de abertura contou com a presença de representantes da UFPel, incluindo Flávia Marchi Nascimento, da reitoria da UFPel, Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, Diretora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais, e Caroline Casali, Coordenadora do Curso de Gestão Pública. A apresentação da palestrante e a mediação das perguntas ficaram sob responsabilidade do professor Daniel Lena Marchiori Neto, Coordenador do Projeto Gestão Pública em Foco. Amyra Yasmin Cabreira Pires, estudante do 1º semestre do Curso, conduziu foi a cerimonialista da tarde. O evento contou com intérpretes de Libras, Fernanda Couto e Maíra Maus da Silva.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal do CCSO no Youtube e atraiu uma audiência expressiva, principalmente composta por estudantes da UFPel e profissionais atuantes no campo de públicas.

A palestra da Dra. Betânia Lemos se desdobrou em dois momentos distintos e igualmente valiosos. Inicialmente, ela proporcionou uma introdução sólida e fundamentada à história da Gestão Pública, abordando suas diferentes etapas e principais referências teóricas. É digno de nota o seu cuidadoso exame crítico em relação à chamada “Nova Gestão Pública” (New Public Management) e seu impacto no contexto brasileiro. Num segundo momento, a palestrante abordou as perspectivas e desafios relacionados à implantação de uma abordagem ESG (Environmental, Social and Governance) no setor público, discutindo como esse mecanismo pode contribuir para a eficiência, responsabilidade social e legitimidade democrática. Por fim, durante a sessão de perguntas, ocorreu um estimulante debate sobre questões contemporâneas da gestão pública e o cenário de reformas, bem como as oportunidades no mercado de trabalho.

A comunidade do Curso de Gestão Pública da UFPel deseja expressar sua sincera gratidão pela valiosa oportunidade de contar com a presença da Dra. Betânia Lemos. Sem dúvida, este evento se revelou uma fonte de inspiração que deixará uma marca indelével na jornada acadêmica dos estudantes.

Mesa de abertura da Aula Magna

Fala inicial das autoridades presentes

Palestra “Evolução da Gestão Pública: da Tradição à Modernidade”