Início do conteúdo
    Notícias
  • Por uma Infância Simbólica-Cultural:

    Na manhã do dia 03 de junho de 2019, foi realizada a banca de defesa da doutoranda Francine Borges Bordin Intitulada “Por uma Infância Simbólica-Cultural: um grupo macrossocial enquanto testemunha simbólica de uma época”. A banca foi constituída pelos professores: Prof.ª Dr.ª Denise Marcos Bussoletti, Prof.ª Dr.ª Eliane Peres, Prof. Dr. Deonir Kurek e Prof.ª Dr.ª Cláudia Turra Magni. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz O GEPIEM, através de seus integrantes, esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica.

  • A mão Obreira da Casa Samba:

    Na manhã do dia 16 de maio de 2019 foi realizada a banca de qualificação do doutorando Bruno Blois Nunes intitulada “A mão Obreira da Casa Samba: os encontros de samba como microcosmo social”. Na sala 323 do Campus I do ICH/CCHS, localizado na rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 3º andar. Horário: 9h. A banca foi constituída pelos professores: Profa. Dra. Viviane Saballa, Jarbas Santos Vieira e Juremir Machado da Silva. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres. O grupo GEPIEM, por meio de seus integrantes, esteve presente.

  • Qualificação do Projeto de Doutorado “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário”

    Na tarde do dia 08 de abril de 2019 foi realizada a banca de qualificação do doutorando Cassius André Prietto Souza com o projeto de tese “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo imaginário”. Participaram da banca os professores convidados de Santa Maria (UFSM) Prof(a). Dr(a). Valeska Fortes de Oliveira e o Prof. Dr.  André Krusser Dalmasso. Além da Prof.(a) Dr(a). Maristani Polidori Zamperetti (PPGE/UFPEL) e a Prof(a). Dr(a). Denise Marcos Bussoletti (PPGE/UFPEL), assim como a Prof(a). Dr(a). Helene Gomes Sacco Carbone (UFPEL).  A orientação foi da Prof(a). Dr(a). Lucia Maria Vaz Peres. Os integrantes do grupo GEPIEM estiveram presente nesse momento importante da formação acadêmica.

  • O imaginário pós-moderno em “Once upon a time”

    No dia 25 de setembro de 2017, o GEPIEM recebeu a Doutora Larissa Lauffer Reinhardt Azubel que partilhou sua pesquisa de doutorado intitulada “Uma série de contos e os contos em série: o imaginário pós-moderno em Once Upon a Time”, realizada no PPGCOM/PUCRS com orientação do professor Dr. Juremir Machado da Silva.

    Obrigado Larissa pela presença e partilha.

  • Reinício do semestre com convidado especial

    No dia 18 de setembro de 2017, o GEPIEM recebeu um de seus primeiros integrantes, o professor do Curso de Design do Intituto Federal Sul-Rio-Grandense Alexandre Vergínio Assunção que partilhou sua pesquisa sobre “A simbólica do chimarrão”. Uma fala muito instauradora para reiniciar as atividades do semestre.

    Obrigado Alex pela presença e partilhas!

  • Grupo GEPIEM estuda Michel Maffesoli

    O grupo de pesquisa GEPIEM teve no dia 10 de julho de 2017 o prazer de receber a Professora Doutora Roberta Coelho Barros, coordenadora do curso de Design Gráfico e Design Digital do Centro de Artes (UFPel) Mestrado em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Université René Decartes-Paris V-Soborne (2008) onde foi orientada por Michel Maffesoli. Doutorado em Comunicação Social pela PPGCOM da PUCRS (2013).

    A professora convidada apresentou as vertentes dos estudos do seu professor orientador Michel Maffesoli, destacando as suas inúmeras relações sobre a sociedade contemporânea, procurando circunscrever seus princípios e questionamentos. Durante a conversa foi destacado o vínculo que o autor apresenta com o grupo GEPIEM por esse interrogar sobre o imaginário e as fantasias do cotidiano. O grupo GEPIEM agradece o encontro e a generosidade com que a professora Doutora Roberta Coelho Barros apresentou o assunto.

  • GEPIEM recebe o professor Adriano Moraes e o acadêmico Carlos Eduardo Pérola

    No dia 26 de junho o encontro do GEPIEM contou com a participação do professor Adriano Moraes (ex-integrante do GEPIEM) e o acadêmico Carlos Eduardo Pérola do Curso de Teatro da UFPel.   Na oportunidade o grupo assistiu o resultado de uma pesquisa iniciada em 2012, mas formalizada como projeto apenas em 2015 com o seguinte título  “Experimento poético e autismo: análise de impacto na aquisição da linguagem teatral” (Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/04/04/geppac-apresenta-experimento-poetico-sobre-teatro-e-autismo/). O experimento foi o provocador da discussão realizada pelo grupo.  Nosso agradecimento ao professor Adriano e ao acadêmico Carlos por aceitarem o convite e contribuírem no processo formativo do GEPIEM.

     

     

  • Professora Lúcia Peres participa do 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes

    No dia 26 de maio de 2017, a professora Lúcia Maria Vaz Peres participou do 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes. Na ocasião abordou o tema “O Biográfico como uma Categoria da Experiência Formativa do Futuro Profissional”. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação agregou diversos docentes que durante uma semana discutiram diversos temas ligados à Pedagogia Universitária. A professora Lúcia durante sua fala chamou a atenção  para a necessidade das  pessoas interagirem como pessoas e profissionais. O evento foi muito elogiado pelos participantes.  Mais informações acesse:

    Encontro de Formação de Professores encerra com anúncio de novidades

  • Qualificação de Projeto de Doutorado

    Na manhã do dia 10 de abril de 2017 foi realizada a banca de qualificação da doutoranda Francine Borges Bordin, intitulada “Constelações de Imagens e Símbolos presentes nas Capas de Cadernos: uma Cultura da Infância?”. A banca foi constituída pelos professores: Prof. Dr. Deonir Kurek, Prof. Dra. Cláudia Turra, Prof. Dra. Eliane Peres e Prof. Dra. Denise Marcos Bussoletti. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres. O GEPIEM,  através de seus integrantes, esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica.