Com pesar, que a Faculdade de Enfermagem recebeu a notícia do falecimento, no último dia 12 de agosto de 2020 da técnica de enfermagem Patrícia Zóia de 40 anos, a primeira vítima de COVID 19 da área da enfermagem. Ela atuava no Hospital São Francisco e na Santa Casa de Pelotas
A morte dela se junta as estatísticas do Brasil de mais de 100 mil mortos, e na área da enfermagem aos 359 óbitos de profissionais, segundo levantamentos do COFEN. Segundo estes levantamentos o número de profissionais de enfermagem infectados já passa de 33 mil casos.
Neste momento de luto e de tristeza é importante lembrar que as mortes são mais que números são vidas perdidas, tem rostos, tem história, que são pessoas que fazem parte ou fizeram parte de vidas de outras pessoas, são amores de alguém e amavam alguém. Patrícia Zóia era membro de uma equipe de enfermagem deixou colegas, familiares e amigos.
Nestes tempos duros de vidas perdidas é necessário pensar que a enfermagem está na linha de frente e que cada profissional está fazendo sua parte dia a dia e assim precisamos fazer cada um a sua parte o distanciamento é necessário e fator de proteção, então quem pode fique em casa.
A enfermagem de Pelotas está de luto pela perda de vidas e de colegas.
O Comunica Saúde, comprometido com a qualidade de vida da comunidade surda neste tempo de quarentena, dá dicas de atividades e cuidados com a saúde mental.
A Profª. Aline Kaster, do curso de Libras da UFPel, explica, neste vídeo em Libras, sobre como este período acaba deixando muitas pessoas nervosas, e como podemos cuidar da nossa saúde mental e física com atividades em casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ? Este vídeo é uma realização do projeto de extensão Comunica Saúde e Barraca da Saúde. Foi feito por meio de uma parceria entre a Faculdade de Enfermagem, o curso de Jornalismo e o Núcleo de Libras, do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ? Gravação:
• Aline Kaster
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ? Edição geral:
• Nathianni Gomes
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comunica Saúde e Barraca da Saúde, projetos de extensão do curso de Enfermagem em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – é a agência do Estado Brasileiro que, ao longo dos seus quase 70 anos, vem construindo e aperfeiçoando o sistema de pós-graduação do país, sempre sob a premissa maior da busca pela mais alta qualidade na formação de recursos humanos e na produção científica acadêmica. Esta missão vem sendo desempenhada com um grau de sucesso poucas vezes atingido na história da gestão pública brasileira como um todo, reconhecido nacionalmente e citado como exemplo internacionalmente. Devido a este sucesso e à necessidade de aproximar a pós-graduação da educação básica, mais recentemente, a CAPES incorporou a missão de valorizar o magistério através da implementação de ações voltadas para professores das escolas. A avaliação periódica dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES, que vem sendo realizada desde 1976, tem sido fundamental para o crescimento quantitativo e qualitativo da pós-graduação brasileira e para o aumento continuado da produção científica do país. Os egressos dos programas de pós-graduação encontram-se espalhados pelas várias regiões e estão sendo fundamentais para a melhoria do ensino superior e da qualidade da pesquisa do país. Sem sombra de dúvida, a avaliação da CAPES tem contribuído para a constituição do sólido e respeitado sistema de pós-graduação brasileiro. Essenciais para o excelente desenvolvimento da pós-graduação brasileira desde 1975 têm sido os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG). O PNPG 2011-2020, atualmente em execução, estabeleceu entre seus eixos principais a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), especialmente visando a redução de assimetrias regionais, o aperfeiçoamento da avaliação, o aumento da interdisciplinaridade e o apoio a outros níveis de ensino, visando a melhoria do ensino básico, além da criação de uma agenda nacional de pesquisa. Em 2018 foram formados Grupos de Trabalhos (GT), que estabeleceram diretrizes para diferentes temas, acompanhando sugestões elaboradas em 2017 pela Comissão de Acompanhamento do PNPG e aprimoradas em documento do Conselho Superior (CS) da CAPES. Estas diretrizes, voltadas ao aperfeiçoamento do SNPG, estão sendo implementadas pelas 49 Áreas de Avaliação e provavelmente só estarão consolidadas no próximo período avaliativo.
É importante ressaltar que o sucesso da CAPES se deve a um modelo capilarizado de operação que sempre valorizou a contribuição de toda a comunidade científica do país, desde os docentes e discentes dos programas de pós-graduação, passando pelos coordenadores destes programas, coordenadores de área da CAPES, o Conselho Técnico Científico de Ensino Superior (CTC-ES) e o Conselho Superior, representações principais dessa comunidade junto à presidência. Este histórico é brilhantemente capturado no lema informal, porém amplamente adotado, que afirma que “a CAPES somos nós”!
Assim, é surpreendente e preocupante constatar que a CAPES – portanto, a pós-graduação brasileira – vem sendo submetida a atitudes e decisões estabelecidas pela atual presidência, seguindo um modo profundamente centralizador de gestão, como é percebido, por exemplo, nas seguintes iniciativas recentes:
1. Portaria 34 que modifica o modelo de distribuição de bolsas de pós-graduação;
2. Portaria 70 que estabelece normas para o funcionamento dos polos que irão oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu no modelo de educação a distância (EaD), sem considerar o relatório produzido pelo grupo de trabalho de criação de critérios de avaliação para as propostas de programas de pós-graduação stricto sensu para cursos novos na modalidade de educação a distância (GT-EaD);
3. Portaria 71 que, entre outras medidas, propõe discutir a redução no número de áreas baseado no trabalho de comissão especial, tema que exige ampla discussão a partir das coordenações de áreas;
4. Decisão de atipicamente encerrar o prazo para fechamento do relatório Sucupira em dezembro de 2020, ano de implementação de diversas mudanças importantes na plataforma.
Mudanças são necessárias e ajustes no sentido de aprimorar o sistema serão sempre bem-vindos. Porém, essas iniciativas de potencial alto de impacto sobre a pós-graduação brasileira foram tomadas sem nenhuma discussão com as instâncias da CAPES que até então eram regularmente consultadas.
Este acúmulo de decisões recentes da CAPES – em meio à maior tragédia sanitária global da história no último século – tem repercutido negativamente em toda a comunidade acadêmica. Como resultado, nós, Coordenadores de Áreas de Avaliação, que representam mais de 4.400 Programas de Pós-graduação, atendendo a mais de 350 mil estudantes (entre titulados e matriculados, segundo dados de 2018), nos manifestamos contra a excessiva centralização de decisões, na expectativa de que a partir de um amplo diálogo possamos contribuir para o fortalecimento e crescimento da agência, que é, de fato, patrimônio de todos nós.
Subscrevem este Manifesto:
Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo
Edson Ronaldo Guarido Filho (UP e UFPR)
Marcio Andre Veras Machado (UFPB)
Jorge Renato de Souza Verschoore Filho (Unisinos)
Antropologia / Arqueologia
Antonio Carlos de Souza Lima (UFRJ)
Marcia Bezerra de Almeida (UFPA)
Ana Paula Mendes de Miranda (UFF)
Arquitetura, Urbanismo e Design
Wilson Ribeiro dos Santos Júnior (PUC-Campinas)
Eugenio Andrés Díaz Merino (UFSC)
Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali (UFRN)
Artes
Vera Beatriz Cordeiro Siqueira (UERJ)
Jacyan Castilho de Oliveira (UFRJ)
Lucas Robatto (UFBA)
Astronomia/Física
Fernando Lázaro Freire Júnior (PUC-RJ)
Alberto Vazquez Saa (UNICAMP)
Rubem Luis Sommer (CBPF)
Biodiversidade
Paulo Jorge Parreira dos Santos (UFPE)
Isabela Galarda Varassin (UFPR)
Adriano Sanches Melo (UFG)
Esta semana começa as atividades do Curso de Atualização de Saúde Mental em Emergências Humanitárias como a pandemia de COVID-19. Este curso foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFPel coordenado pela Profa. Dra. Luciane Prado Kantorski e coordenação adjunta da Profa. Dra. Valéria Cristina Christello Coimbra.
Tem o objetivo de desenvolver conhecimentos científicos acerca dos principais impactos sobre a saúde mental das pessoas decorrentes da emergência humanitária que estamos vivenciando, a pandemia de COVID-19.
O curso será conduzido através de leituras de textos, videoaulas e lives, ao final será disponibilizado uma avaliação do curso. O cronograma e orientações gerais do curso estão no site.
O curso está disponível no Portal de Grupo: https://www.gruposaudemental.com
O login é o email cadastrado no ato da inscrição no curso e a senha foi envaida por email, caso o aluno não tenha recebido, orienta-se olhar no spam do email, e se não encontrar entre em contato pelo email do curso cursofenufpel@gmail.com. (Qualquer dúvida sobre o curso ou material também pode ser enviadas para este email)
O Coletivo de Diversidade Hildete Bahia, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, realizará a live “As consequências do racismo estrutural”, no dia 24/06, às 18h, nas páginas do facebook (https://www.facebook.com/coletivohildetebahia) e youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0TN7QtnZclQaAo9s9SU1vw).
A live busca dar visibilidade sobre o tema tendo em vista às graves consequências do racismo na vida das pessoas e da sociedade em geral como a exclusão e a violência. Serão debatedores o Prof.André Luis Pereira, do IFSUL/Campus Pelotas, doutor em Sociologia pela UFRGS; a acadêmica do 4ºsemestre do curso de enfermagem Helena Cardoso e representante do Coletivo de Diversidade Hildete Bahia; ProfªMarina Soares Mota, doutora em Enfermagem pela FURG, professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel,coordenadora adjunta do Coletivo Diversidade Hildete Bahia, membro do D’Generus/UFPel e do GEPESCA/FURG; e Helena Campelo, acadêmica do 5º semestre do curso de enfermagem e representante do diretório acadêmico Anna Nery.
A ação da live é realizada pelo Coletivo Hildete Bahia em parceria com o Diretório Acadêmico Anna Nery da Faculdade de Enfermagem. O Coletivo de Diversidade Hildete Bahia da Faculdade de Enfermagem surge das inquietações de um grupo de discentes da enfermagem interessados em tratar a saúde de populações com foco nas questões de classe, raça, gênero, sexualidade, vulnerabilidade social entre outros. Conta com a coordenação das professoras Drª Michele Mandagará e Drª Marina Soares Mota. O diretório acadêmico Anna Nery – DAAN é uma entidade estudantil que representa todos os discentes da faculdade de enfermagem da UFPel, tanto da graduação quanto da pós.
A Faculdade de Enfermagem Comunica que foram disponibilizados, durante o período de matriculas do calendário alternativo, inscrições para Mini-cursos para todos os semestres sem limite de vagas.
Já a disciplina Optativa de “Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias”, devido a procura, ampliará suas vagas de 80 para 927 vagas. Contudo, nem todos alunos conseguiram migrar de turma e garantir sua vaga. Informamos que os mesmos terão novamente oportunidade para esta disciplina no período de Correção de Matrículas junto ao Colegiado da Enfermagem pelo e-mail: enfermagemcolegiado@gmail.com, no período de 16/06 a 19/06/2020 e pretendemos contemplar a todos. Informamos que a disciplina optativa ‘Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias’, tem o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre os impactos na saúde mental das pessoas decorrentes de emergências humanitárias como por exemplo a pandemia da COVID-19. Agradecemos a compreensão.
Com pesar, que comunicamos o falecimento, no dia último dia 13 de junho de 2020 do professor aposentado e ex-diretor da Faculdade de Enfermagem da UFPel Professor Ari Nunes Assunção, nascido em 15/06/1940, faleceu aos 79 anos de idade.
Possuía graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1993), graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1972), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Foi professor da Faculdade de Enfermagem da UFPel de 1980 a 2002, ocupante de cargos administrativos como Diretor de 1986 a 1988, tinha experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Dependência Química nos seguintes temas: enfermagem, saúde, alcoolismo, saúde mental e família.
A Faculdade de Enfermagem, por meio de sua Direção, Professores, Funcionários e Comunidade, lamenta com pesar seu falecimento e neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos
O Projeto APP Seguro, da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) produziu material informativo e educativo para trabalhadores de empresas-aplicativo com vistas ao enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da COVID-19.
O material é constituído de uma série de dicas e cuidados de segurança ilustrados para motoristas, entregadores e usuários de serviços de transporte privado de passageiros e delivery no contexto da pandemia pelo coronavírus.
As imagens foram idealizadas em formato eletrônico para beneficiar sua disseminação em aplicativos de dispositivos móveis, a exemplo do WhatsApp.
O conteúdo foi elaborado em parceria com as professoras Deisi Soares, Diana Cecagno, Lenice de Quadros e Lilian Moura de Lima, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, e com a Associação de Motoristas por Aplicativo de Pelotas (AMAPEL).
Sua criação contou com uma primeira etapa de levantamento de dúvidas junto a esses trabalhadores e o posterior auxílio do presidente da AMAPEL, Marcelo Siqueira, na etapa de revisão dos conteúdos.
As imagens, já finalizadas, foram distribuídas por duas federações brasileiras da categoria, uma de sindicatos e outra de associações de motoristas, o que permitiu a disseminação do material em 19 estados do país. A próxima etapa do trabalho será a criação de podcasts a partir do conteúdo identificado na etapa de elaboração do material.
O projeto de extensão Barraca da Saúde, coordenado pela professora Michele Mandagará de Oliveira da Faculdade de Enfermagem e coordenação adjunta professor Felipe herrmann da Faculdade de Nutrição recebeu o mérito em extensão no último dia 14 de maio.
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