Início do conteúdo
    Notícias
  • VISITA TÉCNICA EM SAÚDE MENTAL NA ITÁLIA

    No convênio entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Turim na Itália, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, coordenado pela Profa Dra. Luciane Prado Kantorski no Brasil e pelo Prof. Dr. Mario Cardano na Itália, um grupo de 19 pessoas estará realizando Visita Técnica em Saúde Mental à cidades do norte da Itália – Gorizia, Trieste, Trento e Turim. A visitação ocorrerá no período de 07 a 19 de outubro de 2019.

    Integram esse coletivo da viagem, pessoas expertises por experiência, trabalhadores/as de saúde, discentes e docentes vinculados ao Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental Coletiva do PPGENF, da Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE, da Coletiva de Mulheres Ouvidoras de Vozes – CMOV, bem como de outras escolas formadoras como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade de São Paulo (USP). Muitas dessas pessoas estarão pela primeira vez na Itália. Essa vivência tenderá a fortalecer fortalecer as trocas de conhecimento na luta por uma sociedade sem manicômios e a educação pública e de qualidade como um dos pilares fundamentais nesse processo.

    Nos dias 7, 8 e 9 de outubro será realizado visita a Gorizia e Trieste, cidades berço da Reforma Psiquiátrica no mundo, cooperativas, serviços de saúde, rádios comunitárias, associações de saúde mental e de ouvidores/as de vozes. Em 10, 11 e 12 deste mesmo mês, o coletivo estará participando em Trento, da 20ª Conferência Nacional de Saúde Mental que intitula-se ‘Le Parole Ritrovate’ (O encontro das palavras) sob a perspectiva do ‘fareassieme’ (‘fazer juntos/as) como método de trabalho e produção de saúde mental. Nesta Conferência está previsto diálogos sobre esta experiência de ‘fazer juntos’ entre Itália, Brasil, Japão e Coreia do Norte, nos quais o coletivo do PPGENF estará participando.

    Na sequência, em Turim, de 16 a 18 de outubro de 2019, o grupo brasileiro desenvolverá em conjunto com o grupo de pesquisa da Universidade de Turim, o evento “Sofrimento mental: estratégias de enfrentamento”.

    Em breve serão postadas mais informações, conforme for acontecendo este percurso de brasileiras e brasileiros na Itália, na experimentação a encontros de experiências, conhecimentos, culturas nesse processo internacionalização do PPGENF.

  • Tenda do Afeto Popular ‘Cuidar de si é (e) cuidar do outro’: trabalho coletivo entre Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem

    O quarto semestre do curso de graduação em Enfermagem em conjunto com a Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem realizaram a Tenda do Afeto Popular no dia 30 de setembro de 2019, no campus Anglo. Estiveram envolvidos(as) discentes da graduação, docentes, pós-doutoranda e trabalhadores/as na UFPel. A Tenda é uma das ferramentas de educação popular desenvolvida pelo Coletivo Povaréu Sul que tem acontecido em vários municípios do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, São José do Norte, entre outros.
    Nesta Tenda se tematizou e experimentou o cuidado como prática de si e na relação com o outro e com o meio em que se vive, com respeito à ancestralidade de cada um/a no girar da ciranda. Denota-se que foi possível reavivar a percepção sobre si mesmo, reconhecer e afirmar as redes de afetos, o cuidado que se precisa e o que se pode ofertar, como e quando.
    Foi um momento em que se reafirmou a Tenda como um dispositivo na formação em saúde, pela potência da articulação rizomática da graduação com a pós-graduação e com outros/as trabalhadores/as da Universidade, na produção de sujeitos, subjetividades e subjetivação ao encontro de uma cultura que pela via dos afetos tece humanização. Experimentações de que cuidar de si é cuidar do outro. E de que cuidar de si e do outro também é cuidar do mundo.

  • O PROF. MÁRIO CARDANO DA ITÁLIA EM DIÁLOGOS NA COMUNIDADE

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGENF da UFPel recebeu a visita do Prof. Dr. Mário Cardano, na semana de 9 a 14 de setembro de 2019, em convênio com a Universidade de Turim na Itália. Este convênio é coordenado no Brasil pela Professora Dra Luciane Kantorski do PPGENF. O professor esteve ministrando de 9 a 12/09/209 a disciplina de Seminário em Enfermagem e Saúde XXI – Pesquisa Qualitativa e Contribuições para a Saúde (Figura 1).


    Figura 1 – Seminário em Enfermagem e Saúde XXI – Pesquisa qualitativa e contribuições para a saúde, Setembro/2019, Pelotas/RS.

    Também, realizou visitações a espaços comunitários, que são campos de diálogos e atuação em atividades de extensão, ensino e pesquisa em saúde mental. No dia 11 de setembro, na quarta-feira pela tarde, esteve na Associação de Usuários e Usuárias dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE (Figuras 2 e 3), em conjunto com estudantes e educadoras do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel.


    Figura 2 – Encontro do Prof. Mario Cardano com discentes e docentes do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel na Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Setembro/2019, Pelotas/RS.


    Figura 3 – Encontro do Prof. Mario Cardano com discentes e docentes do oitavo período do curso de Enfermagem da UFPel na Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas, Setembro/2019, Pelotas/RS.

    Na quinta-feira, dia 12 de setembro, o prof. Cardano, esteve no turno da tarde, com a participação no Programa Ouvidores/as de Vozes na Rádio Com 104.5 FM (Figura 4), seguido da participação no Grupo ‘Voz às nossas Vozes’ e no turno da noite, no Buteco da Filosofia, coordenado pela professora Flávia Chagas do curso de Filosofia, no diálogo sobre o Movimento Internacional de Ouvidores de Vozes e sobre a experiência da audição de vozes no mundo e Brasil (Figura 5).


    Figura 4 – Programa Ouvidores/as de Vozes na Rádio Com 104.5 FM, Setembro/2019, Pelotas/RS.


    Figura 5 – Buteco da Filosofia no Bar do Zé, Setembro/2019, Pelotas/RS.

    Na sexta-feira, o professor Cardano participou do evento internacional ‘Novas Abordagens em Saúde Mental’ promovido pelo Grupo de Pesquisa Enfermagem em Saúde Mental e Coletiva vinculado ao PGENF/FEN/UFPel.

    Após essas atividades, de muitos compartilhamentos de saberes e experiências, o Prof. Mario Cardano, bem como a Profa Luciane Prado Kantorski, participaram de disciplina no DINTER com a Universidade da República do Uruguai – UDELAR em Montevidéu, no processo de consolidação de lações e internacionalização entre países Brasil – Itália – Uruguai.

  • 3MT – Sua tese em três minutos

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem convida a comunidade a participar do evento 3MT – sua tese em três minutos, em que serão apresentadas duas teses para que se escolha aquela que irá representar o programa na 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE.

    As teses apresentadas serão das doutorandas:

    • Andressa Hoffmann Pinto
    • Greice Carvalho de Matos

    As apresentações serão no dia 30 de agosto de 2019, às 14 horas, na Sala de Defesas da Faculdade de Enfermagem (sala 202).

  • Resultado da Seleção de Alunos Especiais 2019-2

    Listas em ordem alfabética dos candidatos aprovados em cada disciplina:

    • Os suplentes estão em ordem de seleção e serão contatados pela secretaria quando houver vagas.
    • De acordo com o Edital, o candidato deve optar por apenas uma disciplina.
    • As matrículas devem ser realizadas de acordo com o cronograma ao final desta postagem.
    • Para ver a lista com todos os candidatos inscritos, para confirmação, clique aqui.

     

    Seminário sobre trabalho de campo na pesquisa etnográfica em saúde

    ANA CLAUDIA SCHUAB FARIA DE PAULA
    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
    BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA
    CARLA ARAUJO DA SILVA ALVES
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    DEJANIRA PINHEIRO DE OLIVEIRA
    ISRAEL DIAS DE CASTRO
    IVONETE CARDOSO PEREIRA
    MARA REJANE VAHL
    MOISES PEREIRA DE AZAMBUJA
    THIAGO FERREIRA ABREU
    VALÉRIA DA SILVA ZORZI
    ZEA LUANA CARDOZO DE CARDOZO VIEIRA

     

    Educação e Saúde Ambiental com Ênfase no Contexto Rural

    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
    AUGUSTO ARMÃO ESCOBAR
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
    DANIELLE ALVES CAVALCANTE CHAVES
    EDUARDO SPIERING SOARES JÚNIOR
    ELENISE COLLARES DA SILVA
    ELIANE SCHNEIDER STRAUCH
    GABRIEL MOURA PEREIRA
    GREICI DO NASCIMENTO MARTEN
    JOSSANE DA SILVA DEL SACRAMENTO
    JULIANO OLIVEIRA PIRES MARTINS
    KAREN CHAVES RODALES
    LUCIMAR FERREIRA BARBOSA
    MARA REJANE VAHL
    MOISES PEREIRA DE AZAMBUJA
    ROSI MULLER
    SIMONE SOUZA DA SILVA
    THIAGO ZURCHIMITTEN GALARÇA

     

    Ecossistema e Saúde

    ANA MARIA SILVEIRA DOS SANTOS GALARÇA
    BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA
    CLAUCIA DE CHRISTO FELICIDADE
    FABIANE VOSS KLEMTZ
    LUCIMAR FERREIRA BARBOSA
    MICAELA ELIZANE BARTZ RADTKE
    SAMANTA BRIZOLARA COUTINHO

    Suplentes:

    GREICI DO NASCIMENTO MARTEN
    BRUNA BUBOLZ DE OLIVEIRA
    CRISTIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
    NATÁLIA DE LOURDES DINIZ MENEZES
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    SÉRGIO MAURÍCIO SOUZA E SILVA
    THIAGO ZURCHIMITTEN GALARÇA

     

    Pesquisa Qualitativa em Saúde

    GABRIELA DE LEMOS ULIANO
    MARA REJANE VAHL
    MARILÉIA STÜBE
    NATHALYA PEREIRA EXEQUIEL
    ROSI MULLER

    Suplentes:

    MICAELA ELIZANE BARTZ RADTKE
    DANIELA MARQUES HERZER
    JULIANO OLIVEIRA PIRES MARTINS
    CAROLINE GENEZI VITORIA PEREIRA
    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH

     

    Seminário XXIV: Epidemiologia Crítica

    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    CLAUDIA MARIA BRAZIL GERVINI
    ELBA TAINA LIMA ARAUJO MARQUES
    FRANCIELLE GARCIA DA SILVA
    GABRIELA DE LEMOS ULIANO
    MARA REJANE VAHL
    MARIA MERCEDES BILHALVA LUCAS
    MOISES PEREIRA DE AZAMBUJA
    PIERRE FERNANDO TIMM
    SIMONE SILVEIRA DA SILVA

     

    Seminário XXI: Pesquisa Qualitativa e contribuições para a saúde

    ALICE MONTE NEGRO DE PAIVA
    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
    BÁRBARA PEREIRA TERRES
    BRUNA BRITTO PEREIRA
    BRUNA BUBOLZ DE OLIVEIRA
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    CLAUCIA DE CHRISTO FELICIDADE
    DANIELA MARQUES HERZER
    DANIELLE ALVES CAVALCANTE CHAVES
    ELBA TAINA LIMA ARAUJO MARQUES
    FABIANE VOSS KLEMTZ
    GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS
    JÉSSICA STEUER MENNA
    LETICIA MORAES TOLEDO
    MARA REJANE VAHL
    MARCIA LEAO DE LIMA
    MARILÉIA STÜBE
    MOISES PEREIRA DE AZAMBUJA
    NATÁLIA DE LOURDES DINIZ MENEZES
    NATHALYA PEREIRA EXEQUIEL
    PATRICK CHAVES DE SOUSA
    PIERRE FERNANDO TIMM
    ROSI MULLER
    SÉRGIO MAURÍCIO SOUZA E SILVA
    SIMONE SILVEIRA DA SILVA
    SIMONE SOUZA DA SILVA
    THIAGO FERREIRA ABREU

     

    Perspectivas teóricas e metodológicas no cuidado a pessoas que usam drogas

    ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH
    CARLA ARAUJO DA SILVA ALVES
    CARLA VERÔNICA VASCONCELOS COSTA
    CLAUDIA MARIA BRAZIL GERVINI
    EDUARDO SPIERING SOARES JÚNIOR
    GABRIEL MOURA PEREIRA
    IVONETE CARDOSO PEREIRA
    JANAINA CHAGAS DOS SANTOS
    LAURA FONTOURA PERRIM
    LISIANE SILVA DE LIMA
    MARA REJANE VAHL
    MILENA OLIVEIRA DO ESPÍRITO SANTO
    SARI AYRES DA ROCHA
    SIMONE SOUZA DA SILVA
    THIAGO FERREIRA ABREU

     

    CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS
    (TRAZER OS DOCUMENTOS INFORMADOS NO EDITAL – item V – b)

    • Seminário sobre trabalho de campo na pesquisa etnográfica em saúde
      • 26/ago, a partir das 14 h
    • Educação e Saúde Ambiental com Ênfase no Contexto Rural
      • 27/ago, das 10 às 18 h
    • Ecossistema e Saúde
      • 28/ago, das 10 às 18 h
    • Pesquisa Qualitativa em Saúde
      • 29/ago, das 10 às 18 h
    • Seminário em Enfermagem e Saúde XXIV: Epidemiologia Crítica
      • 30/ago, das 10 às 18 h
    • Seminário em Enfermagem e Saúde XXI: Pesquisa Qualitativa e contribuições para a saúde
      • 02 a 06/set, das 10 às 18 h
    • Perspectivas teóricas e metodológicas no cuidado a pessoas que usam drogas
      • 02 a 06/set, das 10 às 18 h
  • Aluno Especial 2019-2

    Estão abertas as inscrições  para a seleção de alunos especiais para o segundo semestre de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

    O link para o formulário de inscrição online se encontra no Edital que pode ser acessado clicando aqui.

  • Resultado do Edital de Seleção de Aluno Especial 2019-1 em nova disciplina

    O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel divulga o resultado do Edital de Seleção para Alunos Especiais da disciplina “Seminário em Enfermagem e Saúde XIX: Boas práticas em saúde mental no contexto da desinstitucionalização”, para o semestre 2019-1:

    Candidatos Selecionados:

    Alice Dias Cruz
    Alice Monte Negro de Paiva
    Ana Cláudia Pereira de Medeiros
    Andrei Emanuel Sutel Comassetto
    Ariana Silva
    Camila Teixeira Nunes
    Cíntia Marinho Pereira
    Clarissa Cardoso
    Danielle Alves Cavalcante Chaves
    Dapine Neves da Silva
    Fabiane Machado Pavani
    Fernanda Goularte Bruno
    Gleberson de Santana dos Santos
    Isabela Baptista Alves
    Israel Dias de Castro
    Janaína Suziéli Pinto
    Jennifer Mendes Soares
    Jéssica Steuer Menna
    Kiara de Freitas Ferreira
    Larissa Rosado da Silveira
    Marcia Leao de Lima
    Márcio Bernardino da Silva
    Max dos Santos Afonso
    Micaela Elizane Bartz Radtke
    Natália de Lourdes Diniz Menezes
    Paloma da Silva Souza
    Paola de Oliveira Camargo
    Rerinton Peres dos Santos
    Rosângela Lopes Morana
    Rosi Muller
    Samanta Brizolara Coutinho
    Sérgio Maurício Souza e Silva
    Taís Rodrigues dos Santos
    Victoria Nunes Tejada
    Zoila Rosa da Silva


    ATENÇÃO!

    1. As aulas serão ministradas de 15 a 19 de julho de 2019, das 08h30 às 12 h, na sala 213, no segundo andar do Campus Porto (Anglo).

    2. Para realizar a matrícula os candidatos selecionados deverão comparecer à secretaria do PPGEnf (UFPel, Campus Anglo, sala 208), no primeiro dia de aula* (15/07/2019), das 08 às 18h, trazendo os seguintes documentos:

    • uma fotografia 3×4;
    • cópias (xerox) de:
      • Carteira de Identidade;
      • CPF;
      • Título de Eleitor;
      • Certificado de Reservista (quando aplicável).

    * antes do início, durante o intervalo ou depois do término da aula.

Translate/Traducir »