Início do conteúdo
    Notícias
  • Seleção de Alunos Regulares 2020

    Informamos que nos próximos dias será publicado Edital de Seleção de Alunos Regulares de Mestrado e Doutorado para o Programa, com inscrições em janeiro de 2020.

    Fique atento!

  • Palestras na Universidade de Turim, Itália

    A professora Luciane Prado Kantorski, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, irá ministrar palestras na Università di Torino, na Itália, nos dias 20 e 29 de novembro, com os temas, respectivamente:

    • POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL e
    • A AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS CENTROS DE SAÚDE MENTAL NO SUL DO BRASIL. O MODELO DE GUBA E LINCOLN

     

     

     

  • Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva

    O Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva, coordenado pela Profa Luciane P. Kantorski, Ariane Guedes, Valéria Coimbra entre outras docentes do PPGENF, estará realizando seu próximo encontro no dia 6 de novembro de 2019, 18:30h, no Auditório da Reitoria, no qual será apresentado o vivido na Visita Técnica a Itália, realizada de 04 a 19 de outubro p. p., no que se refere saúde mental e coletiva. Foi realizado visitação e vivências nas cidades berços da Reforma Psiquiátrica, em cooperativas sociais, nos serviços e participação em dois eventos – um em Trento e outro em Turim. O Grupo de Pesquisa é aberto a quem desejará participar deste momento que facilitará o compartilhamento de práticas entre Itália e Brasil. A Visita Técnica aconteceu em um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Pelotas – UFPel e a Universidade de Turin – UNITO.

  • VISITA TÉCNICA EM SAÚDE MENTAL NA ITÁLIA

    No convênio entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade de Turim na Itália, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, coordenado pela Profa Dra. Luciane Prado Kantorski no Brasil e pelo Prof. Dr. Mario Cardano na Itália, um grupo de 19 pessoas estará realizando Visita Técnica em Saúde Mental à cidades do norte da Itália – Gorizia, Trieste, Trento e Turim. A visitação ocorrerá no período de 07 a 19 de outubro de 2019.

    Integram esse coletivo da viagem, pessoas expertises por experiência, trabalhadores/as de saúde, discentes e docentes vinculados ao Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental Coletiva do PPGENF, da Associação de Usuários/as dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas – AUSSMPE, da Coletiva de Mulheres Ouvidoras de Vozes – CMOV, bem como de outras escolas formadoras como a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade de São Paulo (USP). Muitas dessas pessoas estarão pela primeira vez na Itália. Essa vivência tenderá a fortalecer fortalecer as trocas de conhecimento na luta por uma sociedade sem manicômios e a educação pública e de qualidade como um dos pilares fundamentais nesse processo.

    Nos dias 7, 8 e 9 de outubro será realizado visita a Gorizia e Trieste, cidades berço da Reforma Psiquiátrica no mundo, cooperativas, serviços de saúde, rádios comunitárias, associações de saúde mental e de ouvidores/as de vozes. Em 10, 11 e 12 deste mesmo mês, o coletivo estará participando em Trento, da 20ª Conferência Nacional de Saúde Mental que intitula-se ‘Le Parole Ritrovate’ (O encontro das palavras) sob a perspectiva do ‘fareassieme’ (‘fazer juntos/as) como método de trabalho e produção de saúde mental. Nesta Conferência está previsto diálogos sobre esta experiência de ‘fazer juntos’ entre Itália, Brasil, Japão e Coreia do Norte, nos quais o coletivo do PPGENF estará participando.

    Na sequência, em Turim, de 16 a 18 de outubro de 2019, o grupo brasileiro desenvolverá em conjunto com o grupo de pesquisa da Universidade de Turim, o evento “Sofrimento mental: estratégias de enfrentamento”.

    Em breve serão postadas mais informações, conforme for acontecendo este percurso de brasileiras e brasileiros na Itália, na experimentação a encontros de experiências, conhecimentos, culturas nesse processo internacionalização do PPGENF.

  • Tenda do Afeto Popular ‘Cuidar de si é (e) cuidar do outro’: trabalho coletivo entre Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem

    O quarto semestre do curso de graduação em Enfermagem em conjunto com a Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem realizaram a Tenda do Afeto Popular no dia 30 de setembro de 2019, no campus Anglo. Estiveram envolvidos(as) discentes da graduação, docentes, pós-doutoranda e trabalhadores/as na UFPel. A Tenda é uma das ferramentas de educação popular desenvolvida pelo Coletivo Povaréu Sul que tem acontecido em vários municípios do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, São José do Norte, entre outros.
    Nesta Tenda se tematizou e experimentou o cuidado como prática de si e na relação com o outro e com o meio em que se vive, com respeito à ancestralidade de cada um/a no girar da ciranda. Denota-se que foi possível reavivar a percepção sobre si mesmo, reconhecer e afirmar as redes de afetos, o cuidado que se precisa e o que se pode ofertar, como e quando.
    Foi um momento em que se reafirmou a Tenda como um dispositivo na formação em saúde, pela potência da articulação rizomática da graduação com a pós-graduação e com outros/as trabalhadores/as da Universidade, na produção de sujeitos, subjetividades e subjetivação ao encontro de uma cultura que pela via dos afetos tece humanização. Experimentações de que cuidar de si é cuidar do outro. E de que cuidar de si e do outro também é cuidar do mundo.

Translate/Traducir »