Projeto liderado pelo Departamento de Saúde Coletiva da UFSM é aprovado em edital nacional da Rede HU+ e fortalecerá a integração entre hospitais universitários do interior do RS

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) celebra a aprovação do projeto “Hospitais Universitários do Interior do Estado do Rio Grande do Sul em Redes: Inovação na Gestão para a Ampliação do Acesso e Cuidado a Populações Vulneráveis” no Edital Conjunto nº 4/2025 – Rede de Pesquisa e Extensão dos Hospitais Universitários Federais (Rede HU+), iniciativa desenvolvida em parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/HU Brasil), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde.

O resultado final do edital foi divulgado no dia 20 de maio e contemplou 52 projetos em todo o país, voltados ao desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos altamente qualificados e geração de soluções inovadoras para a gestão hospitalar e para as demandas prioritárias da saúde pública brasileira. Ao todo, foram submetidas 180 propostas, número que superou em mais de três vezes a quantidade de vagas disponíveis.

A proposta está inserida no eixo temático “Saúde de Populações em Situação de Vulnerabilidade” e reúne uma ampla rede de colaboração entre universidades, hospitais universitários e programas de pós-graduação do interior do Rio Grande do Sul.

Integração inédita entre hospitais universitários do interior do Estado

O projeto conecta os três hospitais universitários vinculados à EBSERH localizados no interior gaúcho:

  • Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM);
  • Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel);
  • Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG).

A iniciativa também integra programas de pós-graduação estratégicos das três instituições:

  • Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSM (PPGSC-UFSM);
  • Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP-UFSM);
  • Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis (PPGACC-UFSM);
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel (PPGEnf-UFPel);
  • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FURG (PPGEnf-FURG).

A proposta nasceu de um intenso processo de mobilização entre pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais dos hospitais universitários, resultando na construção coletiva de uma agenda de pesquisa aplicada voltada para a qualificação do cuidado e da gestão em saúde.

Pesquisa, ensino e extensão articulados em rede

O projeto tem como principal inovação a articulação entre pesquisa, ensino e extensão em rede, conectando os hospitais universitários aos territórios onde estão inseridos e às redes de atenção à saúde das regiões Centro, Sul e Extremo Sul do Rio Grande do Sul.

As ações serão desenvolvidas em duas grandes frentes.

A primeira, denominada “Ênfase Território Regional”, prevê a realização de análises situacionais, registros e avaliação de intervenções nas redes de serviços das regiões de abrangência dos hospitais. Entre as atividades previstas estão o mapeamento de serviços de saúde, a análise de itinerários terapêuticos de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, a identificação de iniquidades em saúde e a proposição de intervenções voltadas à ampliação do acesso e da integralidade do cuidado.

Também serão desenvolvidas estratégias para qualificar a gestão de alta hospitalar e fortalecer o papel dos pequenos hospitais das regiões atendidas, favorecendo a continuidade do cuidado e a articulação entre os diferentes níveis de atenção.

A segunda frente, denominada “Ênfase Inovação na Gestão do Cuidado”, será voltada ao desenvolvimento de ações e projetos nos três hospitais universitários participantes, com foco no fortalecimento do trabalho interprofissional, ampliação da clínica, redução do tempo de internação e qualificação dos processos de alta hospitalar e de referenciamento para a rede de atenção à saúde.

Formação de recursos humanos e impacto social

Além da produção de conhecimento científico e da implementação de soluções inovadoras para a gestão hospitalar, o projeto contribuirá para a formação de estudantes e pesquisadores por meio da oferta de bolsas de iniciação à extensão, mestrado, doutorado e pós-doutorado financiadas pelo programa Rede HU+.

Segundo a coordenação, a proposta fortalece a integração entre universidade, hospital e território, impulsionando a construção de respostas concretas para desafios relacionados à integralidade do cuidado, à continuidade da atenção e às condições de vulnerabilidade social e sanitária presentes em diferentes regiões do Estado.

Ao reunir instituições historicamente comprometidas com o Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto consolida uma importante rede colaborativa de pesquisa e extensão no interior do Rio Grande do Sul, ampliando a capacidade de inovação dos hospitais universitários federais e contribuindo para a qualificação da assistência prestada à população.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Instituição principal no Brasil
Universidade Federal de Santa Maria

Hospitais vinculados a EBSERH
Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM),
Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel)
Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG).

PPGs
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado acadêmico) – UFSM.
Programa de Pós-Graduação em Administração e Ciências Contábeis (Mestrado e Doutorado Acadêmico) – UFSM
Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (Mestrado e Doutorado Profissional) – UFSM
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado Acadêmico) – UFPel
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado Acadêmico) – FURG

Equipe responsável pela elaboração da proposta:
⁠⁠Aline Balbinot – HUSM
Alitéia Santiago Dilélio – UFPel
Denise Bermudez Pereira – HE EBSERH
Eda Schwartz – FURG e UFPEL
Edison Luiz Devos Barlem – Ppgenf-Furg
Elma Izze da Silva Magalhães – UFSM
Iaçana Camara Martins – Husm
Juliana Graciela Vestena Zillmer
Larissa Vaghetti Cuba – HE EBSERH/UFPel
Liane Beatriz Righi – UFSM (coordenadora)
Marcos Antonio de Oliveira Lobato – UFSM
Mariah Silva Smidt – HUSM
Marileia Stübe – HE EBSERH/UFPel
Marinel Mór Dall’agnol – UFSM
Melissa Agostini Lampert- HUSM (coordenadora adjunta)
Monalisa Dias de Siqueira – UFSM
Natalia Leal Duarte –  HE EBSERH/UFPel
Rita Maria Heck- UFPEL
Rodrigo Marques de Almeida Guerra – UFSM
Rossana Patricia Basso: HU- FURG/Ebserh  e FAMED FURG.
Serineu Pinto – FURG
Sheila Quandt Xavier – HE EBSERH/UFPel

Faculdade de Enfermagem e PPGEnf recebem visita técnica de professores da Romênia

A chegada dos convidados, professores da University of Medicine and Pharmacy Grigore T. Popa da Romênia – Anca Sava e Vladimir Poroch, em Pelotas, iniciou na sexta-feira, dia 24 de abril, por intermédio da professora Stefanie Griebeler Oliveira, professora da Faculdade de Enfermagem, a qual acompanhou todas as atividades programáticas. A chegada nesta data foi estratégica, possibilitando, ao longo do final de semana, a visitação em lugares históricos, culturais e turísticos da cidade.

No sábado pela manhã, a caminhada pela região do primeiro loteamento da Feguesia de São Francisco ocorreu guiada pela professora Rita Heck, da Faculdade de Enfermagem, acompanhada de suas duas filhas – Carla Heck Pillon e Laura Heck Pillon – que fizeram a tradução das narrativas históricas e contextuais. A seguir, na parte da tarde, a experiência foi com o Coletivo ODARA, o qual tem em sua presidência Priscila Couto. Na oportunidade, ocorria um ensaio aberto para um espetáculo e em seguida uma roda de conversa, intermediada por Karen Soares Porto – estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem -, sobre a visibilidade aos corpos negros nesta cidade, região e país, a partir da dança e do tambor – o que reforça a cultura afro-pelotense. No domingo, a visita foi na Zona Rural, em uma vinícola e no Santuário de Guadalupe, com a companhia das professoras Beatriz Franchini e Poliana Alves. O Laranjal recebeu a visita na segunda-feira ao entardecer.

Na segunda-feira, a visita iniciou na Faculdade de Enfermagem, na qual a vice-diretora Milena Hohmann Antonacci foi a guia para apresentar os laboratórios e os espaços administrativos. A visita guiada foi acompanhada pela diretora Valéria Cristina Christello Coimbra, a coordenação do Programa de Pós-graduação em Enfermagem – Suele Manjourany Silva Duro e Clarice Alves Bonow. A seguir, na direção da Faculdade de Enfermagem, a diretora recebeu os visitantes e o grupo que acompanhava, destacando a importância desta aproximação com estabelecimento de parceria e fizeram-se trocas de mimos oriundos da universidade da Romênia e da Faculdade de Enfermagem/Projeto de Práticas Integrativas e Complementares.

Ainda na mesma manhã, ocorreu o encontro com o vice-reitor Eraldo dos Santos Pinheiro, na presença de representações do CRINTER, Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Medicina, para assinatura do protocolo de intenções.

Na parte da tarde, o evento “Métodos de pesquisa clínica e serviço de cuidados paliativos em Iasi, Romênia: diálogos com professores da University of Medicine and Pharmacy Grigore T. Popa” ocorreu no auditório acadêmico do Campus Anglo, reunindo estudantes de graduaçao e pós-graduação, professores e profissionais de saúde. A tradução foi realizada pela aluna de doutorado Gulnara Waleska Rubio Martinez Santana. O evento contou com 50 participantes e foi profícuo pela interação entre os palestrantes Anca Sava e Vladimir Poroch com os presentes.

Na terça-feira, pela manhã, a visita ocorreu no Hospital Escola da UFPel, tendo início com interação com o superintendente Marcelo Fernandes Capilheira e sua equipe, e na sequência, guiados pela gerente de Ensino e Pesquisa Silvana Paiva Orlandi, a visita ao Bloco 3, que incluiu os setores da Atenção Domiciliar, Centro de Pesquisa Clínica, Simulação Realística e Serviço de Oncologia.

 

Durante a tarde, os professores visitantes estiveram na Faculdade de Medicina, guiados pela diretora Julieta Fripp e, a seguir, a Unidade Cuitativa e o hospice – ainda em construção – foram visitados. A tradução foi realizada pela Gulnara, estudante de doutorado.

 

Na quarta-feira pela manhã, a visita ocorreu na Unidade Básica de Saúde da Guabiroba, guiada por Viviane Costa Rodrigues, a qual representava a coordenação da Residência Multiprofissional da Prefeitura de Pelotas. A tradução foi realizada pela Gulnara, estudante de doutorado.

 

 

Todas as interações realizadas ao longo das ações programáticas foram proveitosas em estabelecimento de contatos para cooperações em pesquisa, conhecimento de espaços acadêmicos e de serviços de saúde em níveis de atenção primária, ambulatorial e hospitalar, bem como trocas culturais, históricas e gastronômicas. A vinda dos professores para a UFPel demonstra interesse genuíno em estabelecer trocas e cooperações recíprocas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Seleção de Estudante Regular Estrangeiro (2026/1) – Resultado final

EDITAL Nº 49/2026 – PRPPG

SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR ESTRANGEIRO (1/2026)

Resultado final

Candidato(a) Resultado final
Carolayn Nassif Aprovada
Cecilia Luquez Aprovada
Diego López Aprovado
Fernando Lobelcho Aprovado
Javier Bentancor Aprovado
Laura Cabrera Aprovada
Laura Uturbey Aprovada
Luciana Piccardo Aprovada
Mariana Mugico Aprovada
Marisa Machado Aprovada
Patricia Galeano Aprovada
Sandra Delgado Aprovada
Uber Amador Aprovado
Zoa Barros Aprovada

Seleção de Estudante Regular Estrangeiro (2026/1) – Notas dos memoriais e resultado preliminar

EDITAL Nº 49/2026 – PRPPG

SELEÇÃO DE ESTUDANTE REGULAR ESTRANGEIRO (1/2026)

Notas dos memoriais e resultado preliminar

Candidato(a) Nota memorial Resultado preliminar
Carolayn Nassif 8,2 Aprovada
Cecilia Luquez 8,0 Aprovada
Diego López 9,0 Aprovado
Fernando Lobelcho 8,3 Aprovado
Javier Bentancor 7,8 Aprovado
Laura Cabrera 7,5 Aprovada
Laura Uturbey 7,5 Aprovada
Luciana Piccardo 9,0 Aprovada
Mariana Mugico 9,0 Aprovada
Marisa Machado 8,5 Aprovada
Patricia Galeano 8,2 Aprovada
Sandra Delgado 6,0 Aprovada
Uber Amador 9,5 Aprovado
Zoa Barros 8,0 Aprovada