Início do conteúdo
    Notícias
  • EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA EXTENSÃO

    eDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS_CUIDADOR (1) (1)

    A Coordenação do Projeto Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado,
    torna público que estão abertas inscrições para seleção de um bolsista no âmbito do Programa de
    Bolsas Acadêmicas/2022, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, submodalidade
    Extensão/PREC, nos termos do Edital 02/2022 – PREC, Processo nº 23110.002484/2022-01em
    conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução
    05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de
    Desenvolvimento Institucional 2015-2020.

    ERRATA – 3.1. O projeto Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade de AÇÕES AFIRMATIVAS, com vigência de sete meses (15 de maio até 15 de dezembro de 2021) MAS o correto é: O projeto Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado
    disponibilizará um total de 01 (uma) bolsa, na modalidade de AÇÕES AFIRMATIVAS, com vigência de sete meses (02 de maio até 30 de novembro de 2022).

  • Seleção de voluntários para coleta de dados de pesquisa

    Esta chamada objetiva selecionar voluntários/as para a etapa de coleta de dados da pesquisa “A história das enfermeiras e sua inserção na atenção básica no município de Pelotas”, desenvolvida pela Faculdade de Enfermagem, sob a coordenação das professoras Stefanie Griebeler Oliveira e Teila Ceolin. O objetivo da pesquisa é conhecer a historicidade dos saberes e práticas dos enfermeiros da atenção básica de Pelotas.
    Na etapa de trabalho de campo (coleta de dados), será entrevistado/a um/a enfermeiro/a de cada uma das 49 Unidade Básicas de Saúde (UBSs) do município de Pelotas.
    Para essa etapa é preciso ter disponibilidade para comparecer presencialmente nas UBSs, tanto para agendar a entrevista, se necessário, quanto para realizá-la. Ao final da pesquisa, cada coletador/a receberá certificado com carga horária referente ao seu envolvimento e empenho na etapa da coleta de dados.
    Período de inscrição: 05 a 08 de abril de 2022 (até às 23:59h).
    Condições para inscrição: ser acadêmico de enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel que estejam cursando da Unidade do Cuidado de Enfermagem III até a Unidade do Cuidado de Enfermagem VIII; e ter disponibilidade para as atividades presenciais de coleta de dados.
    Documentos para inscrição – enviar para o e-mail stefaniegriebeleroliveira@gmail.com
    – Preenchimento completo do formulário de inscrição pelo google forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfROyseWjXJVYk9XCJkfMa9QOJHDXunmNF3PwSHafijAHkDTQ/viewform?usp=sf_link
    – Histórico acadêmico
    – Comprovante de matrícula
    Etapas de seleção: avaliação da descrição de interesse do formulário de inscrição e entrevista coletiva.
    A entrevista coletiva será realizada na segunda-feira, 11 de abril, as 19h. O link será enviado aos interessados com a inscrição homologada.
    Resultado: será publicado no dia 12 de abril na página da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

    Pelotas, 04 de abril de 2022.

    Stefanie Griebeler Oliveira e Teila Ceolin.

  • Faculdade de Enfermagem forma a primeira aluna quilombola

     

    Na última sexta-feira (18/03/2022) a Faculdade de Enfermagem realizou a primeira formatura externa após dois anos de pandemia.
    Essa cerimônia entra para a história, pois foi a formatura da primeira estudante Quilombola da Faculdade de Enfermagem – Enfermeira Dákny dos Santos Machado, momento histórico, marcado por lutas, resistência e resiliência, conforme destacado nas palavras da paraninfa Prof. Dra. Franciele Roberta Cordeiro:
    “Ser enfermeiro e enfermeira, integrar e liderar uma equipe de enfermagem é um desafio. Um desafio que se constituiu desde o nascimento da Enfermagem Moderna, com Florence Nightingale e Mary Jane Seacole. Essa última, que por ser mulher negra teve sua história apagada, inclusive, da própria História da Enfermagem. Por isso, relembro Florence, mas também Mary Jane, que inspira e que resgato pelo fato de vivenciarmos nesta noite um momento histórico para a Faculdade de Enfermagem: estamos formando nossa primeira estudante quilombola! Enfermeira Dakny, agora minha colega, é um orgulho para mim, para meus e minhas colegas, para seus e suas colegas, e para todos e todas da Instituição lançar ao mundo, à sociedade, uma profissional que é um símbolo de resistência e de inclusão. Que a sua formatura seja a primeira de muitos outros jovens quilombolas. Que eles possam se sentir inspirados, representados e acolhidos pela tua trajetória e saibam que também serão recebidos de portas e braços abertos pelos professores e servidores que integram a UFPel.”
    Esse momento registra a importância de resgatar e reafirmar a histórias das mulheres negras dentro da enfermagem e da sociedade!
    Esta cerimônia representou mais do que a primeira formatura presencial da Universidade, representou a conclusão de uma turma de Enfermeiras e Enfermeiros que desenvolveram seus estágios finais no contexto da pandemia, contribuindo na atenção primária, ambulatorial e hospitalar, Enfermeiras e Enfermeiros que, enquanto estudantes, participaram de todo o processo de vacinação no Município, da concepção a efetivação e avaliação das ações, auxiliando no fortalecimento da saúde pública e do Sistema Único de Saúde.
    A Celebração foi marcada pela emoção dos professores, servidores, formandos e familiares presentes e, mesmo ocorrendo em um cenário de insegurança e seguindo protocolos sanitários rígidos foi um momento de alegria frente a tantas adversidades enfrentadas nos últimos dois anos!

  • Horários de funcionamento das secretarias:

    DIREÇÃO

    Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

    Manhã

    7:45 as 11:45

    JONATHAN JONATHAN JONATHAN JONATHAN JONATHAN

    Tarde

    13:30 as 17:30

    LUCIANO LUCIANO LUCIANO LUCIANO LUCIANO

     

    DEPARTAMENTOS/COLEGIADO

    Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

    Manhã

    08:00 as 12:00

      JOANNA   JOANNA JOANNA

    Tarde

    14:00 as 18:00

    JOANNA   JOANNA    

     

    PÓS-GRADUAÇÃO

    Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

    Manhã

    08:00 as 12:00

    RODRIGO RODRIGO RODRIGO RODRIGO RODRIGO

    Tarde

    13:30 as 17:30

    JOICE JOICE JOICE JOICE JOICE

  • PRORROGAÇÃO – EDITAL Nº 03/2021

    PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO E ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E DATAS DO Edital de Seleção de Bolsista DTI-C, com formação em designer gráfico para composição de equipe de revisão de escopo no projeto “Formas de organização de apoio/suporte ao cuidador de pessoas com dependência funcional na atenção domiciliar: protocolo de revisão de escopo.”

    Clique aqui para ter acesso ao edital.