A Faculdade de Enfermagem no mês de maio estará com a mostra fotográfica da dissertação de mestrado do PPGenf da UFPel “A saúde mental dos pós-graduandos e suas estratégias de Coping à luz do método Photovoice” de autoria do mestrando Luciano Gentilini orientado pela Professora Valeria Coimbra.
A exposição fotográfica é uma das fases da metodologia Photovoice que é um método de pesquisa-ação participativa que utiliza fotografias para registrar experiências. (Touso, 2017).
A etapa do Photovoice chamado “apresentação das imagens” é onde as fotografias produzidas e escolhidas pelos participantes devem ser expostas ao grupo e a comunidade da Faculdade de Enfermagem, juntamente com os significados indicados por eles. Esse momento tem por objetivo a troca de “olhares” entre as percepções e significados atribuídas às produções dos componentes do grupo, por esse método os participantes analisam suas fotos em ciclos de reflexão, avaliação e ação, contribuindo para identificação e resolução de problemas sociais, ambientais e de saúde (Touso, 2017; Meirinho, 2017).
Os participantes da pesquisa contextualizaram as histórias e significados contidas nas imagens, pois a análise das imagens foi embasada nos temas trazidos pelos participantes com relação às fotografias (Meirinho, 2017). As produções dos participantes envolveram as temáticas “Saúde Mental dos Pós-graduandos” e “Estratégias de Coping”.
A CPA informa que no período de 15 de fevereiro à 15 de março encontra-se disponível o formulário para a avaliação do docente pelo discente. O acesso é através do sistema Cobalto, menu Aluno > Cadastro > Avaliação de Disciplina 2024/2.
Esta avaliação é utilizada para fins de progressão na carreira e, dessa forma, solicitamos que cada docente divulgue nas suas turmas, podendo disponibilizar um tempo para resposta durante as aulas, a fim de facilitar o preenchimento por parte dos estudantes.
Cabe destacar que a pesquisa é anônina e que os resultados serão disponibilizados apenas após o final das atividades do semestre.
A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deseja uma excelente gestão à professora Luciane Kantorski, que assume a coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Pelotas.
Docente da Faculdade de Enfermagem, líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva e referência nacional na área de saúde mental, a professora Luciane foi cedida pela UFPel à Prefeitura Municipal de Pelotas para contribuir com sua expertise no fortalecimento das políticas públicas de saúde mental.
Temos certeza de que sua experiência e compromisso farão a diferença na qualificação do cuidado em saúde mental no município. Desejamos muito sucesso nessa nova caminhada!
O prazo para as matrículas dos aprovados no Sisu 2025 foi PRORROGADO até a próxima segunda, dia 3 de fevereiro de 2025. Não esquece de enviar a tua documentação dentro do prazo!
⚠️ O sistema da UFPel precisou ser atualizado para resolver o problema enfrentado por alguns candidatos no envio dos documentos necessários para matrícula. O sistema já está funcionando normalmente, garantindo a compatibilidade com qualquer navegador para acesso e envio de arquivos.
🤗 Candidatos que não foram selecionados para a chamada regular, podem manifestar interesse na lista de espera, no site do Sisu, até o dia 31 de janeiro. Corre lá que ainda podes ter chance de vir pra UFPel!
🤔 Dúvidas podem ser direcionadas à nossa Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), através de chamado pelo link https://wp.ufpel.edu.br/perguntas/solicitar-atendimento/.
Mais de 15 mil estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) retornam às aulas nesta segunda-feira, 27, para a conclusão do segundo semestre letivo de 2024. O calendário acadêmico prevê que o semestre encerre no próximo dia 29 de março. Já o primeiro semestre de 2025 tem previsão de começo no dia 22 de abril.
Para recepcionar os alunos na retomada das atividades acadêmicas, a UFPel preparou uma programação de acolhida com atividades como encontros e apresentações artísticas e culturais. Confira a programação abaixo:
27/01 (segunda-feira)
Acolhida a estudantes nos RUs – nos RUs do Centro, Capão do Leão e Anglo. Encontro com a participação da equipe de gestão.
28/01 (terça-feira)
Roda de Choro – 17h, no Largo do Bola. Apresentação cultural com participação da Classe de Choro do 13º Festival Internacional Sesc de Música, coordenada pelo professor Mathias Pinto.
29/01 (quarta-feira)
Sarau Dia da Visibilidade Trans – 17h, na Casa Oca, na rua Dona Mariana, 1, bairro Porto.
30/01 (quinta-feira) Apresentação cultural Pedro Guterres – 12h, no Capão do Leão.
31/01 (sexta-feira)
Sextou no Mercado Público – 20h30, no Largo do Mercado Público. 13º Festival Internacional Sesc de Música, com apresentação da Orquestra Acadêmica.
Nova gestão
Desde o ínicio de janeiro, a UFPel conta com nova gestão, liderada pela reitora Ursula Silva e pelo vice-reitor Eraldo Pinheiro. As pró-reitorias também ganharam novos gestores, que serão apresentados aos alunos no encontro de acolhida, que integra a programação, e acontece na segunda-feira (27) nos RUs do Anglo, Capão do Leão e Centro. O objetivo do encontro e dos cartazes, que estarão afixados em locais de grande circulação na Universidade, é apresentar e aproximar os alunos de setores importantes para sua vida acadêmica. Conheça os órgãos, seus gestores e áreas de atuação:
Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe): acompanha o ingresso e a permanência de estudantes e servidores indígenas, quilombolas, negros, com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, Superdotação e Altas habilidades, LGBTQIA+; faz a gestão das políticas referentes às ações afirmativas da UFPel, de modo equitativo; trabalha pela prevenção e combate às diversas formas de violências. A Proafe foi recentemente criada, na gestão que se iniciou este ano. Suas ações podem ser acompanhadas pelo @proafe_ufpel no Instagram. Claudia Daiane Molet é a pró-reitora e pode ser contatada pelo e-mail codin@ufpel.edu.br.
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae): trabalha para que os estudantes tenham acesso, permanência e inclusão na UFPel, através da gestão de políticas de assistência estudantil. Administra os programas de assistência estudantil, da moradia ao restaurante universitário, do transporte à saúde dos estudantes. As ações da Prae podem ser acompanhadas pelo @prae.ufpel no Instagram e pelo site. Josy Anacleto é a pró-reitora e pode ser contada pelo e-mail praec@ufpel.edu.br.
Pró-reitoria de Ensino (PRE): gerencia a política e as atividades de ensino da Universidade, tanto na graduação como na pós-graduação. É onde fica a Coordenação de Registros Acadêmicos, que administra o ingresso, as matrículas e emite os diplomas. As atividades da PRE podem ser acompanhadas pelo site. Antônio Maurício é o pró-reitor e pode ser contatado pelo e-mail pre@ufpel.edu.br.
Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Prec): desenvolve a política de extensão e cultura da UFPel, através ações de extensão universitária e culturais registradas e aprovadas nos âmbitos competentes da Universidade. É responsável por coordenar os programas e projetos de inserção da UFPel na comunidade, em todas as áreas de atuação. As atividades da PREC podem ser acompanhadas pelo @prec.ufpel no Instagram e pelo site. Fábio Lima é o pró-reitor e pode ser contatado pelo e-mail prec@ufpel.edu.br.
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG): coordena e supervisiona as atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica que acontecem na UFPel. As atividades da PRPPG podem ser acompanhadas pelo @prppg.ufpel no Instagram e pelo site. Marcos Corrrêa é o pró-reitor e pode ser contatado pelo e-mail prppg.ufpel@gmail.com.