Início do conteúdo
    Notícias
  • Começam as atividades do Curso de Atualização de Saúde Mental em Emergências Humanitárias como a pandemia de COVID-19


    Esta semana começa as atividades do Curso de Atualização de Saúde Mental em Emergências Humanitárias como a pandemia de COVID-19. Este curso foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFPel coordenado pela Profa. Dra. Luciane Prado Kantorski e coordenação adjunta da Profa. Dra. Valéria Cristina Christello Coimbra.
    Tem o objetivo de desenvolver conhecimentos científicos acerca dos principais impactos sobre a saúde mental das pessoas decorrentes da emergência humanitária que estamos vivenciando, a pandemia de COVID-19.
    O curso será conduzido através de leituras de textos, videoaulas e lives, ao final será disponibilizado uma avaliação do curso. O cronograma e orientações gerais do curso estão no site.
    O curso está disponível no Portal de Grupo: https://www.gruposaudemental.com
    O login é o email cadastrado no ato da inscrição no curso e a senha foi envaida por email, caso o aluno não tenha recebido, orienta-se olhar no spam do email, e se não encontrar entre em contato pelo email do curso cursofenufpel@gmail.com.  (Qualquer dúvida sobre o curso ou material também pode ser enviadas para este email)

     

     

  • Live abordará As consequências do racismo estrutural

    O Coletivo de Diversidade Hildete Bahia, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, realizará a live “As consequências do racismo estrutural”, no dia 24/06, às 18h, nas páginas do facebook (https://www.facebook.com/coletivohildetebahia) e youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0TN7QtnZclQaAo9s9SU1vw).

    A live busca dar visibilidade sobre o tema tendo em vista às graves consequências do racismo na vida das pessoas e da sociedade em geral como a exclusão e a violência. Serão debatedores o Prof.André Luis Pereira, do IFSUL/Campus Pelotas, doutor em Sociologia pela UFRGS; a acadêmica do 4ºsemestre do curso de enfermagem Helena Cardoso e representante do Coletivo de Diversidade Hildete Bahia; ProfªMarina Soares Mota, doutora em Enfermagem pela FURG, professora da Faculdade de Enfermagem da UFPel,coordenadora adjunta do Coletivo Diversidade Hildete Bahia, membro do D’Generus/UFPel e do GEPESCA/FURG; e Helena Campelo, acadêmica do 5º semestre do curso de enfermagem e representante do diretório acadêmico Anna Nery.

    A ação da live é realizada pelo Coletivo Hildete Bahia em parceria com o Diretório Acadêmico Anna Nery da Faculdade de Enfermagem. O Coletivo de Diversidade Hildete Bahia da Faculdade de Enfermagem surge das inquietações de um grupo de discentes da enfermagem interessados em tratar a saúde de populações com foco nas questões de classe, raça, gênero, sexualidade, vulnerabilidade social entre outros. Conta com a coordenação das professoras Drª Michele Mandagará e Drª Marina Soares Mota. O diretório acadêmico Anna Nery – DAAN é uma entidade estudantil que representa todos os discentes da faculdade de enfermagem da UFPel, tanto da graduação quanto da pós.

  • Inscrições para Mini-cursos para todos os semestres sem limite de vagas

    A Faculdade de Enfermagem Comunica que foram disponibilizados, durante o período de matriculas do calendário alternativo, inscrições para Mini-cursos para todos os semestres sem limite de vagas.

    Já a disciplina Optativa de “Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias”, devido a procura, ampliará suas vagas de 80 para 927 vagas. Contudo, nem todos alunos conseguiram migrar de turma e garantir sua vaga. Informamos que os mesmos terão novamente oportunidade para esta disciplina no período de Correção de Matrículas junto ao Colegiado da Enfermagem pelo e-mail: enfermagemcolegiado@gmail.com, no período de 16/06 a 19/06/2020 e pretendemos contemplar a todos. Informamos que a disciplina optativa ‘Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Emergências Humanitárias’, tem o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre os impactos na saúde mental das pessoas decorrentes de emergências humanitárias como por exemplo a pandemia da COVID-19. Agradecemos a compreensão.

  • Nota de pesar – Prof. Ari Nunes Assunção

    Com pesar, que comunicamos o falecimento, no dia último dia 13 de junho de 2020 do professor aposentado e ex-diretor da Faculdade de Enfermagem da UFPel Professor Ari Nunes Assunção, nascido em 15/06/1940, faleceu aos 79 anos de idade.

    Possuía graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1993), graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1972), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Foi professor da Faculdade de Enfermagem da UFPel de 1980 a 2002, ocupante de cargos administrativos como Diretor de 1986 a 1988, tinha experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Dependência Química nos seguintes temas: enfermagem, saúde, alcoolismo, saúde mental e família.

    A Faculdade de Enfermagem, por meio de sua Direção, Professores, Funcionários e Comunidade, lamenta com pesar seu falecimento e neste momento de perda e dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos

     

    Direção da Faculdade de Enfermagem

  • Projeto APP Seguro lança material com dicas e cuidados para trabalhadores por aplicativo

    O Projeto APP Seguro, da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) produziu material informativo e educativo para trabalhadores de empresas-aplicativo com vistas ao enfrentamento dos problemas econômicos e sanitários decorrentes da COVID-19.

    O material é constituído de uma série de dicas e cuidados de segurança ilustrados para motoristas, entregadores e usuários de serviços de transporte privado de passageiros e delivery no contexto da pandemia pelo coronavírus.

    As imagens foram idealizadas em formato eletrônico para beneficiar sua disseminação em aplicativos de dispositivos móveis, a exemplo do WhatsApp.

    O conteúdo foi elaborado em parceria com as professoras Deisi Soares, Diana Cecagno, Lenice de Quadros e Lilian Moura de Lima, da Faculdade de Enfermagem da UFPel, e com a Associação de Motoristas por Aplicativo de Pelotas (AMAPEL).

    Sua criação contou com uma primeira etapa de levantamento de dúvidas junto a esses trabalhadores e o posterior auxílio do presidente da AMAPEL, Marcelo Siqueira, na etapa de revisão dos conteúdos.

    As imagens, já finalizadas, foram distribuídas por duas federações brasileiras da categoria, uma de sindicatos e outra de associações de motoristas, o que permitiu a disseminação do material em 19 estados do país. A próxima etapa do trabalho será a criação de podcasts a partir do conteúdo identificado na etapa de elaboração do material.

     

  • TRABALHADORES DA ENFERMAGEM DE PELOTAS

    No mês de abril a FAPERGS lançou o Edital 06/2020, tendo 215 proposta apresentadas, 36 aprovadas, 5 destas da nossa Universidade.
    Entre as propostas aprovadas a pesquisa “Avaliação do Impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos trabalhadores da Enfermagem na rede de serviços de saúde de Pelotas”, Coordenação geral da Professora Luciane Prado Kantorski e coordenação do trabalho quantitativo professora Michele Mandagará de Oliveira da Faculdade de Enfermagem.
    A pesquisa obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFPel através do parecer 4.047.860 de 26/05/2020 sendo liberada a coleta de dados por termo de anuência e parecer do CEP nos serviços de saúde da rede municipal, pronto socorro e Hospital Escola da UFPel. A Coleta está prevista para começar em início de junho e se dará por meio de questionário online ou por telefone até o mês de agosto. A supervisão da coleta e acompanhamento será feita por docentes e estudantes do PPGEnf de doutorado.

     

    PARTICIPE DA PESQUISA:

    AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM NA REDE.

    Através do site: https://www.gruposaudemental.com/post/trabalhadores-da-enfermagem-de-pelotas

  • Laboratório de Formação e Atendimento em Reiki – LaFAReiki

    Projeto de Extensão

    Laboratório de Formação e Atendimento em Reiki – LaFAReiki.

    O Reiki é uma das 29 Práticas Integrativas em Saúde reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma prática energética realizada através da imposição de mãos que é capaz de poder contribuir com a promoção do bem-estar e com a diminuição dos sentimentos de medo e ansiedade gerados pela atual situação. Mesmo que a maior parte dos atendimentos seja realizada presencialmente pela imposição de mãos, em algumas situações, a energia também pode ser enviada à distância, a quem escolher, assim recebê-la. Durante a pandemia ocasionada pelo Coronavírus, o projeto de extensão “Laboratório de Formação e Atendimento de Reiki” (LaFAReiki) da Faculdade de Enfermagem da UFPel, em parceria com o projeto Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Rede de Atenção à Saúde, está realizando o envio à distância da energia Reiki, a todos os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19.

    Em dois meses de trabalho, o projeto recebeu 273 solicitações de envio de Reiki. Os pedidos são recebidos continuamente pelos e-mail “pic.ras.ufpel@gmail.com“ ou “lafareiki@gmail.com”, bastando apenas informar o nome completo. O grupo Reikianas é composto por 28 pessoas incluindo professores, acadêmicos e egressos da graduação e pósgraduação da UFPEL e de outras instituições.

     

    Adrize R. Porto e Sidnéia T. Casarin
    Coordenadoras

     

  • Resultado do Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto UM OLHAR SOBRE O CUIDADOR FAMILIAR: QUEM CUIDA MERECE SER CUIDADO

    EDITAL nº 01/2020

     

    Resultado do Edital de Seleção de Bolsista (s) para o projeto UM OLHAR SOBRE O CUIDADOR FAMILIAR: QUEM CUIDA MERECE SER CUIDADO

    Registro no Cobalto nº 391

     

    NOME CLASSIFICAÇÃO/Aprovados*
    Renata Goncalves de Oliveira 1º Lugar Nota:  9,08
    Graziela da Silva Schiller 2º Lugar  Nota: 8,98
    Lucas da Silva Dellalibera 3º Lugar Nota: 8,76
    Larissa Bierhals 4º Lugar Nota: 8,58
    Maria Eduarda dos Santos Goncalves 5º Lugar Nota: 7,81
    Vitoria de Almeida Ferreira 6º Lugar Nota: 7,08

     

    *6.5 Os candidatos que obtiverem média final maior que 7,0 serão classificados para vaga. Os selecionados serão chamados por ordem de classificação.

    ** O edital tem uma vaga para bolsista.