A Universidade Federal de Pelotas divulgou, nesta segunda-feira (10), as listas finais de inscrições para as modalidades de formaturas institucionais, os dias e horários […]
COMUNICAÇÕES ORAIS APROVADAS XXXII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
obs.: Os trabalhos submetidos para comunicação oral e não aprovados para esta forma de apresentação, foram indicados para poster, caso seu trabalho não esteja nesta lista
verifique na listagem de posteres
Como é do conhecimento de muitos, há centenas de alunos nas escolas, os quais as famílias não possuem condições financeiras de ofertar vestuário para a prática de atividades físicas. Como futuros professores e conhecedores de tal realidade, sentimos a necessidade de promover práticas que oportunizem a estas crianças terem condições mínimas para se exercitarem, tanto na escola, como no dia-a-dia. A principal carência que nos deparamos é a falta de calçados, pois muitos alunos vão de chinelos para escola, mesmo em dias frios.
O grupo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância – PET DT, juntamente com o Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico da ESEF, fará levantamento das demandas nas escolas situadas em zonas de alta vulnerabilidade social, cadastrando estudantes carentes para participarem do banco de tênis. No cadastro constará o nome, sexo, idade e número que cada aluno calça.
Objetivo: Possibilitar que crianças e adolescentestenham um tênis. Este tênis, além de proporcionar uma prática corporal com segurança e conforto, suprirá a carência quanto à falta de calçados para o dia-a-dia.
População atendida: Serão envolvidas, inicialmente, entre 5 e 10 escolas nos bairros Várzea, Areal (Dunas e Bom Jesus), Santa Terezinha e Getúlio Vargas.
Campanha: Será efetuada campanha de arrecadação de tênis (usados e novos) por redes sociais, com a colaboração de academias, lojas de suplementos e clubes sociais,como pontos de coleta. Haverá confecção de cartazes com logotipo que caracterize/identifique o projeto, divulgando a arrecadação e paraidentificar os pontos de coleta. Faremos campanhas em escolas particulares de ensino fundamental e médio, na UFPel, UCPel, Institutos Federais, Anhanguera e demais faculdades, conscientizando o maior número de estudantes da importância de se desfazerem do que já não usam com tanta freqüência para auxiliar os estudantes mais carentes.
Vale dizer que o projeto será contínuo, ficando como responsabilidade do PET DT buscar as doações nos postos de coleta pré-estabelecidos periodicamente; gerenciar o grupo nas redes sociais; distribuir as arrecadações de acordo com os cadastros dos alunos carentes e atualizar anualmente os cadastros junto às escolas.
Diante de um auditório repleto de alunos, colegas e comunidade, o professor Alexandre Carriconde Marques recebeu das mãos do seu antecessor, José Francisco Schild, o comando da Escola Superior de Educação Física (Esef) para mandato de duração de quatro anos. Na cerimônia marcada pela emoção da despedida e pela alegria do novo compromisso, estavam presentes o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, pró-reitores e representantes da sociedade civil, além do também empossado vice-diretor, professor Mario Renato de Azevedo Júnior.
Apesar de já ter sido chefe de departamento na unidade, é a primeira vez que Marques assume a diretoria da Escola e por isso carrega uma grande expectativa, segundo suas palavras. “Eu realmente vivo a ESEF”, afirma o novo diretor. Ele define-se como um extensionista e tem nessa área uma grande atuação, especialmente no cuidado da atividade física adaptada a pessoas com necessidades especiais.
Embora tenha uma atuação voltada para a extensão, Marques diz que a sua atenção será voltada para as três áreas, dando continuidade a um processo de fortalecimento que levou a ESEF a ser uma das unidades em destaque dentro da Universidade. “Acredito na ESEF pois faço parte dela. A ESEF somos todos nós”, disse o professor durante o seu discurso de posse. Uma das metas pontuadas pelo professor é a de manter a abertura da Escola Superior de Educação Física à comunidade pelotense, por meio de projetos que já atingem quase duas mil pessoas, e ampliar esta atuação. Outra iniciativa a ser reforçada é o processo de criação de uma cultura esportiva dentro da UFPel, para que servidores e alunos mantenham o hábito da atividade física. Na questão estrutural, o objetivo é a realização da obra de construção da piscina e das salas voltadas às lutas e às ginásticas.
O reitor da Universidade, professor Mauro Del Pino, destacou o grande processo de desenvolvimento que a ESEF manteve nos últimos anos, durante a administração do professor Schild, demonstrando a dinamicidade da unidade, e disse acreditar na potencialização dessa realidade na nova gestão: “Seremos parceiros na manutenção do que está sendo feito e nas novas frentes de atuação”. Segundo o reitor, a eleição de Marques e Azevedo de forma direta é uma mostra da energia democrática que a UFPel tem vivido, especialmente por ter sido realizada por meio do voto universal.
Emoção na despedida
A cerimônia de posse também foi marcada pela emoção mostrada pelo antigo diretor, professor Schild, e de toda a comunidade da ESEF. Em seu discurso, ele lembrou as dificuldades enfrentadas para o crescimento da unidade, tanto no sentido da estrutura física quanto na área acadêmica, que vive momento de expectativa para a aprovação do projeto de doutorado. Após a transmissão do cargo, foram conduzidas homenagens aos ocupantes anteriores da diretoria, que receberam placas, e também a reprodução de um vídeo produzido pelos técnicos administrativos.
Na manhã desta quinta-feira (24), às 10h, será empossada a nova diretoria da Escola Superior de Educação Física. Na ocasião, a unidade passará a ser liderada pelo professor Alexandre Carriconde Marques, assessorado pelo professor Mario Renato de Azevedo Júnior.
Alexandre Carriconde Marques
O novo diretor é graduado em Educação Física pela UFPel, especialista em Educação Física Escolar (UFPel) e Administração (FGV), mestre em Educação Física pela UFSM e doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. É professor adjunto da Universidade e atua especialmente na área do esporte adaptado, ou seja, das atividades físicas voltadas às pessoas com necessidades especiais. Por esse motivo, é consultor do Ministério do Esporte em programas voltados para este fim, como o Segundo Tempo.
Mario Renato de Azevedo Júnior
Já o vice-diretor é graduado em Educação Física e mestre e doutor em Epidemiologia, todos pela UFPel. Além de professor adjunto na ESEF, é pesquisador no Grupo de Estudos em Epidemiologia da Atividade Física (GEEAF).
Devido existirem vagas limitadas e a alta procura pelo programa, já com lista de espera, as inscrições foram encerradas. Informamos a todos os inscritos que estaremos entrando em contato.
O Colegiado de Curso da ESEF/UFPel torna público os critérios referentes ao Edital 027/2013 – DRA, que dispõe de 29 vagas no curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade de ingresso de Portador de Título.
As vagas serão distribuídas de acordo com os seguintes critérios:
1º Formados em Bacharelado em Educação Física na ESEF/UFPel 2º Formados em Bacharelado em Educação Física em outra IES 3º Formados em cursos de Licenciatura 4º Formados em cursos da área da Saúde 5º Formados em outros cursos
Para cada item serão considerados como critérios de desempate para Portadores dediploma de Curso Superior: 1. Maior média no curso 2. Candidato com maior idade
Atenção alunos interessados em participar do IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde em Curitiba, entre os dias 13 e 16 de novembro.
Os Departamentos e os Colegiados estão organizando um ônibus para que alunos de graduação e pós-graduação da ESEF possam participar do IX CBAFS. Entre os dias 07 e 21 de outubro os interessados poderão fazer sua pré-inscrição para este ônibus junto ao Colegiado.
É importante destacar que haverá um custo para cobrir as diárias do motorista
Para a seleção dos 40 alunos serão obedecidos, em ordem, os seguintes critérios:
1º – Alunos com trabalhos aprovados como primeiro autor;
2º – Alunos com trabalhos aprovados como co-autores;
3º – Demais alunos interessados em participar do evento.
Se o número de interessados em algum dos critérios exceder ao número de vagas disponíveis, a seleção será conduzida por sorteio.