Remar para o Futuro, projeto de extensão da ESEF/UFPel, é o único gaúcho a receber a inédita Medalha Rei Pelé em 2025
A ESEF/UFPel tem a honra de destacar e celebrar o reconhecimento nacional concedido ao Projeto Remar para o Futuro, sediado em Pelotas (RS). A iniciativa, da qual a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é parceira essencial, será a única do Rio Grande do Sul a receber a primeira edição da prestigiosa Medalha Rei Pelé, concedida pela Câmara dos Deputados.
A Medalha Rei Pelé foi instituída para reconhecer pessoas e instituições que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social para populações de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
O Projeto Remar para o Futuro, que celebrou 10 anos em outubro, oferece gratuitamente a prática do remo olímpico para jovens e adolescentes de escolas públicas, atuando no turno inverso ao escolar, às margens do Arroio Pelotas.
Essa importante parceria entre o projeto, a UFPel, a Prefeitura de Pelotas e o Centro Português 1º de Dezembro é fundamental para a continuidade de um trabalho que já atendeu mais de 150 jovens, com a notável marca de ter formado atletas que representaram o Brasil em competições internacionais.
O coordenador do projeto, Fabricio Boscolo, afirmou que a medalha representa um “reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido em Pelotas e reforça a importância do esporte como agente de transformação social.”
Parabenizamos o Remar para o Futuro por esta distinção merecida, que engrandece o nosso estado e ratifica a força da união entre esporte, educação e responsabilidade social