Oportunidade de Estágio – Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica e Engenharia Agrícola.
A Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos – GMHEC, gerência integrante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, apresenta oportunidade de estágio para estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica e Engenharia Agrícola.
Especificações da vaga:
• Jornada de 04 horas diárias, podendo ser no período da manhã ou da tarde.
• Necessário conhecimento nas ferramentas do pacote Office.
• Desejável conhecimento em gestão dos recursos hídricos e softwares de geoprocessamento.
• Duração do estágio: 01(um) ano, podendo ser prorrogado por igual período.
• Local do estágio: Cidade Administrativa de MG (Belo Horizonte/MG)
“O curso de Engenharia Civil da UFERSA tem o prazer de convidar toda sociedade acadêmica para prestigiar o evento “III CONGRESA – III CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO“, cuja temática será: “Engenharia Civil na prática e suas responsabilidades”, constituído por diversas palestras, mesas-redondas e minicursos que ocorrerão nos dias 09 a 13 de agosto, na modalidade online, e pela publicação dos anais no site do evento.
ATENÇÃO:
O evento “III CONGRESA” é gratuito e está aberto para toda a sociedade acadêmica brasileira e de profissionais das áreas afins.
Inscrições: 23 de junho a 6 de agosto.
CHAMADA DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:
Envio de Resumos Expandidos: 23 de junho a 08 de julho de 2021 (através da inscrição no evento)
Divulgação da lista parcial de trabalhos aprovados: A partir de 16 de julho de 2021
Divulgação do Resultado final de trabalhos aprovados: A partir de 28 de julho de 2021
Apresentação dos Trabalhos Científicos: 13/08/2021, com sessão e horários a definir.
Confirmação da inscrição no evento no ato da inscrição.
A Comissão de Estágio Profissionalizante informa os horários para apresentação do relatório final de estágio curricular profissionalizante dos seguintes discentes:
Cassio Bolonia Horta de Oliveira (16102590): 18/06 das 13:30 às 14:00 h;
Erick Lapischies Bezerra (14104102): 18/06 das 14:00 às 14:30 h;
Gabriel Inácio Laux dos Santos (15104570): 18/06 das 14:30 às 15:00 h;
Wactor Sell Timm (16102603): 18/06 das 15:00 às 15:30 h;
Willian da Silva Silva (17100460): 18/06 das 15:30 às 16:00 h;
Ígor Marini Peter (16101319): 18/06 das 16:00 às 16:30 h;
Jonas Schiavon Fernandes dos Santos (15101349): 18/06 das 16:30 às 17:00 h;
Rafaela Medina da Silva (15101348): 18/06 das 17:00 às 17:30 h;
Thales Soares Valente (16102602): 18/06 das 17:30 às 18:00 h.
Os alunos que quiserem assistir as apresentações elas serão realizadas em sessão de videoconferência da Webconf disponível em: https://webconf.ufpel.edu.br/b/heb-e7y-9f3 .
A Comissão de Estágio de Vivência informa que no dia 22 de junho ocorrerá o Seminário de Estágio de Vivência. Aqueles que desejam participar devem enviar até o dia 18 de junho o Termo de Realização para o e-mail estagiodevivencia19@gmail.com. Recomenda-se aos participantes que preparem as apresentações em arquivos .pdf.
Tempo limite das apresentações: 10 minutos.
Horário: 14 h.
Sala virtual: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/ali-gtm-92k
Em reunião realizada pela comissão competente, foram estabelecidos as seguintes datas e procedimentos para a submissão e avaliação dos documentos comprobatórios referentes às atividades complementares e carga horária livre semestre 2020/2:
=> Processo de submissão de documentos comprobatórios:
a) Período de submissão dos documentos comprobatórios: entre 07 de junho de 2021 a 11 de junho de 2021, diretamente para o e-mail engcivil.ac.chl@gmail.com, para alunos formandos no semestre 2020/2 e alunos não formandos aptos a submeter documentos comprobatórios;
b) O requisito para submissão de documentos comprobatórios é estar no sexto semestre do curso de Engenharia Civil, cursando, ao menos, uma disciplina do semestre mencionado;
c) O e-mail disponibilizado para submissão de documentos retornará uma resposta automática, sinalizado o recebimento do e-mail com a documentação enviado pelo(a) aluno(a). Entretanto, o conteúdo do e-mail enviado à comissão é de inteira responsabilidade do(a) aluno(a).
d) Ademais, o e-mail disponibilizado para submissão de documentos tem exclusivamente este fim, sendo vedado a troca de mensagem para esclarecimento de dúvidas através dele. Meios para solução de dúvidas sobre o processo de submissão e avaliação de documentos de comprobatórios serão divulgados pela comissão em tempo hábil.
c) Documentos comprobatórios das horas solicitadas em atividades complementares, em versão PDF, identificados conforme identificação utilizada no preenchimento do formulário mencionado em a). Somente serão aceitos documentos no qual os membros da comissão poderão comprovar veracidade;
d) Documentos comprobatórios das horas solicitadas em carga horária livre, em versão PDF, identificados conforme identificação utilizada no preenchimento do formulário mencionado em b). Somente serão aceitos documentos no qual os membros da comissão poderão comprovar veracidade;
e) No caso de submissão de certificados físicos (não virtuais), cópias escaneadas da frente e do verso dos documentos devem ser enviadas, juntamente com atestado devidamente preenchido e assinado da veracidade dos documentos. O modelo de atestado será disponibilizado aos alunos até o dia 07/06/2021. O não envio do atestado ou seu preenchimento incorreto invalida os documentos originais para o cômputo de atividades complementares e carga horária livre.
=> Datas previstas dos trabalhos da comissão e divulgação dos resultados:
a) Entre os dias 14/06/2021 a 18/06/2021: análise dos documentos comprobatórios dos formandos do semestre 2020/2, com previsão de divulgação dos resultados até o dia 21/06/2021;
b) Entre a semana anterior de início do próximo semestre letivo (o segundo de 2021, ou o que será chamado de 2021/1) e o dia anterior de início da matrícula especial do referido semestre: análise dos documentos comprobatórios dos não formandos, com previsão de divulgação dos resultados até o dia anterior de início da matrícula especial do próximo semestre letivo (o segundo de 2021, ou o que será chamado de 2021/1).
=> Sobre cômputo de horas em atividades complementares referentes à participação como ouvinte nas disciplinas de Trabalho de Graduação (I e II) e Estágio Curricular Profissionalizante;
a) Para as defesas de Trabalho de Graduação e Estágio Curricular Profissionalizante, serão criadas salas no Webconf da UFPel cujos links serão disponibilizados com pelo menos um dia de antecedência às defesas;
b) Os(As) alunos(as) interessados devem acessar os links acima referidos para assistirem às defesas, devendo permanecer na sala durante o período de apresentação dos acadêmicos e arguição dos membros da banca examinadora;
c) Caberá aos presidentes dos trabalhos realizados nas defesas enviar à comissão de atividades complementares e carga horária livre a lista dos presentes nas referidas defesas. Desta forma, os critérios de verificação de presença durante as defesas serão estabelecidos pelos presidentes dos trabalhos, podendo não bastar o simples login na sala virtual para garantir presença nas defesas e a consequente comprovação das horas em atividades complementares como ouvinte;
A comissão fica à disposição para quaisquer esclarecimentos a respeito do processo de submissão e avaliação de documentos comprobatórios, através do e-mail theisenkm@yahoo.com.br
Att.
Prof. Klaus Machado Theisen
Presidente da comissão de avaliação de cômputo em horas de atividades complementares e carga horária livre do curso de Engenharia Civil – Ceng – UFPel.
Tendo em vista que este calendário não tem caráter optativo, o aluno impossibilitado de cursar disciplinas neste semestre deverá justificar ao colegiado até o dia 26/03/2021 sua impossibilidade, sob pena de ser desligado por abandono de curso, perdendo a sua vaga.
No link abaixo é possível baixar o formulário para justificativa
Após o processamento das solicitações de matrícula on-line, o aluno deverá
acessar o sistema acadêmico e consultar sua matrícula. Caso necessite realizar algum
ajuste, deverá solicitar a correção de matrícula nos dia 09 e 10 de março, através do
Sistema Cobalto, no menu:
Aluno – Cadastro – Correção de matrícula
Durante o período de solicitação de correção de matrícula, neste menu, o aluno
poderá solicitar a exclusão e/ou a inclusão de turmas, porém a efetivação da matrícula
dependerá da homologação do colegiado de seu curso e da existência de vaga na(s)
turma(s) solicitada(s).
Mais um calendário letivo se aproxima. Diferente dos últimos dois calendários de ensino remoto, nesse, a matrícula é OBRIGATÓRIA. O aluno impossibilitado de cursar disciplinas neste semestre deverá justificar ao colegiado sua impossibilidade, sob pena de ser desligado por abandono de curso.
Atente para as datas importantes:
04 a 07/03 : matrícula para disciplinas teórico e teórico-práticas remotas
08/03 : revisão da solicitação
09 a 12/03: alteração na solicitação
15/03: início das aulas (formato remoto)
16/03 e 17/03: matrícula especial
24 a 26/03: matrícula das disciplinas teórico-práticas e práticas presenciais
maio: início das aulas (formato presencial)
26/03: Data limite para enviar justificativa ao seu colegiado caso você não tenha realizado matrícula em nenhuma disciplina, para que não perca sua vaga.