Windsurf: contato com a natureza e adrenalina são grandes atrativos do esporte

Por Vicente Pardo

Além dos ganhos físicos, muitas pessoas procuram alternativas esportivas que proporcionem outras formas de bem estar. Este é um dos atrativos dos esportes náuticos, como o Windsurf, prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e que chama atenção principalmente no verão. Mais do que trabalhar em melhorias da condição física do praticante, a atividade possibilita um contato direto com a natureza.

O estudante Renan Teixeira, praticante do esporte há três anos, conta que desde criança sempre gostou do contato com a água, através de brincadeiras infantis e pranchas de isopor. Seu primeiro esporte náutico foi o Surf que, segundo ele, não era uma atividade que o satisfazia por completo.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1xyR5qJ)

O jovem conheceu o Windsurf através de um amigo, que o levou para acompanhar a prática. Logo nos primeiros contatos, o esporte chamou atenção de Teixeira pela união entre velocidade, adrenalina e contato com a natureza.  “A combinação de velocidade e água, no primeiro momento, nos transmite a ideia de algo a motor. No entanto dependemos única e exclusivamente de condições naturais”, explica o estudante que acredita que o contato com a natureza é um dos pontos mais interessantes do desporto.

Apesar da popularidade entre os praticantes, o Windsurf ainda não é um esporte de grande cobertura midiática no Brasil. Renan conta que na maioria das vezes precisa explicar para as pessoas como funciona a atividade física que ele pratica. O estudante também acredita que uma maior divulgação do esporte ajudaria na sua popularização e, consequentemente, aumentaria o apoio aos atletas brasileiros.

“É um esporte em potencial, mas pouco divulgado no País. Com a costa brasileira, onde temos ventos sempre constantes, era para termos muito mais praticantes. O Windsurf é um esporte caro e a falta de apoio e patrocínio sempre dificulta para o atleta”, explica Renan. O Windsurf é considerado esporte nacional em muitos países, como a Dinamarca e Polônia, locais que não apresentam condições tão propícias como as do Brasil.

Apesar do grande investimento financeiro que o Windsurf demanda, Teixeira incentiva a prática. “Vale a pena economizar se for o caso. É um esporte de contato direto com a natureza, dependendo única e exclusivamente de condições da mesma, da qual se utiliza sem nenhum ponto prejudicial ao meio ambiente”, exalta o jovem.

O Windsurf é um esporte bastante completo. A atividade física trabalha, principalmente, os músculos das pernas, braços, abdômen e costas, além de desenvolve de maneira interessante a resistência muscular. Além dos ganhos físicos, o contato direto com a natureza oferece uma sensação de bem-estar ao praticante.