Pelotas retorna ao Gauchão e conquista o título da Divisão de Acesso

O volante Carlão Moraes (sem camisa), símbolo da raça áureo-cerúlea, é cercado pelos torcedores após o final da partida

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo, dia 24 de junho, o Pelotas entrou em campo pela última vez no semestre para decidir o Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso. O adversário era o Aimoré de São Leopoldo e o Lobo precisava da vitória para garantir o troféu maior da competição. A partida, que foi realizada na Boca do Lobo, foi vencida pelo áureo-cerúleo, 4×0. Desta forma, o Pelotas, que já tinha o retorno ao Gauchão garantido desde o dia 10 de junho, conseguiu colocar mais uma taça na sua estante de conquistas.

O JOGO

O início de partida do Lobo foi arrasador, pois em menos de dez minutos e com duas conclusões ao gol do Aimoré, o time de Paulo Porto já vencia por 2×0. Aos 5 minutos, Giovane Gomez converteu o infantil pênalti cometido pelo zagueiro Luiz Henrique.

Aos 9 minutos, o Lobo teve um escanteio, o goleiro Pablo aliviou para fora da área, mas o rebote ficou com Germano, que estava no lado direito de ataque, o volante (o melhor jogador em campo) ajeitou-se e chutou de esquerda no ângulo do goleiro do Índio Capilé. Vantagem elástica garantida no início do jogo.

O Aimoré, atordoado pelo começo avassalador do Pelotas, e sem seu principal jogador  (Marco Antônio), não conseguiu ameaçar a meta do goleiro Giovane. Pior que isso, mesmo recuando no seu posicionamento e esperando as investidas do Aimoré, ainda assim o Lobo teve mais três boas chances para aumentar o marcador. O sistema defensivo do áureo-cerúleo teve uma atuação perfeita, anulando Ronaldinho Gramadense, o articulador do Aimoré, e matando quase todas as chances do time da região metropolitana de Porto Alegre.

Na segunda etapa, o Aimoré tentou partir para abafar o sistema defensivo do Pelotas, mas aos 10 minutos, Hugo Sanches roubou uma bola na intermediária de ataque da equipe de São Leopoldo e lançou Cléverson, que saiu do campo do Pelotas e foi até a entrada da área do Aimoré, quando rolou para Gustavo Xuxa chutar sem goleiro e fazer o terceiro gol da partida. O título estava virtualmente garantido.

O Aimoré teve sua primeira e única chance real de gol apenas aos 18 minutos do segundo tempo, quando Elias cabeceou e Giovane fez uma grande defesa. O golpe fatal do Pelotas sobre o Aimoré aconteceu aos 29 minutos. Foi neste momento que Giancarlo, que substituiu Giovane Gomez, lançou Cléverson, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro, o centroavante Giancarlo apenas encostou e deu números finais ao jogo.

Com o resultado garantido, tanto o Pelotas quanto o Aimoré puxaram o freio de mão, o jogo diminuiu de ritmo e a torcida passou a esperar o apito final de Leandro Vuaden para fazer a festa do título da Divisão de Acesso.

Após o jogo, os atletas do Pelotas passaram a comemorar a conquista. Para o lateral Adriano Lara, que fez o gol que garantiu o Acesso, diante do Inter-SM, o Pelotas foi vencedor porque propôs o jogo desde o início contra o Aimoré. Enquanto isso, o técnico Paulo Porto, que comandou o áureo-cerúleo na conquista, falou que já existem acertos para que ele permaneça na Boca do Lobo, mas que a palavra final é do presidente Gilmar Schneider. Já o presidente garantiu que parte do planejamento para a disputa da Copa Wianey Carlet está pronto, mas que no dia de hoje era só alegria na festa bonita e maravilhosa da torcida azul e amarelo.

NÚMEROS E CURIOSIDADES DA DIVISÃO DE ACESSO (GERAL)

Time que mais pontuou: Pelotas – 39 pontos (20 jogos);

Times que mais venceu: Pelotas – 11 vitórias (único time que venceu mais de dez jogos);

Times que menos perderam: Pelotas (20 jogos), Esportivo (16 jogos), União Frederiquense (14 jogos) e Bagé (14 jogos) – 3 derrotas;

Melhor ataque: Pelotas – 33 gols;

Melhor defesa: Esportivo (16 jogos) – 10 gols sofridos;

Artilheiros: Giovane Gomez (Pelotas) – 7 gols, Jean Roberto (Pelotas) e Jackson (Inter-SM) – 6 gols;

Total de gols: 263 em 125 jogos;

Média: 2,10 gols/jogo;

O Pelotas foi perfeito quando atuou na Boca do Lobo durante o Gauchão da Divisão de Acesso. O Lobo venceu as dez partidas que disputou no seu estádio. Este aproveitamento compensou os nove pontos que a equipe conquistou fora de casa;

Paulo Porto entra definitivamente na história do Esporte Clube Pelotas. Foi sob o comando de Porto que o Lobo conquistou os seus quatro últimos troféus. O técnico orientou o aúreo-cerúleo na Copa Região Fronteira-Sul e na Supercopa Gaúcha, em 2013. E, no início do ano seguinte, levou o Pelotas ao título da Recopa Gaúcha, conquistada sobre o Inter-B, treinado por Clemer. Neste jogo decisivo, o Pelotas saiu perdendo por 2×0 para o Colorado, mas virou o marcador para 3×2;

Comentários

comments

Você pode gostar...