Brasil perde e termina rodada do Brasileirão da Série B na Zona de Rebaixamento

Situação do Xavante é delicada. Foto: Jonathan Silva/AI GEB

Por Luís Artur Janes Silva

Sábado, dia 19 de maio, o Brasil voltou ao Bento Freitas e enfrentou o Sampaio Correa em mais uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O frio afugentou parte do público e parece ter congelado o entusiasmo do rubro-negro da Baixada, pois o Xavante teve uma atuação abaixo da média e acabou sendo derrotado pelos maranhenses, 1×2.

PRIMEIRA ETAPA

No primeiro minuto do jogo, o Brasil deu mostras de que poderia vencer o Sampaio Correa, quando Éder Sciola cruzou e Michel, sem querer, concluiu e a bola foi para fora. Voltando a utilizar o toque de bola e abrindo o jogo pelas pontas, o Brasil deu esperança à sua torcida de que teria uma boa atuação, mas esta impressão durou no máximo dez minutos.

Depois disto, o time do Maranhão começou a tomar conta das ações e, aproveitando-se de uma jornada especialmente ruim do sistema defensivo xavante teve uma chance clara de gol logo aos 8 minutos, quando Carlão chuta rasteiro e Marcelo Pitol abafa.

Comandado pelo meia João Paulo, o grande destaque do jogo, o Sampaio Correa abriu o marcador no momento em que este meia cobrou uma falta do lado direito e colocou na cabeça do zagueiro Fredson. O cronômetro marcava 16 minutos do primeiro tempo.

Três minutos depois, os maranhenses chegaram mais uma vez e conseguiram um escanteio depois de uma intervenção providencial de Leandro Leite. Neste momento, o Brasil tinha uma atuação apática, vítima de erros consecutivos da defesa, da falta de criatividade do meio campo e da ineficiência do ataque que não era municiado de forma  constante.

A inconsistência do Brasil foi punida mais uma vez aos 45 minutos da etapa inicial, quando Bruno Moura escapou pela direita, nas costas do lateral Collaço. Moura cruzou e o zagueiro Héverton anotou contra a meta de Marcelo Pitol. O segundo gol tornou ainda mais difícil a missão do Xavante.

SEGUNDA ETAPA

Com as entradas de Luiz Eduardo e do jovem Kaio nos lugares dos inoperantes Michel e Wellinton Júnior, o Brasil adiantou suas linhas, melhorou sua movimentação e levou mais perigo à defesa maranhense.

Mesmo com esta melhora, é lícito dizer que o Brasil continuou investindo nas bolas alçadas na área ou nas cobranças de falta ou escanteios de Itaqui, o grande jogador do rubro-negro na partida. E foi dos pés de Itaqui que saiu o gol de honra do Xavante. Aos 17 minutos, o meia bateu um escanteio e o lateral Éder Sciola, de cabeça, descontou para o Brasil, anotando o terceiro tento nesta Série B e confirmando a posição de artilheiro da equipe na competição.

Quando todos esperavam que o Brasil partisse para cima e buscasse o empate, o que se viu foi um time que mais uma vez esbarrou no lento toque de bola da defesa e na falta de criatividade do meio campo, personificado na figura de Lourency, que pouco efetivo, acabou substituído pelo contestado Valdemir, que perdeu uma gol incrível aos 35 minutos do segundo tempo.

Com o término da partida e a confirmação da derrota, os jogadores xavantes procuravam explicar o revés. Éder Sciola reconheceu que o rubro-negro não fez um bom primeiro tempo, mas que na etapa final pressionou e que poderia ter empatado e até virado o marcador. Enquanto isso, Toty que voltava ao time após longo período afastado por causa de uma lesão, também dizia que o Brasil não havia feito um bom primeiro tempo e que seria necessário que os jogadores tivessem tranquilidade para tirar a equipe do mau momento.

Depois desta derrota para o Sampaio Correa, o Brasil ocupa a 17ª colocação na tabela de classificação e abre a Zona de Rebaixamento. O Xavante volta a campo no próximo sábado, dia 26 de maio, quando enfrentará o Londrina, no estádio Bento Freitas, em jogo marcado para 16:30 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...