Brasil joga mal, perde para o América-MG e fica mais próximo da Zona de Rebaixamento

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta terça (24), o Xavante de Pelotas atuou pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte, o rubro-negro enfrentou o América-MG, que vinha de uma série invicta de onze partidas. Diante de um adversário em franca ascensão, o Brasil não fez uma boa apresentação e acabou derrotado pelo placar de 2 a 0. 

Matheusinho comemora o segundo gol do América-MG. Crédito da imagem: Mourão Panda/ América-MG.

O JOGO

Logo no primeiro minuto da partida, o Coelho das Alterosas mostrou a que veio. Matheusinho foi lançado na área Xavante, tirou Carlos Eduardo da jogada, mas foi derrubado pelo goleiro rubro-negro, que cometeu pênalti. Na cobrança da penalidade, o centroavante Júnior Viçosa desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Chutando no canto direito e a meia altura, o jogador americano foi parado pela excelente defesa de Carlos Eduardo, que espalmou a bola, que foi despachada de vez pela zaga xavante.

Sofrendo com a marcação alta do América-MG, cedendo generosos espaços na meia cancha e sem saída de bola, o Brasil tornou-se presa fácil do Coelho. Aos 8 minutos, Eduardo Person errou o passe e o balão sobrou para o volante Willian Maranhão, que chutou de fora da área, mas a pelota passou por cima do gol. Seis minutos depois, Viçosa foi derrubado no lado direito do campo. João Paulo bateu a falta com maestria, mas Carlos Eduardo faz outra defesa espetacular, mas parcial. No rebote, Júnior Viçosa completou para o gol vazio e abriu o marcador.

Atordoado e sem presença ofensiva, o Brasil chegou pela primeira vez ao gol do América-MG, quando o cronômetro já marcava 19 minutos de jogo. Rodrigo Alves recebeu no lado direito da área e cruzou, a bola bateu no braço de Lucas Kal. Os jogadores rubro-negros pediram a marcação do pênalti, mas o juiz assinalou apenas escanteio. Na continuação do lance, após a cobrança do tiro esquinado, a bola sobrou para Diogo Oliveira, que tentou tirar do goleiro Aírton, mas acabou derrubado. Outro lance duvidoso que passou sem a devida análise da arbitragem.

Aos 26 minutos da etapa inicial, o América-MG anotou o segundo gol. Após outra falha de marcação do sistema de contenção do Brasil, Júnior Viçosa passou para Matheusinho, que apareceu desmarcado na esquerda, avançou e colocou na saída do desesperado Carlos Eduardo. Dois a zero para o Coelho, fora o baile. Depois disto, o time mineiro passa a administrar o ritmo do jogo e permitiu que o Brasil passasse a ocupar o campo de ataque, mas o apático e pouco criativo Xavante não ofereceu perigo ao gol defendido por Aírton.

Na segunda etapa, o América-MG continuou com o jogo sob controle, apesar da tentativa rubro-negra de adiantar as suas linhas e incomodar a defesa adversária. Apesar disso, quem chega primeiro foi o Coelho. Aos 5 minutos, João Paulo cruzou da esquerda, Viçosa raspou de cabeça e a bola passou perto do gol defendido por Carlos Eduardo.

Quando o cronômetro marcava 14 minutos do tempo final, o Brasil deu o seu primeiro arremate ao gol. Diogo Oliveira, da entrada da área, acertou um chute preciso, que foi afastado pelo goleiro Aírton, que mandou para escanteio. Foi a única chance de gol do Brasil na partida. Dois minutos mais tarde, Diogo não alcançou a bola, que ficou com Júnior Viçosa, que puxou o contra-ataque e passou para Juninho, que chutou fraco e nas mãos do arqueiro xavante.

Mesmo desacelerado, aos 27 minutos, o Coelho chegou mais uma vez. Neto Berola chutou e Carlos Eduardo caiu espalmando a bola. Cinco minutos mais tarde, João Paulo bateu outra falta e a bola passou raspando a meta rubro-negra. Desorganizado e sem objetividade, o Brasil rondou a área do América-MG, mas estas chegadas foram facilmente rechaçadas pela zaga adversária. 

Aos 41 minutos, o América-MG conseguiu duas chances de gol na sequência e consagrou Carlos Eduardo como o melhor jogador do Xavante na partida. Inicialmente, Felipe Azevedo chutou e o goleiro espalmou a bola. No lance seguinte, Matheusinho limpou o lance no lado esquerdo da área e chutou, para outra defesa espetacular de Cadu, que mandou novamente para escanteio.

Após o término da partida, nenhum jogador do Brasil deu entrevistas para os repórteres em campo. O silêncio surgiu no momento em que foi divulgado que os atletas xavantes estavam com parte dos salários atrasados. Esta notícia e a queda de rendimento do time, que completou três jogos sem vitória, faz a torcida temer pela volta do fantasma do rebaixamento. O fato é que o lado psicológico de alguns jogadores parece ter sido atingido. Prova disso é que, após ser substituído, o capitão Leandro Leite, de grande história no Brasil, mas de pífia atuação em Minas, saiu vociferando contra o técnico Bolívar.

Com a confirmação da derrota, o Xavante continua na 12ª colocação na tabela de classificação do campeonato, estacionado nos 29 pontos. Vale lembrar que, o Brasil se aproxima perigosamente da Zona de Rebaixamento, que é aberta pelo Vila Nova, que tem 25 pontos. O rubro-negro volta a campo hoje (27), quando enfrenta o Guarani, no Bento Freitas. Este jogo de vida ou morte está marcado para 20h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...