Outubro Rosa: conheça o movimento originado na década de 1990

O diagnóstico precoce salva vidas. Foto: Cartaz de divulgação do INCA

Por Roberta Muniz

O Outubro Rosa é um movimento nascido na década de 1990 e tem como objetivo estimular as pessoas a participarem do controle ao câncer de mama. Utiliza-se o mês de outubro para disseminar informações sobre a doença e propagar a conscientização da importância de exames preventivos, diagnóstico e contribuir, assim, para a redução da mortalidade.

A campanha deste ano do INCA (Instituto Nacional de Câncer) tem como tema: “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, para fortalecer recomendações do Ministério da Saúde para rastrear e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Enfatiza a relevância das mulheres conhecerem as suas mamas e estarem atentas a mudanças suspeitas e que a partir dos 50 anos de idade realizem a mamografia a cada dois anos.

Segundo o INCA, é estimado que a cada ano surjam 59.700 novos casos da doença e o risco é de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama não tem apenas uma causa, porém a idade é um dos fatores mais relevantes para o risco da doença, ocorrendo quatro entre cinco casos após os 50 anos.

Ainda de acordo com o instituto, cerca de 30% dos casos podem ser evitados adquirindo hábitos saudáveis na vida cotidiana, como a prática de atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o corpo no seu peso corporal ideal, evitar o consumo de bebida alcoólicas e amamentar.

É importante que as mulheres observem suas mamas, seja no banho, na troca de roupa, em sua rotina normal sem uma técnica específica, mas podendo notar mudanças que podem ser um alerta. Os principais sinais e sintomas são: caroço endurecido e geralmente indolor, pele avermelhada e retraída, alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido espontâneo dos mamilos.

Em grande parte dos casos a doença pode ser diagnosticada precocemente, o que aumenta as chances de tratamento e cura. Realizar a mamografia – realizada com equipamento de raio x, chamado mamógrafo – pode ajudar no diagnóstico antes do surgimento de sintomas e o exame é oferecido pelo SUS (Sistema Básico de Saúde) para todas as faixas etárias quando há indicação médica.

Você pode obter mais informações na cartilha do INCA sobre o câncer de mama.