Os benefícios da erva-mate

Por Ezekiel Dall’Bello

O chimarrão, além de ser a bebida mais tradicional do povo gaúcho, também pode ter finalidades medicinais. A famosa erva-mate (Ilex Paraguariensis), apesar de reunir famílias e amigos por todo estado, é pouco conhecida em uso medicinal, podendo prevenir, inclusive, infartos.

erva-mate1

Foto: Ezekiel Dall’Bello

Estudos comprovam que a erva-mate possui em sua composição complexo B, vitaminas C e D, que podem ajudar a digestão, prevenir resfriados e manter o equilíbrio mineral do corpo, respectivamente. Além disso, possui sais minerais como fósforo, manganês, potássio, cálcio e ferro. Estes, por exemplo, auxiliam as estruturas ósseas, combatem a hipertensão e melhoram a circulação sanguínea. Também se fazem presentes no mate substâncias como a sadonina, um dos elementos da testosterona, aumentando assim a libido e combatendo a impotência e infertilidade.

Em estudo feito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 200 pessoas passaram a ingerir diarimente o chá de mate após as principais refeições, sendo constatado uma notável redução no colesterol dos analisados. Naqueles que já ingeriam medicação contra o colesterol, o mate otimizou os efeitos e os resultados foram maiores.

A pesquisa também comprovou que a erva reduz as taxas de açúcar, combatendo o diabetes e doeças relacionadas, além de favorecer ao emagrecimento, o que também ficou constatado com a perda de peso de alguns dos envolvidos no estudo. Consequentemente, a erva-mate também combate as placas de gordura, que por vezes danificam as artérias, podendo causar infartos.

Mais do que a típica bebida gaúcha, o chimarrão se constitui como uma poderosa “ferramenta” medicinal. Assim, é hora de reunir novamente os amigos e familiares em uma “roda de mate” para compartilhar histórias e, por que não, cuidar da saúde.

Comentários

comments

Você pode gostar...