Ovo: o amigo dos esportistas

Por Manoela Duarte

O ovo muitas vezes é visto como o vilão da alimentação. Porém, para os praticantes de exercício físico, a clara de ovo apresenta propriedades nutricionais importantes para a formação de massa magra.

O ovo, devido à quantidade de nutrientes que possui, é considerado um alimento completo. (Foto: everystockphoto.com)

O ovo, devido à quantidade de nutrientes que possui, é considerado um alimento completo. (Foto: everystockphoto.com)

A composição do ovo é de 75% de água, 12,5% de proteínas, 10,8% de lipídios e 3% de vitaminas, em um total de 70 calorias. Por isso, pode ser considerado um alimento completo.  De acordo com a nutricionista, Bárbara Freitas, a clara é constituída basicamente de proteínas. São elas: Avidina, Lisozima, Mucina, Conalbumina, Ovoalbumina, Ovomucóide.

Por isso é recomendado o consumo de clara de ovo após o exercício físico. Por ser uma fonte de proteína animal, ele auxilia na formação ou na manutenção da massa magra. “O ovo entra na hipertrofia muscular (aumento da massa muscular) dado à quantidade significativa de proteína de origem animal”, diz a nutricionista. Além disso, este alimento também é fonte de carboidratos, o que ajuda na recuperação do índice glicêmico (quantidade de açúcar presente no sangue).

Segundo Bárbara, a gema do ovo também apresenta propriedades nutricionais importantes.  Ela apresenta 16% de proteínas, 34% de gorduras e 50% de água. “Para a prática de exercícios, isoladamente, não traz benefícios. Mas para saúde sim”, ressaltou.

O ovo muitas vezes é relacionado com o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo.  “vários estudos da atualidade apontam o ovo como um possível não vilão à hipercolesterolemia (níveis elevados de colesterol sanguíneo)”, disse Bárbara.  Ainda de acordo com a nutricionista, o que vai influenciar no nível do colesterol é a obesidade e hábitos alimentares pobres em fibras. A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de, em torno de 300 miligramas de colesterol/dia. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esta quantidade de colesterol é encontrada em duas unidades de ovo (100 gramas).

O recomendado é o consumo de dois ovos por dia. Porém, deve-se consumir somente depois de bem cozido. (Foto: everystockphoto.com)

O recomendado é o consumo de dois ovos por dia. Porém, deve-se consumir somente depois de bem cozido. (Foto: everystockphoto.com)

Apesar de ser um alimento importante, com vários nutrientes fundamentais para a saúde, alguns cuidados devem ser tomados com o ovo. Segundo o Instituo Ovo Brasil, é importante que o produto esteja bem cozido para o consumo. Caso contrário, ele pode transmitir a bactéria salmonela. Porém, a temperatura alta mata as bactérias.

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...