Projetos da UFPel incentivam a agricultura familiar

Por Andressa Machado

Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar dá enfoque para a prática.

A agricultura familiar é definida por ser um empreendimento familiar, onde a mão de obra deve vir predominantemente da própria família, sendo aceito o emprego temporário de terceiros para o auxílio nas tarefas. E, caso seja necessária a contratação permanente de terceiros no local, o trabalho vindo da família tem de ser igual ou superior a 75% do total. Além disso, a fonte de renda do agricultor familiar (mais de 80%) deve ser proveniente do trabalho com esta prática.

(Foto: Divulgação)

Muitos não sabem a importância da agricultura familiar para o dia a dia da população. Embora ocupe uma área bem menor do que a da agricultura patronal, ela é responsável por cerca de 75% da mão de obra empregada no campo e por aproximadamente 70% do alimento consumido pelos brasileiros.

Dados do IBGE informam que a agricultura familiar é responsável por produzir 70% do feijão, 87% da mandioca, 58% do leite, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo, 59% da quantidade de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos no Brasil. Desta forma, é um grande responsável pelo alimento diário dos brasileiros.

Na região sul do Rio Grande do Sul, os trabalhadores produzem basicamente milho, feijão, batata, hortaliças e leite, tanto de forma convencional como orgânica. Embora os produtos produzidos de forma orgânica sejam um pouco mais caros do que os produzidos convencionalmente, nota-se uma procura cada vez mais crescente pelos mesmos. Isto se dá pela busca por uma melhor qualidade de vida, visto que os produtos orgânicos são mais saudáveis.

(Foto:Divulgação)

A UFPel tem apoiado os agricultores familiares da região através de diferentes iniciativas, como a aquisição de hortifrutigranjeiros provenientes  destes agricultores. Além disso, a Universidade permite também que os mesmos possam comercializar os produtos em suas dependências.

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) vem trabalhando há quase 10 anos com o tema. Já são cerca de 100 projetos entre os finalizados e os que ainda estão em andamento. O objetivo destes projetos é, principalmente, formar recursos humanos para o ensino, a pesquisa e a produção agrossilvipastoril, possibilitando o aumento da competitividade e da capacidade produtiva do agricultor familiar.

“A relevância de desenvolver estes projetos na UFPel é permitir a melhor compreensão dos processos de produção vegetal e da gestão da propriedade agrícola familiar. E, desta forma, atuar para que as técnicas produtivas possibilitem o fortalecimento da mesma, no sentido de que esta se torne sustentável, gerando renda e inclusão social, sem que se perca o foco da conservação e recuperação dos recursos naturais”, disse Antônio Lilles Machado, um dos criadores do PPGSPAF,

Uma demonstração desta atuação são os projetos desenvolvidos juntamente com o NIMEq (Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas), já apresentado anteriormente nesta matéria.

Para mais informações sobre o PPGSPAF, basta acessar o site da pós-graduação pelo link: http://www2.ufpel.edu.br/faem/ppgspaf.