Aplicativo Secret se populariza no Brasil e causa problemas

Por Jean Carlo dos Santos

O aplicativo Secret, disponível para Android e iOS, está ficando cada vez mais popular no Brasil. Com ele, os usuários podem compartilhar, através de fotos e texto, segredos e pensamentos com seus amigos sem precisar se identificar. Entretanto, o aplicativo está envolto de polêmicas por estar se tornando um meio de difamar e caluniar outros indivíduos de forma anônima. Segunda a Folha de São Paulo, mais de dez pessoas já recorreram à justiça por causa do programa.

Secret5x3

Foto: Divulgação

E foi o que Bruno Machado, de 25 anos, fez. O consultor de marketing teve uma foto íntima divulgada através do Secret juntamente com posts que declaravam que Bruno era portador do vírus HIV e que participava de orgias. Depois de ser informado por amigos desses boatos, o jovem acionou os seus advogados e na última segunda-feira (11) eles entraram na justiça com uma ação civil pedindo o bloqueio do acesso ao aplicativo em todo o território brasileiro.

A advogada de Bruno Machado, Gisele Arantes, argumenta na ação civil que o programa viola diversas leis da constituição e, por isso, deve ser banido do País. Ela contou para o site G1 que, no futuro, pretende pedir também na justiça a identificação dos autores das postagens ofensivas para poder entrar com uma ação criminal contra eles.

Apesar das controvérsias em relação à utilização do sistema, a maioria dos usuários do Secret utiliza a plataforma de forma cômica e sem pretensões. Há duas páginas em destaque no mundo virtual que reúnem os melhores “segredos” compartilhados através do aplicativo. Uma delas é a “Os melhores do Secrets”, Tumblr que posta prints com as mensagens mais engraçadas compartilhadas pelos usuários. Já no Facebook, a página “Vou te contar um Secret”, criada no dia 5 de agosto, já tem mais de 350.000 curtidas e não para de crescer, para a surpresa de Yago Fedunivyt, criador da página. O curitibano de 20 anos também é dono da página de humor Censor3d.

Secret5x3

Exemplo de Secret compartilhado
Foto: Os Melhores Secrets

Secret5x3

Exemplo de Secret compartilhado
Foto: Os Melhores Secrets

Comentários

comments

Você pode gostar...