Processo de construção da nova torre possibilitará melhorias na Federal FM

Por Heitor Araujo e Vanessa Kleber

 

Nova torre deve ser finalizada em breve. A partir de então, projeto passa para etapas de licitação e instalação de cabos e da antena para a rádio da UFPel.

 

No ano passado, foi assinado o contrato para a construção da nova torre da rádio Federal FM 107,9. O projeto, ainda está na primeira etapa de construção mas irá trazer diversas melhorias para a rádio. Entre elas a construção de uma nova antena. A partir de então, novas licitações e etapas de instalação de equipamentos devem acontecer para a nova torre da rádio entrar em funcionamento.

Atual antena está localizada no Campus do Capão do Leão. (Foto: Divulgação)

Atual antena está localizada no Campus do Capão do Leão. (Foto: Divulgação)

O projeto é considerado muito importante para a Federal FM. A atual antena, localizada no Campus do Capão do Leão, é muito antiga e já começa a apresentar problemas estruturais. Além disso, a nova torre está sendo construída no prédio da AABB, que é de propriedade da UFPel. Sendo no centro da cidade, a antena colocada ali permitirá maior alcance e intensidade do sinal e,também, melhor qualidade sonora para os ouvintes.

Fábio Pinheiro, servidor da rádio, destaca a importância da antena no centro da cidade. “Quando todo esse longo processo for finalizado, a rádio vai ter uma melhor cobertura, com mais alcance de sinal e melhoria na qualidade sonora, muito por conta da distância menor que o sinal percorre até a antena”.

Para o diretor da Rádio, o professor e doutor Ricardo Fiegenbaum, quando a torre for finalizada e todos os processos de licitação e instalações forem cumpridos, a rádio vai entrar em uma nova era. “Isso vai nos possibilitar outros saltos em termos de programação. Vai nos dar mais confiança e uma nova dinâmica, porque vamos ter mais qualidade e intensidade no sinal, além de maior alcance. Vamos entrar no ar sabendo que não teremos queda de sinal”.

Ainda segundo Ricardo, quando a nova antena estiver no centro de Pelotas, no prédio da AABB, a situação do rádio vai ser regularizada. Isso, porque, a outorga é para funcionamento em Pelotas e a atual antena está localizada no Capão do Leão.

Então, com maior intensidade e qualidade do sinal, melhor qualidade sonora para o ouvinte e a confiança de estar sempre no ar, a rádio Federal FM, da Universidade Federal de Pelotas, estará ainda mais perto do ouvinte.

Comentários

comments

Você pode gostar...