Dúvidas sobre saúde e medicamentos? Esclareça-as com o “Dica do Farmacêutico”

Com o intuito de levar informações farmacêuticas para a comunidade, o projeto existe desde 2011 na UFPel.

por Andressa Machado

A ideia deste projeto primeiramente foi implantada no curso de Farmácia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) pela professora Fabiane Farias, vice-coordenadora do projeto e pelo atual professor da UFPel, Claiton Lencina. A iniciativa, posteriormente, foi levada para a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) pelos dois e em 2011 foi trazida para a UFPel por Claiton.

Ao trazer o projeto para a UFPel as mudanças foram apenas nos participantes e no nome que passou a ser “Dica do Farmacêutico”. A proposta consiste em levar para a sociedade informações farmacêuticas que sejam relevantes para conhecimento. Além do coordenador e da vice, participam do projeto professores do curso de Farmácia da UFPel e da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), o bolsista Diego Gouvea e outros alunos do curso.

Os integrantes criam pequenos textos focando em conteúdos de saúde. Eles visam informar resumidamente sobre determinado assunto escolhido, como, por exemplo, uso de medicamentos, doenças e saúde no geral. O coordenador ainda comentou que outro objetivo é conduzir o paciente aos profissionais de saúde ou até para sites com informações detalhadas e confiáveis sobre o assunto tratado.

– Há pouco fechamos uma parceria com a CCS para veiculação de chamadas das nossas pautas através da página da UFPel e suas redes sociais – disse Claiton.

As chamadas serão feitas uma vez por semana e redirecionarão as pessoas para a fanpage do projeto com a intenção de dar maior visibilidade. A ação ainda não foi efetivada apenas por conta da greve dos funcionários da UFPel.

O desenvolvimento deste projeto deu origem a uma obra bibliográfica publicada pela editora da Universidade. Pelo link abaixo é possível visualizar a obra e também informações de como adquiri-la:

– Acreditamos em uma forte relevância do projeto, principalmente quando os dados estatísticos nos mostram que os medicamentos estão no topo da lista de ocorrência de intoxicações na população, registradas pelos órgãos competentes devido ao seu mau uso – disse o coordenador.

Acompanhe as dicas pela página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/DicadoFarmaceuticoUFPel

Também é possível ouvir pela Rádio Federal 107.9 MHz, diariamente às 10h45min e às 14h45min.