Núcleo de inovação em máquinas e equipamentos agrícolas (NIMEq) auxilia a agricultura familiar

Por Andressa Machado

A Universidade Federal de Pelotas vem apoiando a agricultura familiar no que tange à avaliação, inovação e desenvolvimento de tecnologias na área de máquinas agrícolas. Neste sentido foi criado em dezembro de 2012 o NIMEq.

O Núcleo é composto por professores, funcionários e alunos do Departamento de Engenharia Rural (DER)-FAEM e Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA)-CENGE. A equipe técnica é formada pelos professores Antônio Lilles Machado, Ângelo Reis, Roberto Machado, Fabrício Medeiros e Mauro Ferreira, do DER-FAEM e Carlos Tillmann e Amauri Espírito Santo, da FEA-CENGE. Mesmo sendo de dois cursos que possuem suas próprias estruturas, atividades de pesquisa, ensino e extensão, o interesse de trabalhar em conjunto para possibilitar maior e melhor desenvolvimento de projetos na área sempre existiu.

Antônio Lilles, coordenador do NIMEq, destaca “Junto com o programa de pós-graduação em sistemas de produção agrícola familiar, [o Núcleo] vem desenvolvendo diversas atividades e projetos na área de máquinas agrícolas direcionadas principalmente à agricultura familiar, a qual hoje é nosso foco de trabalho por ser um setor carente em tecnologias”. Ele também explicou que a agricultura familiar é caracterizada principalmente por pequenas propriedades, as quais não são assistidas pelas grandes e médias indústrias produtoras de máquinas agrícolas.

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO NIMEq

Debulhador de milho verde – equipamento manual, de baixo custo e de uso doméstico ou agroindustrial para retirar o grão da espiga. Recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra em 2011 na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.

Debulhador de milho verde (Foto: Divulgação)

Debulhador de milho verde (Foto: Divulgação)

 

Desenterrador de disco único – máquina desenterradora para realizar a operação de colheita mecanizada de tubérculos e raízes.

Desenterrador de disco único (Foto: Divulgação)

Desenterrador de disco único (Foto: Divulgação)

Régua de cálculo para calibragem de pulverizadores agrícolas – possibilita execução de forma rápida e dedicada da distribuição de agrotóxicos. Em paralelo contribui para o uso mais adequado e racional deste e outros produtos.

Régua de cálculo para calibragem de pulverizadores agrícolas (Foto: Divulgação)

Régua de cálculo para calibragem de pulverizadores agrícolas (Foto: Divulgação)

Semeadora-adubadora para microtratores – direcionada para o sistema de plantio direto, onde não há preparo prévio do solo, conta com sulcador rotativo. Recebeu o Prêmio Gerdau Melhores da Terra em 2014 na categoria Pesquisa e Desenvolvimento.

Semeadora-adubadora para microtratores (Foto:Divulgação)

Semeadora-adubadora para microtratores (Foto:Divulgação)

Semeadora de plantio direto – voltada para a agricultura familiar de base ecológica, pode ser utilizada em plantio convencional ou direto e tração por trator de duas rodas ou animal.

Semeadora de plantio direto (Foto: Divulgação)

Semeadora de plantio direto (Foto: Divulgação)

Todos os projetos acima já se encontram em processo de patenteamento. E, além destes, existem projetos em desenvolvimento, são estes: uma colhedora-beneficiadora de cebolas; equipamento para o controle de plantas espontâneas pela aplicação de calor; programa computacional dedicado à seleção de tratores; encanteirador-depositor de fertilizantes para tratores de baixa potência e semeadora rotativa de tração humana.

O Núcleo possui um site que ainda está em fase de desenvolvimento. Lá já podem ser encontradas notícias, trabalhos publicados em congressos e revistas, dentre outros. Para acessar, basta clicar no link: https://wp.ufpel.edu.br/nimeq/

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...