Alimentação Saudável

Por Manoela Duarte

Para incentivar a população a ter uma alimentação saudável, o Ministério da Saúde lançou, em abril o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”. A obra traz alimentos e receitas típicos de cada uma das cinco regiões do país.

(Foto: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

(Foto: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

O livro faz parte da Campanha “Promoção da Saúde – SUS”, que tem como objetivo controlar doenças crônicas. Algumas destas doenças estão relacionadas à má alimentação, como hipertensão e obesidade. De acordo com a pesquisa VIGITEL (Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita pelo Ministério da Saúde, 52,5% da população brasileira está acima do peso, sendo 17,9% obesos. O livro “Alimentos Regionais Brasileiros” é um complemento do “Guia da Alimentação Brasileira”, lançado em 2014. O guia, disponível no site do Ministério da Saúde, aborda as recomendações do Ministério para uma alimentação saudável.

“Alimentos Regionais Brasileiros” é divido pelas regiões do país e pelas classes de alimentos: frutas; hortaliças; leguminosas; tubérculos, raízes e cereais; farinhas e preparações; ervas, condimentos e temperos. Cada alimento é apresentado junto com informações referentes às características, ao uso na culinária e as informações nutricionais destes produtos in natura.  As receitas apresentam o modo de preparo e informações nutricionais de cada porção.

Está disponível para download no site do Ministério da Saúde. O livro apresenta ainda dicas de como reduzir o açúcar, a gordura e o sal, os grandes vilões quando o assunto é alimentação saudável. E também traz uma lista de possíveis substituições dos alimentos típicos.

 

Região Sul

O capítulo destinado para a Região Sul possui mais de 30 alimentos consumidos do Paraná até o Rio Grande do Sul. Entre os escolhidos estão: a bergamota, o pêssego, a uva, a batata-doce e o pinhão. Possui cerca de 20 receitas, como chimias, cuca e sopas.

 

Para saber mais: http://promocaodasaude.saude.gov.br/categoria/alimentacao-saudavel/

 

Comentários

comments

Você pode gostar...