Novembro Azul: Prevenir, esse é o plano.

por Lauren Trindade

É importante que homens tenham cuidado com sua própria saúde. Se alguma alteração for encontrada em seu corpo, devem procurar um médico para serem orientados.

O Novembro Azul é uma campanha dirigida aos homens que marca a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalecente em homens, representando cerca de 10% do total dos cânceres.

No Brasil, essa doença fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Clique aqui e saiba mais.

Se a doença for descoberta precocemente, tem 90% de chance de cura, mas em 95% dos casos, por culpa da falta de prevenção, ela aparece em estágio avançado.

Imagem: Divulgação

Em Pelotas, a abertura do “Novembro Azul” inicia com a iluminação azul do Paço Municipal, que lembra aos homens o cuidado com a saúde.

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), neste mês, também entra no ritmo da conscientização do “Novembro Azul”. Para isso, os profissionais da área de saúde farão alerta através de banners, panfletos explicativos e palestras.

Imagem: Divulgação

• Alimentação saudável
  • Fazer atividade física
  • Manter peso adequado à altura
  • Diminuir o consumo de álcool
  • Não fumar

Sinais de alerta

•  A sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
  •  Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
  •  Dificuldade de interromper o ato de urinar.
  •  Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
  •  Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
  •  Necessidade premente de urinar imediatamente.
  •  Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
  •  Problemas em conseguir ou manter a ereção.
  •  Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
  •  Dor durante a passagem da urina.
  •  Dor quando ejacula.
  •  Dor nos testículos.
  •  Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.
  •  Sangramento pela uretra.

Segundo o INCA, o risco estimado é de 70 novos casos a cada 100 mil homens no país e de 96 casos a cada 100 mil homens no sul do Brasil.

Atenção: Homens com idade entre 40 e 50 anos, principalmente aqueles com parentes com histórico de câncer de próstata, devem fazer uma visita ao urologista para discutir sobre o teste de rastreio da doença, adotando uma atitude mais preventiva.

Clique aqui e confira as perguntas mais frequentes sobre esse assunto.