Saiba quais são os principais cuidados com a pele no verão


Por Karina Vaz
e Yasmin Yunes

Cuidados com a pele são essenciais em todas as estações do ano, principalmente no verão. E com os fortes raios solares, os cuidados devem ser redobrados.  Para a dermatologista Kelly Abreu Machado Teixeira, o uso do protetor solar no verão é indispensável porque a radiação é mais intensa. “É importante lembrar que o filtro tem que ser reaplicado a cada três horas”, ressalta.

Já na praia, a médica alerta que o recomendável é evitar entrar na água das 10h às 16h30. “É bom tomar bastante líquido e hidratar a pele por causa do vento, da piscina e do mar”, sugere. Ela ainda ressalta o cuidado que se deve ter com alguns produtos como o limão, por exemplo. “Qualquer gota de limão que cair na pele e secar com o sol pode causar alguma queimadura”.

A dermatologista ainda alerta que o filtro solar deve ser aplicado tanto no verão, quanto no inverno. Porém, há algumas diferenças em relação ao tom de pele e ao Fator de Proteção Solar (FPS). Peles morenas, por exemplo, possuem maior quantidade de melanina e têm proteção natural mais alta. No entanto, também devem usar protetor solar. Já as peles mais claras, precisam de uma proteção maior para evitar os danos da irradiação solar.

Foto: Reprodução (abcdebeleza.com.br)

Foto: Reprodução (abcdebeleza.com.br)

Graus de FPS

De acordo com a dermatologista, sempre há alguma diferença entre os FPS. “Do FPS 15 ao 30, há uma boa diferença. Já do 30 em diante, não tem tanta”, destaca. Assim, é recomendável que a população use, no mínimo, protetor solar com FPS 30 para evitar queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

 Qual protetor solar comprar?

Sempre surgem dúvidas em relação à confiabilidade de algum protetor solar. De acordo com a Dr. Kelly, o consumidor deve verificar o selo da Sociedade Brasileira de Dermatologia nos produtos. Assim, os protetores solares que apresentarem este selo são confiáveis.

Também existem hoje no mercado diversos tipos de protetores solares: em forma de spray, gel e até mesmo os com hidratante. Na hora da compra, não faltam opções. A proteção é considerada a mesma desde que os passos na embalagem sejam seguidos pontualmente. Para a dermatologista, a diferença está na espalhabilidade e na cosmética.

Cuidados com as crianças

O cuidado deve ser redobrado quando o assunto é crianças – e sol. “É essencial que crianças de até seis meses não sejam expostas ao sol, evitando passeios em praias e banhos de piscina”, ressalta a dermatologista. A partir dessa idade, elas não devem ficar expostas diretamente. Para isso, recomenda-se usar barreiras mecânicas como um guarda-sol, por exemplo.

Comentários

comments

Você pode gostar...