Dicas para economizar dinheiro em 2016

por Valquíria Stephan

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas aproveitam para renovar seus planos, em busca de mais realizações.  Dentre as metas a serem alcançadas, muitos planejam economizar dinheiro, mas poucos conseguem efetivar esta tarefa. Confira agora algumas dicas para manter o cofrinho sempre cheio:

1. Pesquise

Na hora de comprar, sempre olhe os preços em diferentes lugares. Fique atento a promoções, e evite comprar nas temporadas de maior movimento no comércio, como no Natal, época em que os preços são elevados devido à alta procura. Não realize a compra sem ter a certeza de ter feito a melhor escolha, levando em conta não só o preço, mas também a qualidade e a durabilidade. Às vezes, o barato sai caro.

2. Faça lista de supermercado

A lista é uma maneira de evitar a compra de supérfluos. Nos supermercados, os produtos são colocados de maneira estratégica para induzir a compra. Utilizando a lista, você evita cair em tentação, levando só o necessário.

3. Organize-se

Saiba exatamente o que gasta, vale anotar tudo em um caderninho ou guardar as notas fiscais. Fazer um controle financeiro é uma maneira de organizar dinheiro e controlar os gastos.

4. Evite o uso do cartão de crédito

Apesar da praticidade, usar o cartão de crédito faz com que você gaste dinheiro sem se dar conta, pagar suas contas com dinheiro vivo faz com que você valorize mais seu dinheiro e, além disso, evitar as taxas e juros absurdos cobrados pelos bancos.