Organização internacional inspira jovens líderes e desenvolvimento profissional

Por Raquel Muller Thormann e Luiza Trápaga

A AIESEC, inicialmente abreviação de Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciale, é uma organização internacional de estudantes universitários e recém formados, de 18 a 30 anos, que tem por objetivo desenvolver o potencial de liderança dos jovens e o desenvolvimento pessoal e profissional. Esse desenvolvimento é feito através de duas plataformas: o trabalho dentro da organização e o intercâmbio. É reconhecida pela UNESCO como a maior organização estudantil do mundo.
Atualmente, a organização possui aproximadamente 65.000 membros, está presente em mais de 110 países e 2.100 universidades. Realizando cerca de 20 mil intercâmbios por ano, a AIESEC tem como missão promover a paz mundial, a diversidade e a responsabilidade social.
Em entrevista para a revista Veja, Tetiana Mykhailiuk, presidente da AIESEC internacional, conta que a organização estimula o desenvolvimento da liderança entre os jovens através da criação de oportunidades para que os jovens assumam um papel ativo no mundo: “Procuramos lhe dar problemas reais para que possam resolver. Isto porque uma das premissas da AIESEC é que a liderança não vem com a teoria, mas sim com a prática. Cremos que qualquer um pode ser um líder se tiver uma chance”.
Há duas modalidades de intercâmbio oferecidas pela organização: o social e o profissional. Através do intercâmbio social, o jovem irá passar de seis a 12 semanas realizando um trabalho voluntário em um país estrangeiro, desenvolvendo competências, vivendo uma nova cultura e aprendendo um novo idioma.
E no intercâmbio profissional, o jovem permanecerá no país de três meses a um ano trabalhando como trainee em uma empresa de sua área. Através dessa experiência, o jovem poderá colocar em prática o que aprendeu durante a faculdade, além de se imergir em uma cultura totalmente diferente do seu país de origem, possibilitando assim, que ele saia com um currículo diferenciado e mais preparado para o mercado de trabalho.
Desde 1948, a AIESEC vem inspirando cada vez mais jovens no mundo, se tornando uma grande oportunidade profissional para jovens que querem se destacar no mercado cada vez mais competitivo.

Foto: Reprodução (aiesec.org.br)

Saiba mais em: