Vá de Bike!

por Roberto Giovanaz

Uma forma mais saudável de se locomover em Pelotas tem ganhado adeptos de todas as idades. São as tradicionais pedaladas, organizadas por diferentes grupos de ciclistas da cidade. O que parece cansativo pode tornar-se um prazer caso tomem os devidos cuidados – físicos e com a bicicleta -, além da oportunidade de apreciar a cidade de outra forma.

Com a intenção de orientar novos ciclistas para o uso diário da bicicleta e também para a prática esportiva, surgiu o grupo Pedal Curticeira. Leandro Karam, um dos criadores do Pedal, dá algumas dicas pra quem quer conhecer o projeto.

– O atleta se coloca em contato íntimo com os diversos recantos rurais de nossa região, visitando cachoeiras, arroios, museus e restaurantes coloniais que expressam de diferentes formas a história do nosso passado. Através do esporte, se superam limites físicos e psicológicos e de quebra damos boas risadas juntos. As localidades mais visitadas são Monte Bonito, Capão do Leão, Cascata, Rota das Charqueadas, Vila Nova (7º Distrito) e Morro Redondo – conta o ciclista, que fundou o grupo com alguns amigos em 2010 e desde então só tem aumentado o número de participantes.

O grupo se encontra quatro vezes por semana em frente ao Theatro Sete de Abril, alternando o perfil dos participantes. Nas terças-feiras, às 20h, as pedaladas são para propiciar a integração entre ciclistas e o espaço urbano, com percurso de até 15 km. Nas quintas, às 20h, os percursos são maiores e saem do centro da cidade podendo chegar a 50 km. Também nas quintas-feiras, às 20h30min o encontro é para quem quer começar a usar a bicicleta, com roteiros mais curtos e didáticos, podendo chegar a 10 km. No sábado a saída é mais cedo, às 15h, e os percursos são maiores chegando a 50 km. Também é nos sábados que os roteiros são mais turísticos e os ciclistas entram em contato com a natureza da região, além da cultura visitando museus, e da culinária oferecida na colônia da cidade.

Horácio Severi faz parte do Movimento de Usuários de Bicicleta de Pelotas (MUBPel) e recomenda a participação nas pedaladas.

– Os motivos são vários: a sensação de liberdade e bem-estar, descobrir lugares que antes passavam despercebidos, perda de peso, melhoramento da condição física e saúde como um todo. É um meio de transporte barato, não polui e assim não há prejuízos para o meio ambiente. A bike pode ser guardada em qualquer lugar, pedalar promove uma maior interação entre as pessoas, principalmente famílias que podem passear juntas aproveitando todos os demais benefícios – afirma Horácio.

Segurança com a bicicleta

Pedalar para muitos, é sinônimo de divertimento, prazer e locomover-se podendo apreciar as belas vistas das cidades. Para isso são necessários alguns cuidados na hora de começar uma pedalada segura como, por exemplo, revisar regularmente os freios e a engrenagem. Em caso de longas distâncias e dependendo o caminho percorrido, Karam lembra que é preciso alguns cuidados. “Se possível, é bom ter um kit com alguma ferramenta específica da bicicleta, uma câmara de ar reserva”, aconselha. Quem pedala à noite deve tomar o cuidado de usar sinalizadores noturnos ou faróis para ser visto por outros condutores de automóveis.

Severi atenta para os cuidados na hora de optar pelo uso da bicicleta.

– Em primeiro lugar é importante observar a condição física de quem quer começar qualquer atividade física como é o ciclismo. Recomenda-se visitar seu médico e fazer exames. Em segundo lugar ter uma bicicleta em boas condições.

Apesar de não ser obrigatório, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) recomenda o uso de capacete para proteger o ciclista em caso de queda ou acidente. O uso da proteção reduz o risco de dano na cabeça em até 85%.

Comentários

comments

Você pode gostar...