Literatura Infantil presente da Feira do Livro: A Hora do Faz de Conta

Sala Infantil da Bibliotheca Pública Pelotense. Foto: Arquivo Pessoal / Danieli Schiavon

Por Danieli Schiavon

Nesta primeira quinzena do mês de novembro, está acontecendo a 45ª edição da Feira do Livro de Pelotas. O evento realizado na Praça Coronel Pedro Osório – centro da cidade, concentra atividades literárias e culturais, tendo como tema a “Cidade dos livros: patrimônio e imaginação”.

Um projeto que faz parte da programação é o Programa A Hora do Faz de Conta, criado na Bibliotheca Pública Pelotense – uma das apoiadoras institucionais da Feira do Livro.

Esse programa surgiu em 1946, no evento de lançamento da Sala Infantil da BPP, destinada a atender o público juvenil, com o intuito de formar novos leitores dentro da Biblioteca. A Hora do Faz de Conta é conduzido por pessoas especializadas em literatura infantil, e devido ao seu sucesso, o programa se mantém em plena atividade até os dias atuais.

Camila interpretando personagem de livro. Foto: Reprodução / Facebook

Estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Pelotas, Camila Corrêa Pierzckalski, funcionária da Biblioteca desde abril e voluntária há mais de 2 anos, contou que além de ser responsável pelo programa, também cuida de todo setor infanto-juvenil e catalogação de livros, e desenvolve outro projeto com adultos com necessidades especiais. “Eu gosto muito desta parte de ter contato com a criança, de mostrar um mundo mágico. A hora do conto é muito divertida, muito gritante. Aqui também é um espaço para crianças e esse espaço tem que estar sempre vivo para desmistificar essa ideia de que na biblioteca tem que entrar e ficar quieto, mudo, parado. Enquanto eles estão aqui o espaço é deles. É um lugar público, as pessoas têm que ter essa ideia.”

Em andamento há mais de 70 anos, e reestruturado há 11, cerca de 4 mil crianças de 2 a 12 anos são atendidas anualmente pelo programa, sejam elas de instituições públicas ou privadas de Pelotas – zona rural e urbana, Piratini, São Lourenço do Sul, Canguçu e Turuçu; principais cidades que participam das atividades, e que de acordo com a estudante, depois de virem uma vez, se tornam visitas constantes; sempre que novas instituições são convidadas, também passam a frequentar todos os anos.

“Normalmente é sempre muito cheio aqui, e agora durante a feira do livro, mais ainda. Ontem [07] a gente teve uma peça de teatro de bonecos com o pessoal do teatro, foi muito legal. É sempre tudo muito divertido.” – Acrescentou Camila.

De acordo com declaração no site da instituição, além do objetivo de formar novos leitores, o programa mantém atividades com diversas escolas de educação infantil e ensino básico, tornando-se referência para outras iniciativas semelhantes na cidade de Pelotas e região. O projeto visa também à acessibilidade e integração de crianças e adolescentes com deficiência, como forma de colaborar na formação cidadã de cada indivíduo.

Desenhos e colagens feitas pelas crianças do projeto. Foto: Arquivo Pessoal / Danieli Schiavon

Na segunda-feira (06), houveram duas apresentações pela manhã, na sala Infantil da Bibliotheca Pública, às 10 e 11h. Devido ao mau tempo, as exibições dessa quarta foram remarcadas para a próxima segunda-feira, dia 13, nos mesmos horários e local.

Apesar de estar presente na Feira do Livro, o Programa A Hora do Faz de Conta segue realizando apresentações durante o ano todo. Escolas e grupos infantis interessados em agendar uma atividade como projeto deverão entrar em contato com a BPP pelo telefone (53) 3222-3856 ou pelo e-mail infantil@bibliotheca.org.br