O perfil de um mito

Imagem: Google/Reprodução

Por Douglas Dutra

No último domingo de abril deste ano o panteão da MPB perdeu um de seus ícones mais singulares.  A morte de Belchior, talvez o maior representante do dito pessoal do Ceará, trouxe novos olhares sobre sua obra vasta e plural de sentidos e musicalidades.

Depois de seu sumiço, a imagem de Belchior tornou-se uma espécie de mito, e a pergunta “por onde anda Belchior?” volta e meia retornava às pautas culturais ou sensacionalistas.

É reforçando esta persona mitológica e, ao mesmo tempo, o desmitificando diante do público, que a biografia escrita por Jotabê Medeiros lança um panorama sobre o que mais importa na vida de Belchior: sua obra e os acontecimentos que moldaram sua arte.

O autor não se esforça para fazer uma biografia minuciosa ou convencional, em vez disso, Jotabê traça um perfil musical e localiza no tempo e no espaço os aspectos que fizeram de Belchior quem ele é.

Ao invés de se debruçar em detalhes íntimos da vida do biografado, o jornalista foca em sua arte e na profundidade poética de sua obra, e os detalhes pessoais, quando surgem, são apenas acessórios que ajudam a compreender a genialidade de Belchior.

Do frei capuchinho do Ceará ao relacionamento com Edna e sua morte em Santa Cruz do Sul, o autor consegue suscitar emoções e levar às lágrimas o fã mais apegado à obra de Belchior.

Com relatos e documentos históricos, Jotabê cria uma biografia digna do humor “belchioresco” e faz jus à obra do poeta sobralense.

Apenas um Rapaz Latino-Americano
Jotabê Medeiros
Editora Todavia, 2017
240 páginas, disponível em formatos digitais
Preço de capa: R$ 30,90
Livro na Amazon

Comentários

comments

Você pode gostar...