Diálogo com convidados especiais e exibição de filme encerram a 5a edição da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande

Evento discutiu e celebrou o cinema latino-americano ao longo de quatro dias de

programação

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

Iniciada no dia 14 de novembro, a Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande chega ao fim de sua 5a edição. A programação de encerramento do evento contou com uma conversa com os convidados especiais Lincoln Péricles e André Novais e com exibições da filmografia de André.

Card de divulgação do evento (Foto: Divulgação IFRS)

Lincoln Péricles, conhecido como LK, foi um dos convidados especiais da Mostra. É diretor, roteirista, editor e educador popular, com mais de 15 anos de trabalho em filmes produzidos em seu bairro e territórios de grande significado para seu povo. Ele acredita que os filmes são pequenos museus onde guardamos fatos e memórias. Com uma participação intensa ao longo de toda a programação da Mostra de Cinema, inclusive com exibições dos seus filmes ao longo do evento, Lincoln revela que foi uma honra ter a retrospectiva de seus de suas histórias no evento. “Considero um festival muito importante que faz um olhar não só pro nosso país, mas um olhar de Latino América que faz muito sentido aqui na cidade de Rio Grande, já que tamos muito próximos do Uruguai, tá ligado? Tão próximos da, da, do fim do Brasil”.

Paulista de Capão Redondo, Lincoln comenta que achou Rio Grande uma cidade muito cinematográfica. “Eu tava pensando por que que eu tinha achado a cidade cinematográfica e é por causa das pessoas que fazem cinema nessa cidade. Muito mais do que o visual [do lugar], são essas pessoas que estudam cinema e que sonham em fazer cinema”. Para ele, foi muito importante fazer parte da 5a MCLARG. “Com certeza eu volto pra minha quebrada com o coração cheio mas com muito aprendizado bagagem e com a missão de continuar fazendo cinema e acreditando no cinema brasileiro”.

Outro convidado especial da Mostra de Cinema foi André Novais. Formado em História pela PUC-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH, André também é sócio-fundador da produtora mineira Filmes de Plástico. O cineasta participou de uma mesa de diálogo com Lincoln Péricles e teve sua filmografia exibida durante o evento. Para André, o evento é importante, assim como a participação do público. “Eu fico muito feliz de passar nossos filmes aqui. É extremamente importante para nós reunir os filmes e discutir sobre eles. É só felicidade!”, relata.

Rubens Anzolin conduziu o diálogo entre André Novais e Lincoln Péricles (Foto por:
Brenda Pacheco)

Para quem busca por conhecimento, a Mostra também foi uma grande oportunidade. Elisa Lopes é estudante de Artes Visuais e estuda cinema no Núcleo de Produção Audiovisual Ofcine. Ela participou da Mostra e conta que, para ela, a experiência com a Mostra de Cinema Latino-Americano foi muito boa. “Foi muito bom para minha formação e acredito que vou conseguir aproveitar muito essas experiências”.

Os quatro dias de evento foram intensos e cheios de descobertas para o público, que não se restringiu a estudantes de cinema. Larissa Viana, por exemplo, teve seu primeiro contato com curta-metragens brasileiros durante a 5a edição da Mostra de Cinema e gostou muito da experiência. Para ela, o evento representa um grande avanço para a cultura local e para os artistas da região.

A 5aMCLARG é idealizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual OfCine/IFRS, com realização do IFRS Campus Rio Grande, com apoio do Sesc Fecomércio, Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer do Rio Grande, Instituto Estadual de Cinema, Universidade Federal de Pelotas, Ministério da Cultura – Governo Federal.