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Estão abertas inscrições de acadêmic@s voluntári@s dos cursos de graduação do Centro de Artes para atuarem em projetos e ações de extensão vinculados à Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio da PREC em parceria com a Câmara de Extensão do Centro de Artes- UFPel
As inscrições poderão ser realizadas até dia 26.08 via preenchimento de formulário no link abaixo: Link do formulário
A Câmara de Extensão está estabelecendo uma frente de atuação em parceria com a PREC, junto à Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio. Assim, estamos convidando acadêmic@s voluntári@s dos diferentes cursos de graduação do Centro de Artes que tenham interesse e disponibilidade para formarem uma equipe de apoio, a qual irá exercer variadas ações dentre elas: colaborar na divulgação de projetos, ações e eventos, bem como na organização de dados dos trabalhos artísticos enviados à PREC, além de auxiliar na organização das inscrições e materiais submetidos a editais de trabalhos artísticos-culturais. Ou seja, lidar com esse banco de dados auxiliando no trato das informações, de acordo com as demandas necessárias, através da edição de vídeos e criação de material de divulgação em redes; produção de textos informativos e confecção de identidades visuais.
Emitiremos certificado de participação para @ acadêmic@ que atuar efetivamente como voluntári@.
Obs: A carga horária de atuação será definida respeitando a disponibilidade mencionada pelo/a interessado/a.]
O Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO está promovendo um concurso para a escolha da sua Logomarca, Edital Doc SEI 1393260. Poderão participar desse concurso docentes, Taes e estudantes. O objetivo é promover, compartilhar e valorizar a escolha democrática da Logomarca do CCSO, que vai nos acompanhar pela história da unidade e da UFPEL. As inscrições estarão abertas de 23 de agosto a 24 de setembro de 2021.
8. DA PREMIAÇÃO
8.1. Ao(a) vencedro(a) do concurso será entregue um certificado e um Tablet Samsung Galaxy
Tab S6 Lite, no valor aproximado de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Com intuito de receber os novos alunos que ingressam no Centro de Artes neste semestre que se inicia e também aos nossos demais alunos que recomeçam um novo semestre letivo, teremos uma programação das Lives que ocorrerão semana que vem no canal do YouTube do CA.
“Em 20 de julho inauguramos Território Provisório, na Fundação Ecarta. Com curadoria de Diego Groisman, a exposição reúne os artistas Manoela Cavalinho, Jordi Tasso e Henrique Fagundes em três instalações sobre a memória coletiva e o apagamento de episódios autoritários. “Os trabalhos expostos renovam possibilidades de interpretações de uma história pretérita e presente. Provocam a memória coletiva a repensar o peso de regimes autoritários e o seletivo apagamento de fatos como a repressão e a tortura aos opositores durante a ditadura militar no país”, descreve o curador de Diego Groissman.
SERVIÇO:
Local: Fundação Ecarta | Av. João Pessoa, 943, Cidade Baixa, Porto Alegre/ RS
Visitação: de 20/07 a 22/08, de segunda a sexta, das 10h às 18h
ENTRADA FRANCA
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SOBRE A EXPOSIÇÃO
“Território Provisório” indica uma proposição conceitual assentada entre variáveis que, se recombinadas, revelam certa redundância propositalmente enfatizada. O Sul do País, reconhecido pelo culto à tradição e empoderamento do patriarcado, com sua história caracterizada por ciclos de exclusão e subalternidade, é o cenário a partir do qual os artistas aqui reunidos- politicamente inquietos e esteticamente indóceis- suscitam o debate em torno da tomada de poder, não raras vezes, obtida pelo acionamento de mecanismos de opressão, coerção e violência, em suas facetas simbólicas e literais. Desmembrando e justapondo elementos de narrativas políticas consolidadas, os trabalhos expostos renovam a possibilidade de interpretações de uma história pretérita e presente. Provocam a memória coletiva a repensar o peso de regimes autoritários e o seletivo apagamento de fatos como a repressão e a tortura aos opositores durante a ditadura militar no País.
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CURADORIA
Diego Groisman
Porto Alegre/ RS, 1979
Atual diretor da Casa de Cultura Mário Quintana, é também curador independente, pesquisador, tradutor e produtor cultural. Dirige o espaço cultural Casa Baka desde 2005, dentro do qual desenvolve uma programação voltada à arte contemporânea, atuando na organização e curadoria de exposições e outros encontros, tais como oficinas e conversas. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador, oferecido pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre Aliança Francesa/ Institut Français. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em História da Arte pela mesma universidade.
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ARTISTAS
Manoela Cavalinho
Porto Alegre, 1981
Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e mestranda em Artes Visuais pelo PPGAV- UFRGS. Em seu trabalho aborda a memória pessoal e suas intersecções com a memória social e histórica.
Jordi Tasso
Taquara, 1994
Artista visual, graduando em Artes Visuais pela UFRGS, trabalha com vídeo, performance, intervenção, instalação e plataformas WEB em temáticas que alargam as discussões sobre autoria, legitimidade artística e comportamentos sociais. Já participou de exposições em diversos estados brasileiros e países latino americanos como Argentina, Uruguai, Colômbia e Paraguai. Durante a pandemia tem trabalhado com projetos online enquanto aguarda o retorno das atividades físicas, tentando estrelar carreira internacional e receber fundos de alguns editais de arte.
Henrique Fagundes
Canoas, 1994
É artista multimídia e arte-educador, trabalha a partir de excertos, símbolos, imagens e materiais encontrados em repositórios de mídias na Internet, buscando entender, através da criação de vídeos, animações, objetos e instalações, as lógicas socioculturais e afetivas por trás desse conteúdo. Em suas investigações tanto quanto em suas proposições educativas, intenta pensar o uso das novas mídias como ferramenta política, além de poética, refletindo-as como instrumentos de emancipação de novas narrativas e contextos.
É licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é aluno do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na área de concentração em Poéticas Visuais, atuando na linha de pesquisa Poéticas de processos híbridos, pesquisando sobre as intersecções entre arte e tecnologia, voltando-se para a Realidade virtual como expressão sensível do espaço, da ficção, da memória e dos afetos.”
A III EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE E GÊNERO, dentro do contexto contemporâneo, propõe-se a mostrar a condição da/x/o artista na sua subjetividade, na sua identidade, na sua dimensão íntima ou pública, na sua estrangeiridade, no seu estranhamento, na sua perplexidade, na sua queeridade e/ou na sua sensibilidade.
Integrando parte do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a exposição acontecerá entre os dias 26 de julho e 29 de outubro de 2021 na plataforma digital do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza, e de outras redes e conectividades. Realizada com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desde 1994, reunindo pesquisadoras, estudantes, ativistas, artistas, professoras e interessadas nas questões que envolvem o gênero, as mulheres, feminismos e sexualidades. O tema deste ano é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”.
A exposição contará com os 89 artistas selecionadas/os/es:
Comissão Julgadora:
Cláudia Zanatta
(Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Juliana Crispe
(Coordenadora do Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza
Em virtude do Ofício Circular que informa que a Plataforma Capes de Educação Básica e o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) estarão reabertos a partir do mês de julho, estão reabertos os processos de homologação das inscrições para o Programa Residência Pedagógica da UFPel.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1. A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada “escola-campo”. Nesta escola-campo, o residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado “preceptor”. A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado “docente orientador”.
1.2 Poderão se candidatar às vagas para bolsas de residentes os discentes com matrícula ativa em curso de Licenciatura da UFPel. Os licenciandos também deverão ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º semestre do Curso de Licenciatura.
4. DOS BENEFÍCIOS DA BOLSA
4.1. As bolsas serão concedidas pelo MEC/CAPES. O valor individual mensal será de R$ 400,00 (quatrocentos reais). Durante a execução do Projeto, será permitido a substituição do aluno bolsista, a qualquer tempo, no caso de descumprimento das exigências previstas no RP, ou a pedido do bolsista (após finalizar o módulo).
Dia 13/07, terça-feira, acontecerá a oficina “Experiências Artísticas no Sistema Prisional: um bate-papo”, às 19h, via Zoom. Será debatido a relevância e as particularidades das atividades artísticas no contexto prisional, através de relatos de mulheres que trabalham ou trabalharam no sistema prisional: Silvana Silva, Luciane Engel e Vanessa dos Santos Santiago. A oficina é gratuita, online e com tradução em LIBRAS.
É possível pensar o sistema prisional como um espaço de circulação das artes? É importante para aquelas que residem nas casas prisionais ter experiências artísticas?
Público-alvo: funcionárias e funcionários do sistema prisional; profissionais da cultura de qualquer segmento; estudantes de psicologia / assistência social / artes; e demais interessadas no tema.
Essa atividade faz parte do projeto cultural “ENCARCERARTE: visitando mulheres em reclusão”, que criou um espetáculo chamado ‘Na Linha’ com o objetivo de circular especificamente em penitenciárias, para o público feminino, futuramente. Saiba mais sobre o projeto nas nossas redes sociais @ciskando.
SERVIÇO
O quê: Oficina “Experiências Artísticas no Sistema Prisional: um bate-papo”
Quando: 13/07, terça-feira, 19h-21h
Público-alvo: funcionárias e funcionários do sistema prisional, profissionais da cultura, estudantes e demais interessados(as) no tema.
Tradução em LIBRAS
INSCRIÇÕES GRATUITAS através do formulário: https://forms.gle/WKYXV4aQzbqau3NB6
Dúvidas: (54) 9 9117-8910 / juliana.gtieppo@gmail.com
“A Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE – e a Comissão Organizadora do 27º Seminário Nacional de Arte e Educação, convidam pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de artes para submeterem trabalhos, conforme as especificações desta chamada. O TEMA do evento será ARTE E DIVERSIDADES.
Serão aceitas inscrições de trabalhos nas seguintes categorias: PESQUISA CONCLUÍDA, PESQUISA EM ANDAMENTO, PROJETO DE PESQUISA, RELATO DE EXPERIÊNCIA ou PESQUISA COM TRABALHO PRÁTICO COMENTADO, inseridos dentro de um dos seguintes Eixos Temáticos: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Áreas Integradas.
Observações importantes:
Os trabalhos deverão ser submetidos no sistema SEER no Portal de publicações da FUNDARTE (http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/user/register), no período de 30 de junho à 21 de setembro de 2021. A inscrição no seminário para apresentadores de trabalho também será do dia 30 de junho à 21 de setembro.
“É com imensa satisfação que anunciamos que hoje iniciaremos o Programa Público “Presença Negra no MARGS”, que abriga o curso “Pensamento negro, estética e movimento social”, no qual contamos com suas colaborações.
Trata-se de um amplo e extenso programa institucional que propõe o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte.
A iniciativa será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, encontros, cursos, debates, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as, agentes de movimentos sociais e intelectuais do pensamento negro.
“Presença Negra no MARGS” tem coordenação da equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, no âmbito do convênio institucional com o curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de uma parceria firmada com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Entre os temas, estão:
> A noção de arte afro-brasileira
> As intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça
> Os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras
> Os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte
> E o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo desde o sul do Brasil
Entre as ações, estão:
> Mapeamento e problematização da presença negra no Acervo Artístico do MARGS. Coordenação Izis Abreu (MARGS)
> Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte – Ed. 4, Racialização e arte no Brasil. Coordenação Igor Simões (UERGS)
> Curso Pensamento negro, estética e movimento social. Coordenação José Rivair Macedo (UFRGS)
> Grupo de estudos sobre representatividade, miscigenação e branquitude. Coordenação Carmen Capra (UERGS)
> Exposição no primeiro semestre de 2022. Curadoria Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS)
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Lançamento:
A estreia será nesta quinta-feira, 10.06.2021, às 19h, em uma live com Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS), que farão a apresentação do “Presença Negra no MARGS” e de suas bases conceituais.
Já no dia 17.06, também às 19h, teremos a conferência “Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto”, com Hélio Menezes, pesquisador e curador que vem oferecendo relevantes contribuições sobre o tema a partir de sua atuação e projetos.
Os dois eventos serão transmitidos pelo YouTube do Museu.”
Os alunos que integralizarem o curso no semestre de 2020/2 devem realizar o Cadastro de Provável Formando no Cobalto até o dia 26/06.
Para isso, deve acessar o menu Aluno – Cadastros – Solicitação de Formatura.
Em função da pandemia, deve ser selecionado o tipo de formatura “interna”.
O cadastro é FUNDAMENTAL, pois se não o fizer, não conseguimos cadastrar o aluno na formatura.
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