Início do conteúdo
PROJETOS

Projeto de pesquisa Casa Redonda: Arte Pública, Colaborativa e Relacional, em tempos de isolamento social.
Responsável: Prof. Paulo Renato Viegas Damé
Contato:  damearte@ufpel.edu.br
Tem como objetivo geral: Estudar, experimentar e gerar, em arte pública, táticas eficientes em um ambiente colaborativo-relacional, no sentido de provocar troca de saberes entre as pessoas que estão em convívio ou mesmo à distância, no período de isolamento social.O projeto aborda práticas cerâmicas, agroecologia e educação em casa.

 

Curso de extensão de “Desenho Digital”, ação do projeto de extensão “ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÕES DO DESENHO E PINTURA DIGITAIS NAS ARTES VISUAIS”, que segue acontecendo de forma remota.
Responsável: Prof. Ricardo Mello

No mês de março do atual ano de 2020, em pleno início de semestre, todas as atividades presenciais na universidade foram abruptamente interrompidas por uma pandemia de coronavírus. Já tínhamos a oferta de uma turma planejada e, para não cancelarmos as atividades, optamos por transpor as aulas para vídeos disponibilizados na plataforma online Youtube. Nessa adaptação, decidimos que qualquer pessoa poderia participar acompanhando os vídeos e, então, nos enviar digitalmente os seus trabalhos desenvolvidos a partir deles. Assim, definimos como critério para certificação do curso a participação em pelo menos 75% das atividades propostas.

O cronograma de conteúdos foi definido para compreender 8 vídeo aulas (conforme segue na lista abaixo, juntamente com o link para o canal), seguidas, cada uma delas, de um vídeo em que são analisados e comentados os trabalhos feitos pelos participantes. A participação no curso ainda está em aberto para quem tiver interesse – inclusive com possibilidade de certificação –, pois os vídeos já publicados estão disponíveis no canal do Youtube e, no momento da escrita desse texto, o curso está na sua segunda aula.

https://www.youtube.com/channel/UCB845pvYx4dMALhEMU9_rcA

  1. Introdução ao Desenho Digital
  2. Do boneco de linhas ao boneco de formas
  3. Do desenho tradicional para o digital
  4. A criação a partir de referencias
  5. Escalas de cinza definindo volumes luz e sombra
  6. Simplificação da forma – Cartoon
  7. Estilo livre de criação
  8. Projetos gráficos com desenho digital

 

Projeto Arteiros do Cotidiano

Responsável: Profa. Cláudia Mariza Brandão

Contato: attos@vetorial.net

Arteiros do Cotidiano é um projeto de extensão vinculado às disciplinas de Artes Visuais na Educação II e III, do curso de Artes Visuais – Modalidade Licenciatura, do Centro de Artes, que contemplam conteúdos voltados para as possibilidades metodológicas do ensino de Artes Visuais na Educação Básica.

https://wp.ufpel.edu.br/arteirosdocotidiano/

 

Projeto PhotoGraphein vai à Escola

Responsável: Profa. Cláudia Mariza Brandão

Contato: attos@vetorial.net

O Photographein Vai à Escola, inserido âmbito das ações de extensão do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), tem o objetivo de levar conhecimentos de forma lúdica e proporcionar discussões críticas em torno das leituras visuais do mundo e do consumo consciente das imagens, aos alunos de escolas públicas do ensino fundamental dos municípios de Pelotas e Rio Grande.

https://wp.ufpel.edu.br/photographeinescola/

 

PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação

Responsável: Profa. Cláudia Mariza Brandão

Contato: attos@vetorial.net

O PhotoGraphein tem como proposta ser um espaço de encontro para pessoas interessadas em reflexões sobre as vivências cotidianas e seus imaginários, em diferentes contextos. Somos pesquisador@s de Imagens, em particular, mas não exclusivamente; as originadas do exercício da linguagem fotográfica, cujas investigações estão associadas aos processos educativos e de formação docente, e à produção artística.

https://www.photographein-pesquisa.com.br/

 

Projeto Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais – sentidos, práticas e experiências docentes

Responsável: Profa. Maristani Zamperetti

Contato: maristaniz@hotmail.com