Início do conteúdo
Corpo Docente

RAQUEL AZAMBUJA SANTOS (coordenadora)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Pelotas (2018), linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. Orientadora: Profa. Dra. Giana Amaral. Membro do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Professora Pesquisadora – Bolsista da Capes (2013 – 2015). Possui graduação em: Licenciatura Plena em Artes Plásticas, pela Universidade Federal de Pelotas (1991), Bacharelado em Artes Plásticas Pintura, pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Bacharelado em Artes Plásticas Gravura, pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Mestrado em Ciências Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (2001). Técnica do Atelier de Gravura na Universidade Federal de Pelotas (1996 a 2005). Professora de Artes no Ensino Médio e Fundamental na Escola Mario Quintana, em Pelotas (2001-2003). Diretora do Departamento de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (2003-2005). Representante dos Professores Assistentes no Conselho Universitário (CONSUN) na Universidade Federal de Pelotas (2006-2009). Subchefe do Departamento de Artes Visuais e Membro da Galeria de Arte do Instituto de Artes e Design (2005-2007). Professor Adjunto (desde 2005) do Centro de Artes, UFPel, Curso de Artes Visuais. Chefe do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (2006-2013) da Universidade Federal de Pelotas. Representante dos Museus de Arte no Sistema Municipal de Museus da Prefeitura Municipal de Pelotas ( 2007-2013). Faz parte do Conselho do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Participa do Grupo de Pesquisa EXPRESSÕES DO MÚLTIPLO: Imagens e meios reprodutivos de criação, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio grande do Sul e do Grupo de Pesquisa PERCURSOS POÉTICOS: procedimentos e grafias na contemporaneidade no Centro de Artes da UFPel. Professor Pesquisador CAPES 2013 – andamento). Tem experiência na área de Educação, Arte, Patrimônio Cultural, Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, instituições educacionais, arte-educação, artes visuais, museu, memória, patrimônio cultural, mediação em espaços culturais. Participa de curadorias de exposições (organização de eventos-exposição). 2018. 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6615792669530971

 

 

CAROLINE LEAL BONILHA (coordenadora adjunta)

Professora da área de Arte e Cultura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel, sendo licenciada em Artes Visuais e Ciências Sociais pela mesma universidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História e Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte latino-americana e natureza.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7510255053842560

 

CLARICE REGO MAGALHAES

Doutora em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), com a tese ?A ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS (1949-1973) – Trajetória institucional e papel na História da Arte?. Mestre em Ciências da Educação pelo PPGE/UFPel. Pós-Graduada em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Uninter-Curitiba. Graduada em Artes Visuais – Pintura, Artes Visuais – Escultura e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel. Membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) do PPGE/FaE/UFPEL desde 2006. Durante o doutorado, foi bolsista da CAPES. Foi professora substituta no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design da UFPEL (DAV/IAD/UFPel) na área de Fundamentos da Linguagem Visual. Tem experiência nas áreas de Artes, Arquitetura, Educação, História e História da Arte. Professora do Curso de Artes Visuais – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CAV-LIC/CA/UFPEL).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6919398999345211

 

CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO

Claudia Mariza Mattos Brandao é professora do Centro de Artes/Artes Visuais ? Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel (RS, Brasil). Pós-Doutorado na Universidade de Aveiro (DECA – Departamento de Comunicação e Arte, Portugal, 2019), Doutora em Educação (UFPel, 2012), Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2003), Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS (2008), graduada em Artes Visuais (FURG, 1996) e Engenharia Civil (FURG/1980). Atua no PPG Mestrado em Artes Visuais (CA/UFPel), e no curso de Especialização em Artes: Ensino e Percursos Poéticos (CA/UFPel). Foi professora pesquisadora do Programa Escolas Interculturais de Fronteira PEIF (MEC/SEB/UFPEL/CLC, 2014), coordenadora de Gestão do PIBID UFPel (2014), coordenadora do subprojeto Artes Visuais no PIBID 3/UFPel (2011-2013), e professora orientadora do curso Especialização lato sensu Mídias na Educação (FURG, 2009). É líder do PHOTOGRAPHEIN – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), pesquisadora do ARTE, ECOLOGIA E SAUDE (UFPel/CNPq) e do NEMEC – Núcleo de Estudos em Memória e Cultura (UPF/CNPq). É associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) e à Federação dos Arte/Educadores do Brasil (FAEB). É pesquisadora da área da Fotografia e das teorias do Imaginário, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas poéticas/simbólicas. Como artista visual já participou de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais, apresentando sete exposições individuais, dentre elas ESTUDOS ACERCA DA COR, em Canelas, Portugal (2019). A obra DO OUTRO LADO DA RUA / ON THE OTHER SIDE OF THE STREET, de sua autoria, integra o acervo da Artists Books Collection Dundee, do University Dundee Museum (Dundee, Escócia). Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Artes Visuais, Fotografia, Educação Ambiental e Formação Docente.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4898554772122279

 

ESTELA MARIS REINHARDT PIEDRAS

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1978), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019). É Especialista em Desenho e Gráfica Computacional e em Formação Pedagógica de Docentes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, e atualmente é professora Professora do Centro de Artes (UFPel) , atuando nas áreas de Desenho Técnico e Geometria, Perspectiva e Computação Gráfica no Curso de Licenciatura em Artes visuais.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9604277669107453

 

HELENE GOMES SACCO

Artista e pesquisadora, é doutora em Arte Visuais, com linha de pesquisa em Poéticas Visuais no PPGAV/UFRGS (2014). Orientação Profa. Dra. Elida Tessler. Possui Mestrado em Artes Visuais, com ênfase em Poéticas Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS(2009). Especialização e Didática e Metodologia de Ensino Superior(2004). Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1999). É professora colaboradora no Mestrado em Artes Visuais e professora em cursos do graduação na área da Escultura, em disciplinas de percepção tridimensional e espacial na modalidade Licenciatura e Bacharelado; Design gráfico e digital na UFPEL/Pelotas-RS Atua como pesquisadora nos seguintes temas: Objeto, desenho e palavra, com ênfase de pesquisa em objetos cotidianos, invenções e (re)fabricações, inventários ordinários e relações entre arte e literatura em trabalhos que articulam desenho, fotografia, objetos e publicações que buscam através de um tom ficcional pensar sobre a produção de objetos, sua implicação nos modos de vida questionando a obsolescência programada, a vida das coisas e a durabilidade do mundo. Coordena o Projeto de Pesquisa chamado Lugares-livro: dimensões poéticas e materiais desde 2013, pesquisa que procura pensar os livros e publicações artísticas como lugar de experiência crítica, estética e poética.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7729369777149419

 

JOSE CARLOS BROD NOGUEIRA

Possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1986), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: arte digital, imaginação, percepção, processos de criação, educação patrimonial, arte-educação e fundamentos do desenho.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6727548438612843

 

LARISSA PATRON CHAVES

Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com período de atuação em estágio de doutoramento na Universidade do Porto (Portugal) entre os anos de 2005 e 2006 e Pós Doutorado em História, pelo Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora, Portugal (2019).Tem experiência na área de Arte e História, com ênfase em Teoria, História e Crítica de Arte, Metodologia da Pesquisa e Ensino da Arte. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFpel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas, espanholas e italianas. Atua como chefe do Núcleo de Formação de Professores ligado a Coordenação de Pedagogia Universitária da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2017. Coordena o grupo multidisciplinar de pesquisa “Imaginária Sacra no Rio Grande do Sul” colaborando com a comunidade paroquial de Pelotas e museus locais no levantamento, catalogação e salvaguarda do patrimônio religioso da cidade e região. Atualmente integra o corpo docente permanente do Mestrado em Artes Visuais e o corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em História, ambos da Universidade Federal de Pelotas. É representante da área de Linguística, Letras e Artes na Secretaria dos Conselhos – COCEPE – da Universidade Federal de Pelotas. Atua principalmente nos seguintes temas: fronteiras e identidades disciplinares, imaginário e representações, imigração portuguesa, história colonial, iconografia sacra, história da arte e Arte Educação.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3858201697400054

 

LIZÂNGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA

Artista plástica, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Possui graduação em Artes Plásticas Habilitação Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), graduação em Artes Plásticas Habilitação em Fotografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado (2008) e doutorado (2016) em Artes Visuais, área de concentração em Poéticas Visuais, pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integra o grupo de pesquisa CNPQ Intersecções entre fotografia e linguagens visuais, coordenado pelo Prof. Eduardo Figueiredo Vieira da Cunha, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente pesquisa formas de apresentação e proposição de experiências deflagradas por ações noturnas através de instalações multimídia: fotografia, vídeo, objeto e desenho.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0711245469831249

 

MARCIA REGINA PEREIRA DE SOUSA

Artista visual, pesquisadora, professora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016), com estágio de doutoramento sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (FBAUP, 2015); mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2009); graduada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1998) e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2002). Professora adjunta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, Desenho, Fotografia, publicações e livros de artista.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8695107982680843

 

MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa “Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas”. Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística – Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – CLEC/UFPel – Universidade Aberta do Brasil – UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8058990518394490

 

NEIVA MARIA FONSECA BOHNS

Mestre e Doutora em História, Teoria e Crítica das Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Docente e pesquisadora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil, onde exerce o cargo de Professora Associada IV. Ministra disciplinas de arte contemporânea, arte brasileira e arte no Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de metodologia da pesquisa em artes e metodologia do ensino de artes. Atua como crítica e curadora de Artes Visuais. Membro do CBHA (Comitê Brasileiro de História da Arte), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas). Diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), Viamão, RS. Membro do Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. Representante no Colegiado Setorial de Artes Visuais da Secretaria do Estado da Cultura do RS. Coordenadora local do XXXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, a ser realizado em Pelotas, RS.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5991390147950572

 

 

RICARDO PERUFO MELLO

Doutor (2013) e Mestre (2008) em Artes Visuais (ênfase em Poéticas Visuais) pelo PPG em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Prestou Estágio Pós Doutoral (2015) no PPGARTES da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Artes Visuais – Hab. Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel (2003). Atualmente trabalha como professor adjunto nas áreas de Pintura e de Fundamentos da Linguagem Visual no Centro de Artes da UFPel. É membro fundador do Coletivo C.D.M. (Centro de Desintoxicação Midiática). Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Pintura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, pintura, fundamentos da linguagem visual, composição visual, fotografia, história da arte. Realizou exposições individuais e coletivas em Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Pará. Participou da 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Endereço eletrônico: http://www.ricardomello.org

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2378620549377634

 

ROSEMAR GOMES LEMOS

PhD na área de Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT, professora associada da Universidade Federal de Pelotas – Brasil. Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade/CID/UFPEL entre 2017 e 2019. Lotada no Centro de Artes, Curso de Licenciatura em Artes Visuais, é membro do Colegiado de Curso e da Pós-graduação em Artes. Leciona as disciplinas de Arte e Cultura Afro-brasileira,;Arte, Cultura e Diversidade; Cadastro Técnico Multifinalitário (no Centro das Engenharias), Desenho Técnico e Geometria Descritiva (Centro de Desenvolvimento Tecnológico). Faz parte do Comitê Científico da Revista VOX MUSEI Arte e Patrimônio, vinculada a Universidade Federal do Piauí, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/PT ; Parecerista do periódico Cadernos do LEPAARQ; Membro do Grupo de Pesquisa Cosmologias, Lógicas de Ação e Manifestações Expressivas de Grupos Afrodescendentes-UFPel. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1988), professora graduada em ESQUEMA 1 pela Universidade Católica de Pelotas (1995), Mestre em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e PhD na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005). As áreas de atuação em pesquisa referem-se aos seguintes temas: ações afirmativas; patrimônio histórico material e imaterial, cultura indígena e afro-brasileira, formação de professores de Artes; educação ambiental, recursos didáticos interdisciplinares e gráfica computacional. https://orcid.org/0000-0003-3711-3554

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2533906161145789