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CURSO

CONCEPÇÃO DE CURSO

O Curso de Artes Visuais Licenciatura foi concebido para atuar na formação do professor das redes pública e privada de ensino formal. Também prepara profissionais para atuação em instituições culturais diversas, possibilitando a atuação em oficinas e espaços configurados como de educação não-formal. A intenção é a de que o licenciado atue perante a
complexidade de produções imagéticas e culturais da contemporaneidade, de modo a proporcionar leituras críticas. Assim, a formação possibilita a inserção em diversos âmbitos ligados ao campo das Artes Visuais e ocorre em constante interlocução com a contemporaneidade e seus muitos espaços formativos. A concepção do curso também é orientada pela noção de que a pesquisa em Artes Visuais atenda instâncias sociais diversas e múltiplas concepções de cultura, com a finalidade de preparar o professor para as diversas realidades de ensino de arte existentes na escola básica.

A Licenciatura em Artes Visuais concebe a graduação como “uma etapa de formação inicial no processo contínuo de educação permanente” (CNE/CES 67/2003, p.4) em que se busca estimular a prática de estudos independentes rumo a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do aluno. O que se almeja é que o aluno formado pelo Curso de Artes Visuais Licenciatura seja um agente na construção de uma educação básica de qualidade, atuando assim na formação de cidadãos capazes de perceber a complexidade do mundo e suas possibilidades de intervenção na realidade social por meio da arte.

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral
O Curso de Artes Visuais Licenciatura tem por objetivo formar educadoras e educadores da Arte em uma perspectiva democrática, interdisciplinar, humanista, emancipatória, inventiva, crítico-reflexiva e socialmente transformadora, para atuação como professoras e professores na educação básica e em diferentes espaços de educação formal, não-formal e informal.

Objetivos Específicos
Possibilitar a formação de professoras e professores reflexivos na área de Artes Visuais, habilitados a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticoculturais e de ensino-aprendizagem na educação básica e em outros espaços educativos;
Preparar profissionais críticos, que compreendam os processos de ensino e de aprendizagem como construções interdisciplinares, democráticas, emancipatórias, inventivas e
transformadoras;
Habilitar esse educador a interagir com a comunidade local com vistas à transformação da sociedade e à qualidade de vida, tendo como panorama os princípios que regem a universidade pública, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, conforme Projeto Pedagógico da UFPel.