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Olá alunos e alunas, Em razão da conferência dos alunos habilitados para o ENADE 2024, foi realizada uma retificação da listagem de alunos concluintes […]
Olá alunos e alunas. Informamos que o curso de Artes Visuais Licenciatura está no ciclo avaliativo do ENADE 2024, que é componente curricular obrigatório. […]
A Faculdade de Educação está com inscrições abertas para diversos projetos que serão realizados durante o período do calendário alternativo. Alguns projetos oferecem vagas para alunos de todos os cursos.
Informamos que todas as vagas ofertadas pelo curso de Artes Visuais Licenciatura foram preenchidas. Dessa forma, não serão ofertadas disciplinas na Matrícula Especial do Calendário Alternativo 2020/1.
Os pedidos de correção de matrículas serão feitos através de formulário online do dia 2 de março, a partir das 8 horas, ao dia 6 de março, até às 17 horas. Os alunos também podem comparecer ao colegiado para solicitar a correção, sendo o mesmo direcionado ao formulário online para preenchimento dos dados.
O livro “UBUNTU: As Transformações Através das Ações Afirmativas”, de autoria da professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Rosemar Lemos, será lançado neste domingo, dia 8, às 15h, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, durante a Feira Preta.
A Feira Preta, que atende nas redes sociais como #FeiraPretaFaz18, ocorre nos dias 7 e 8, no local, que está no maior centro financeiro do Brasil.
No livro, Rosemar Lemos, mulher negra, sul-rio-grandense e educadora busca falar tecnicamente sobre implementação de ações afirmativas – conhecidas majoritariamente pela política de cotas – e sobre o impacto que estas produziram na vida das pessoas, tendo como pano de fundo a Universidade Federal de Pelotas.
A UFPel é uma das universidades públicas que, com autoridade, pode ousar contar sua experiência de implementação das Ações Afirmativas, destaca a autora. É isso que será encontrado ao ler o livro. “Não temos dúvidas de que muito precisa ser feito, mas os avanços implementados por essa instituição de ensino nos últimos anos podem e devem ser inspirações para outras universidades que querem trilhar os mesmos caminhos”, observa. De acordo com ela, a obra configura-se como ferramenta-roteiro para motivar outras universidades a fazerem o trabalho de solidificação dessa importante política pública que são as Ações Afirmativas. “Porque, mais do que contar, queremos ensinar o fazer, porque a UFPel é porque nós somos”, pontua.
O lançamento faz parte do Festival Feira Preta, que começa no dia 19 de novembro e que ocupa vários pontos da cidade com feiras de produtos e serviços, palestras, workshops, diálogos, shows, exposições, performances, gastronomia, cinema, literatura, laboratórios de inovação + makers, roteiro afro, espaço infantil, beleza, masterclasses e mentorias. O tema deste ano é “Passado, Presente e Futuro”, graças à trajetória da própria feira e ao foco em unir experiência, design e conexão. Tudo será dividido em arenas com os nomes de “Bonde Pesadão”, “Raiz do Samba”, “Novos Talentos”, “Gastronômica”, “Inovação e Tecnologia”, “Cultura e Economia Criativa” e a “Feira de Expositores”.
Sobre a autora
A professora Rosemar Lemos é lotada no Centro de Artes, no curso de Licenciatura em Artes Visuais, sendo membra do Colegiado de Curso e da Pós-Graduação em Artes. Possui PhD na área de Ciências da Arte e do Patrimônio pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/Portugal. É professora-associada da UFPel e foi chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel de 2017 a 2019. Teve o primeiro contato com a Universidade em 1988, graduando-se em Arquitetura e Urbanismo e logo graduando-se em ESQUEMA 1 pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas). Após isso, se formou como doutora em Engenharia Civil pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e foi PhD pela primeira vez na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro/Portugal em 2005. Atualmente suas áreas de atuação em pesquisa referem-se aos temas: ações afirmativas; patrimônio histórico material e imaterial, cultura indígena e afro-brasileira, formação de professores de Artes; educação ambiental, recursos didáticos interdisciplinares e gráfica computacional.
O projeto “A Reinvenção de Si” desenvolvido pelo professor e ex-aluno da Universidade Federal de Pelotas, Jailson Valentim dos Santos, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra (Caicó) foi vencedor da Categoria EJA do XX Prêmio Arte na Escola Cidadão 2019, realizado em São Paulo. Valentim esteve acompanhado na cerimônia de entrega da premiação da professora Lucinete Costa, representante da equipe gestora da escola caicoense.