Início do conteúdo

Inscrição abertas para participar do Projeto de Pesquisa Teatro, Performance e Política

O projeto Teatro, Performance e Política está retomando suas atividades e convida a comunidade acadêmica, atuantes das áreas de teatro, dança, música, artes visuais, áudio-visual e afins, que estejam interessados em participar do grupo de pesquisa, desenvolvendo estudos em atividades performáticas e espetaculares que tocam nessa interface entre performance e política e que trazem indagações e questionamentos sobre os discursos hegemônicos e discriminatórios.

O projeto, que foi criado em 2020 pelo professor do curso de Teatro Daniel Furtado, pretende investigar as relações entre performances cênicas e a política, entendida aqui como uma ação própria do ser humano que vive em sociedade, e não o sistema político das nações e os partidos que o compõe. Logo, serão analisadas ações, espetáculos, intervenções e performances artísticas que refletem e questionam o nosso modo de viver e as relações sociais que construímos enquanto pessoas, buscando ver como a arte e os artistas estão questionando os discursos hegemônicos, as estruturas de poder, a violência e as discriminações que sofremos no nosso dia-a-dia, criando obras que problematizam o racismo, a homofobia, o machismo e outros tantos comportamentos discriminatórios e segregadores.

Este ano o foco da pesquisa para análise das performances serão os discursos feministas e anti-machistas. Os membros do grupo farão encontros quinzenais, nos quais serão analisadas performances artísticas, debatidos textos, e, se for de interesse do grupo, serão criadas performances, cenas ou ações que abordem esse tema.

Os interessados em participar desse grupo de pesquisa, devem encaminhar sua solicitação para o e-mail teatroperformancepolitica@gmail.com até o dia 26/04. Os encontros serão às segundas-férias, pela manhã.

 

Publicado em 16/04/2021, na categoria Notícias.