[Divulgação] Convite para visitação do “Território Provisório” de 20/07 a 22/08

“Em 20 de julho inauguramos Território Provisório, na Fundação Ecarta. Com curadoria de Diego Groisman, a exposição reúne os artistas Manoela Cavalinho, Jordi Tasso e Henrique Fagundes em três instalações sobre a memória coletiva e o apagamento de episódios autoritários. “Os trabalhos expostos renovam possibilidades de interpretações de uma história pretérita e presente. Provocam a memória coletiva a repensar o peso de regimes autoritários e o seletivo apagamento de fatos como a repressão e a tortura aos opositores durante a ditadura militar no país”, descreve o curador de Diego Groissman.

SERVIÇO:

Local: Fundação Ecarta | Av. João Pessoa, 943, Cidade Baixa, Porto Alegre/ RS

Visitação: de 20/07 a 22/08, de segunda a sexta, das 10h às 18h

ENTRADA FRANCA

SOBRE A EXPOSIÇÃO

“Território Provisório” indica uma proposição conceitual assentada entre variáveis que, se recombinadas, revelam certa redundância propositalmente enfatizada. O Sul do País, reconhecido pelo culto à tradição e empoderamento do patriarcado, com sua história caracterizada por ciclos de exclusão e subalternidade, é o cenário a partir do qual os artistas aqui reunidos- politicamente inquietos e esteticamente indóceis- suscitam o debate em torno da tomada de poder, não raras vezes, obtida pelo acionamento de mecanismos de opressão, coerção e violência, em suas facetas simbólicas e literais. Desmembrando e justapondo elementos de narrativas políticas consolidadas, os trabalhos expostos renovam a possibilidade de interpretações de uma história pretérita e presente. Provocam a memória coletiva a repensar o peso de regimes autoritários e o seletivo apagamento de fatos como a repressão e a tortura aos opositores durante a ditadura militar no País.

CURADORIA

Diego Groisman

Porto Alegre/ RS, 1979

Atual diretor da Casa de Cultura Mário Quintana, é também curador independente, pesquisador, tradutor e produtor cultural. Dirige o espaço cultural Casa Baka desde 2005, dentro do qual desenvolve uma programação voltada à arte contemporânea, atuando na organização e curadoria de exposições e outros encontros, tais como oficinas e conversas. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador, oferecido pela Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre Aliança Francesa/ Institut Français. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em História da Arte pela mesma universidade.

ARTISTAS

Manoela Cavalinho

Porto Alegre, 1981

Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP) e mestranda em Artes Visuais pelo PPGAV- UFRGS. Em seu trabalho aborda a memória pessoal e suas intersecções com a memória social e histórica.

Jordi Tasso

Taquara, 1994

Artista visual, graduando em Artes Visuais pela UFRGS, trabalha com vídeo, performance, intervenção, instalação e plataformas WEB em temáticas que alargam as discussões sobre autoria, legitimidade artística e comportamentos sociais. Já participou de exposições em diversos estados brasileiros e países latino americanos como Argentina, Uruguai, Colômbia e Paraguai. Durante a pandemia tem trabalhado com projetos online enquanto aguarda o retorno das atividades físicas, tentando estrelar carreira internacional e receber fundos de alguns editais de arte.

Henrique Fagundes

Canoas, 1994

É artista multimídia e arte-educador, trabalha a partir de excertos, símbolos, imagens e materiais encontrados em repositórios de mídias na Internet, buscando entender, através da criação de vídeos, animações, objetos e instalações, as lógicas socioculturais e afetivas por trás desse conteúdo. Em suas investigações tanto quanto em suas proposições educativas, intenta pensar o uso das novas mídias como ferramenta política, além de poética, refletindo-as como instrumentos de emancipação de novas narrativas e contextos.

É licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é aluno do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na área de concentração em Poéticas Visuais, atuando na linha de pesquisa Poéticas de processos híbridos, pesquisando sobre as intersecções entre arte e tecnologia, voltando-se para a Realidade virtual como expressão sensível  do espaço, da ficção, da memória e dos afetos.”

Publicado em 09/08/2021, na categoria Notícias.