“Morrer e viver na peste”: trilogia de livros analisa epidemias ao longo da história

Por Douglas Rafael Duarte   

Fábio Vergara Cerqueira é o idealizador e coordenador da obra lançada pela UFPel

Professor congregou vários estudiosos para falarem sobre as epidemias ao longo do tempo

Em março de 2020, o professor da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Fábio Vergara Cerqueira, preocupado com a desinformação que cercava o surgimento do novo coronavírus, considerou que era papel dele e de outros historiadores falarem sobre as epidemias ao longo da história. Em diálogo com o atual secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunther Axt, nasceu a proposta da trilogia “Morrer e viver na Peste”, uma série de textos de estudiosos sobre epidemias que assolaram Pelotas e o mundo.

“Conversávamos sobre as várias epidemias ao longo da história e sobre como seria importante a população ter mais informações sobre outros surtos epidêmicos acontecidos no passado”, conta Vergara. “Uma vez concebida a proposta do livro, achei que poderíamos ir além, e propormos uma trilogia, enfocando também a epidemia na Arte, bem como na Literatura e Cinema”, complementa Fábio, o coordenador da coleção.

Com prefácio do ex-Reitor da UFPel, o infectologista Pedro Hallal, a coleção foi pensada como forma de contribuir para a compreensão do momento dramático vivido por toda a humanidade desde a eclosão da pandemia da Covid-19, doença causada pela propagação do vírus SARS-CoV-2. Um dos objetivos da publicação é instrumentalizar profissionais da imprensa, gestores, administradores e educadores com informações sobre epidemias.

“Trazemos, para além dos aspectos médicos, os vários exemplos de como as enfrentamos, como as pensamos, como inclusive nossa imaginação é mobilizada a engendrar soluções, ou mesmo a tomar medidas discriminatórias terríveis e de pouco efeito concreto para combater as doenças”, relata Vergara. “Vemos que as várias formas de ignorância são sempre o pior remédio”, afirma.

Lançados pela Editora da UFPel, os dois primeiros volumes de “Morrer e viver na Peste” (Epidemia na História e Epidemia na Arte) estão disponíveis em formato e-book de acesso livre e gratuito. Em breve, o terceiro e último volume (Epidemia na Literatura e Cinema) também será disponibilizado.

Primeiro volume trata de abordagens históricas de pandemias inclusive na região de Pelotas

Volume I – A epidemia na História

Organizado pelo coordenador de toda a coleção, Fábio Vergara, juntamente com Gunther Axt e Renata Brauner Ferreira, o primeiro volume da obra traz em suas 454 páginas, 26 textos (além do prefácio, do prólogo e da introdução) abordando diversos surtos pandêmicos e seus muitos aspectos ao longo da história.

“A AIDS foi chamada de ‘peste gay’, assim, hoje, alguns, contaminados pela xenofobia, ainda insistem em falar do novo coronavírus como o ‘vírus chinês’. Parece que não aprendemos! Mas informar-se sobre a história certamente pode nos ajudar muito”, afirma Fábio.

A publicação pode ser baixada gratuitamente em formato e-book através deste link.

Volume II – A Epidemia na Arte

Organizado por Lauer dos Santos, Roberto Heinden e Larissa Patron, o segundo volume contém 141 páginas. Nelas estão a Introdução e outros oito textos abordando as epidemias a partir da arte.

“Houve, inicialmente, um sentido de urgência, de tentar responder ao momento e o que estava acontecendo. Havia muitas reações de artistas e pessoas ligadas à cultura, mas era importante convidar pessoas que estivessem refletindo sobre isso ou que já tivessem pensado sobre questões correlatas, como o caso da Aids”, relata Lauer.

A publicação pode ser baixada gratuitamente em formato e-book através deste link.

Volume III – A Epidemia na Literatura e Cinema

O terceiro e último volume da coleção ainda está no prelo. Organizado por Daniele Gallindo e Eduardo Marks de Marques, ele abordará os surtos epidêmicos a partir da Literatura e Cinema. “Tem muita coisa produzida que tem como pano de fundo epidemia, noções de fim de mundo. O tema parece assombrar a humanidade”, comenta Daniele.

Assim que estiver concluído, ele também poderá ser baixado em formato e-book de forma livre e gratuita no repositório da Editora da UFPel.

O repositório pode ser acessado através deste link.

Pelotas

Pelotas é o cenário para alguns dos textos presentes da obra. Três dos vinte e seis textos que compõem o primeiro volume da coleção são “A tuberculose e os seus pés de lã”, de Lorena Gill; “Epidemia e sociedade: Pelotas sob o domínio da Gripe Espanhola em 1918”, de Renata Brauner Ferreira; e “Vida e morte em tempos de escravidão: um estudo de caso sobre as doenças que assolavam a população escravizada na cidade de Pelotas em fins do período escravista”, de Fernanda Oliveira e Angela Pomatti.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments